Portões Abertos no Brasil - 2005 PDF Print E-mail
Written by Pierre Vincent   
Wednesday, 09 November 2005 16:55

 

 

Portões Abertos no Brasil em 2005
 
Em outubro de 2005 tivemos os tradicionais eventos de Portões Abertos em unidades da Força Aérea Brasileira espalhadas pelo país. Os eventos ocorreram nas seguintes datas:
Dia 01: BACO (Base Aérea de Canoas), Canoas - RS
Dia 02: BASM (Base Aérea de Santa Maria), Santa Maria - RS
Dia 09: BABR (Base Aérea de Brasília), Brasília - DF
Dia 12: PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa), Lagoa Santa - MG
Dia 15: EEAer (Escola de Especialistas de Aeronáutica), Guaratinguetá - SP
Dia 16: MUSAL (Museu Aeroespacial), Campo dos Afonsos - RJ
Dia 19: BABE (Base Aérea de Belém), Belém - PA 
Dia 22: CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), São José dos Campos - SP
Dia 23: PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo), Campo de Marte - SP
Dia 30: AFA (Academia da Força Aérea), Pirassununga - SP
 
Antes desses, no dia 11 de setembro, ocorrera o evento no CPBV - Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Cachimbo-PA. Alguns desses eventos tiveram cobertura específica da Base Militar Web Magazine em edições anteriores. Nesta edição de janeiro de 2006, reunimos as melhores imagens de alguns eventos de 2005 pelo país que não haviam sido mostradas anteriormente. Confira abaixo!
 
Centro Técnico Aeroespacial
 
A festa teve um público menor que o esperado em virtude do mal tempo que cobria o céu de São Paulo e São José dos Campos com espessa camada de nuvens e constante garoa. Ainda assim, as apresentações em vôo preencheram bem a programação e agradaram o público presente, que foi estimado em 15.000 pessoas, 5 mil a menos que o ano passado. Apenas o lançamento de pára-quedistas na abertura das comemorações foi cancelado devido ao mau tempo. O restante do show foi mantido, como pode ser visto nas fotos abaixo:
 
 Passe o mouse sobre as fotos para ler a legenda
Pantera e Cougar do EB chegando ao CTA pela manhã.Pantera do EB taxiando após o pouso.Cougar do EB taxiando após o pouso.Banda do CTA ao lado de A-1A no Hangar X.
UH-55 do CTA, HB-350 da PM-SP e UH-50 da AFA.Christen Eagle II.Christen Eagle II.Christen Eagle II.
Su-26 e T-27 do EDA ao fundo.EMB-170 MAT decolando para vôo de ensaio.AT-26 do CTA taxiando para decolagem.AT-26 do CTA
AT-26 do CTA.AT-26 do CTA.Su-26.SH-3A sobrevoando o CTA rumo ao PAMA-SP.
EMB-170 MAT voltando do vôo de ensaio.EMB-170 MAT voltando do vôo de ensaio.AT-26 do CTA.Pátio do CTA.
Primeira decolagem do T-25A, movido a Álcool combustível.Preparativos da decolagem da Fumaça.Preparativos da decolagem da Fumaça.Preparativos da decolagem da Fumaça.
Preparativos da decolagem da Fumaça.Preparativos da decolagem da Fumaça.Fumaça.Fumaça... Já!
Fumaça.Fumaça.Fumaça.Fumaça.
Fumaça.Fumaça taxiando para o corte dos motoresFumaça taxiando para o corte dos motores.Christen Eagle II
 Su-26.EMB-170 da TAME. 

 

PAMA-SP

No dia seguinte ao evento no CTA, o tempo continuava encoberto em toda a região da capital paulista e, apesar da garoa e da realização do referendo sobre a comercialização das armas, muita gente visitou o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) para prestigiar o evento. A grande frustração para o público foi a impossibilidade de uma apresentação completa da Fumaça. Limitados pela baixa altitude das nuvens que cobriam o aeródromo (teto), os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea ainda se esforçaram para consolar o público com uma seqüência de manobras horizontais, de maneira que fosse evitado o perigoso vôo em formação dentro da camada de nuvens.
 
