Otan e Rússia firmam reaproximação PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 04 December 2009 14:35


MOSCOU – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), criada em 1949 para conter a ameaça soviética, e a Rússia decidiram retomar a cooperação.
Seus representantes vão aprovar três documentos com este objetivo, hoje, durante a realização do primeiro conselho de ministros formal entre as duas partes desde o conflito de 2008 sobre a Geórgia.


“Aprovamos ontem três documentos, sobre a reforma das estruturas do conselho Otan-Rússia, sobre um programa de trabalho para 2010 e sobre uma análise comum das ameaças e desafios estratégicos atuais”, declarou um diplomata.


Estes textos serão ratificados amanhã durante a reunião do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, com seus colegas dos 28 países membros da Otan em Bruxelas.
Em visita à Itália, o presidente russo, Dmitri Medvedev, também fez gestos de aproximação com o Ocidente, afirmando que a Rússia está disposta a fazer sua parte para ajudar os EUA e a Europa a alcançar a paz no Afeganistão.


Aproveitou, ainda, para estabelecer relações diplomáticas completas com o Vaticano. Em 1990 os dois países haviam estabelecido relações em nível de representantes.
O novo passo dado às relações diplomáticas acontece num momento em que o relacionamentos entre as igrejas católica e ortodoxa da Rússia, tensas nos últimos anos, parecem melhorar.


KREMLIN


Durante um programa de TV, o primeiro-ministro Vladimir Putin disse que pensa sobre voltar à presidência, sinal fortes de que pode concorrer ao cargo em 2012.
“Vou pensar sobre isso, ainda há tempo”, resumiu Putin quando perguntado se vai participar das próximas eleições.

Fonte: Jornal do Commercio

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.