USS Carl Vinson enviado para o Haiti PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Wednesday, 13 January 2010 17:25

USS Carl Vinson enviado para o Haiti

Brasília, 13 de janeiro de 2010

O Comando Militar do Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (SouthCom) anunciou há pouco que despachou o porta-aviões USS Carl Vinson, integrante da Quarta Frota, para a costa do Haiti. Ele deve chegar à região na quinta-feira. Outras embarcações da Marinha norte-americana também seguem para o local.

O porta-aviões USS Carl Vinson poderá servir como base avançada para os suprimentos de emergência, além de disponibilizar tanto helicópteros quanto aviões C-2 de asa fixa (“COD”) para serem usados nas operações logísticas. A bordo da embarcação, instalações de atendimento médico são geralmente compostas por uma unidade cirúrgica completa que oferece serviços de triagem, primeiros-socorros e estabilização dos feridos. Estes podem, posteriormente, ser encaminhados para locais mais apropriados para atendimento de longo-prazo.

Apesar de este não ser o papel característico de um porta-aviões, a Marinha dos EUA prepara toda sua frota de forma considerável para agir adequadamente diante de todos os tipos de operações de contigência. O USS Carl Vinson já estava no mar no momento do terremoto que atingiu o Haiti, e foi, portanto a escolha natural para ajudar nesta operação de assistência humanitária. Mais informações sobre o Comando Militar do Sul podem ser obtidas no site www.southcom.mil .

 

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos em Brasília 

 

Nota da ALIDE: os modernos navios da Marinha Americana, em especial os gigantescos porta-aviões da classe Nimitz, como o USS Carl Vinson, podem desalinizar e tratar prodigiosas quantidades de água do mar produzindo um dos commodities mais valiosos no Haiti neste momento, água potável. Adicionalmente, caso houvesse um porto que o comportasse naquele país as plantas nucleares do Carl Vinson poderiam ainda gerar eletricidade para atender aos sobreviventes da calamidade enquanto não forem recompostos os sistemas de geração e de distribuição de eletricidade naquela ilha caribenha.  O Carl Vinson estava agendado para passar pelo Rio de Janeiro em fevereiro deste ano em sua viagem da costa leste dos EUA para sua nova base em San Diego na Califórnia.

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.