UH-1H.C-95B do III ETA.C-115 Buffalo.C-95B.
SH-3A da MB.Showcat da equipe brasileira de Wingwalking.A-1A da 1º/16ºA-1A da 1º/16º.
A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.
A-1A da 1º/16º.Águia 4 da Polícia Militar de São Paulo.Águia 4 da Polícia Militar de São Paulo.Águia 4 da Polícia Militar de São Paulo.
Águia 4 da Polícia Militar de São Paulo.Águia 4 da Polícia Militar de São Paulo.Su-31.Esquadrilha Oi.
Esquadrilha Oi.Esquadrilha Oi.Decathlon.Modelismo.
Modelismo.Modelismo.Modelismo.Esquadrilha Oi.
Esquadrilha Oi.Esquadrilha Oi.Fumaça.Fumaça.
 Fumaça.Fumaça. 

 

Academia da Força Aérea
 
A festa na Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP, é sempre uma expectativa de um grande evento, justamente por ser a organização na qual o militar da Força Aérea torna-se piloto. É o ninho das águias. O tempo em São Paulo, mantendo-se coerente com o fim de semana anterior, manteve-se fechado e desencorajador. A surpresa do dia foi constatar que estava sendo preparada uma missão de lançamento de pára-quedistas de primeira viagem. Um grupo de 18 cadetes do primeiro ano, incluindo mulheres, que não haviam realizado o salto que faz parte do curso no início do ano, teria a oportunidade de cumprir esta etapa em uma circunstância peculiar: diante de um grande público e durante as comemorações do dia do aviador! No final do dia houve duas passagens de um Mirage III, uma única de F-5E e, em seguida, de um A-1A, que realizou algumas passagens a mais, incluindo uma em configuração de pouso, no pré-estol.
 
Tucanos da AFA.DC-3.Fumaça.Fumaça.
Fumaça.Fumaça.Fumaça.Fumaça.
Fumaça.CH-34 do 3°/8° Gav.CH-34 do 3°/8° Gav.CH-34 do 3°/8° Gav.
A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.A-1A da 1º/16º.
F-103D do GDA.F-5E do 1º GavCa com pintura comemorativa.UH-50 da AFA.Réplica do Demoiselle de Santos Dumont.
Réplica do Demoiselle de Santos Dumont.C-130 Hércules.C-130 Hércules.C-130 Hércules.
UH-50 da AFA.R-99A do 2°/6° Gav.Preparativos para o salto dos cadetes.Uma cadete se prepara para o salto.
Preparativos para o salto dos cadetes.Preparativos para o salto dos cadetes.Cadetes embarcam no C-130 para o salto.C-130 taxiando.
C-130 decolando.Decolagem do C-130.Lançamento dos cadetes.Lançamento dos cadetes.
Pouso do C-130.C-130 antes do corte dos motores.Dirigível da Goodyear.UH-50 da AFA.
DC-3.Decathlon.Decolagem do DC-3 da Varig.Decolagem do DC-3 da Varig.
DC-3.DC-3.DC-3.DC-3.
DC-3.F-103D do GDA sendo preparado para decolagem.F-5E do 1º GavCa sendo preparado para decolagem.Caças nos hangaretes.
F-103D do GDA sendo preparado para decolagem.A-1A do 1º/16º sendo preparado para decolagem.F-5E do 1º GavCa sendo preparado para decolagem.F-103D do GDA.
F-103D do GDA.F-103D do GDA.F-5E do 1º GavCa.F-5E do 1º GavCa.
 A-1A do 1º/16º.A-1A do 1º/16º. 

 

Campo de Provas Brigadeiro Velloso

Pelo segundo ano, o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo-PA, também foi palco de uma exposição aérea e estática. Mais de 2.500 pessoas estiveram presentes e puderam ver de perto helicópteros e aeronaves da FAB, além de outras atrações. O público assistiu também a exibições de pára-quedismo e ao espetáculo do EDA, a Esquadrilha da Fumaça.
 
UH-1H da FAB.UH-1H e C-97.AT-27.Exposição de Plastimodelismo.
UH-1H.AT-27.Exposição de Platimodelismo.AT-27.
AT-27.Exposição de Platimodelismo.AT-27.C-130 Hércules da FAB.
Exposição de Platimodelismo.Placa no CPBV.Painel do UH-1H.
Apresentação de pára-quedistas.AT-27.AT-27.P-95A Bandeirulha.
Fumaça preparando-se para a decolagem.Fumaça preparando-se para a decolagem.Fumaça... Já!CH-34 Super Puma da FAB.
UH-1H em vôo. 

 

           Base Aérea de Manaus 
 

A-29B Super Tucano.C-97 Brasília.C-115 Buffalo.C-98 Caravan.
C-97 Brasília.A-29B Super Tucano.A-29B Super Tucano. 

 

  
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.