Portões Abertos no Brasil - 2005 |
|
|
|
Written by Pierre Vincent
|
Wednesday, 09 November 2005 16:55 |

Portões Abertos no Brasil em 2005
Em outubro de 2005 tivemos os tradicionais eventos de Portões Abertos em unidades da Força Aérea Brasileira espalhadas pelo país. Os eventos ocorreram nas seguintes datas:
Dia 01: BACO (Base Aérea de Canoas), Canoas - RS
Dia 02: BASM (Base Aérea de Santa Maria), Santa Maria - RS
Dia 09: BABR (Base Aérea de Brasília), Brasília - DF
Dia 12: PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa), Lagoa Santa - MG
Dia 15: EEAer (Escola de Especialistas de Aeronáutica), Guaratinguetá - SP
Dia 16: MUSAL (Museu Aeroespacial), Campo dos Afonsos - RJ
Dia 19: BABE (Base Aérea de Belém), Belém - PA
Dia 22: CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), São José dos Campos - SP
Dia 23: PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo), Campo de Marte - SP
Dia 30: AFA (Academia da Força Aérea), Pirassununga - SP Antes desses, no dia 11 de setembro, ocorrera o evento no CPBV - Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Cachimbo-PA. Alguns desses eventos tiveram cobertura específica da Base Militar Web Magazine em edições anteriores. Nesta edição de janeiro de 2006, reunimos as melhores imagens de alguns eventos de 2005 pelo país que não haviam sido mostradas anteriormente. Confira abaixo!
Centro Técnico Aeroespacial A festa teve um público menor que o esperado em virtude do mal tempo que cobria o céu de São Paulo e São José dos Campos com espessa camada de nuvens e constante garoa. Ainda assim, as apresentações em vôo preencheram bem a programação e agradaram o público presente, que foi estimado em 15.000 pessoas, 5 mil a menos que o ano passado. Apenas o lançamento de pára-quedistas na abertura das comemorações foi cancelado devido ao mau tempo. O restante do show foi mantido, como pode ser visto nas fotos abaixo:
PAMA-SP
No dia seguinte ao evento no CTA, o tempo continuava encoberto em toda a região da capital paulista e, apesar da garoa e da realização do referendo sobre a comercialização das armas, muita gente visitou o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) para prestigiar o evento. A grande frustração para o público foi a impossibilidade de uma apresentação completa da Fumaça. Limitados pela baixa altitude das nuvens que cobriam o aeródromo (teto), os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea ainda se esforçaram para consolar o público com uma seqüência de manobras horizontais, de maneira que fosse evitado o perigoso vôo em formação dentro da camada de nuvens.
Academia da Força Aérea A festa na Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP, é sempre uma expectativa de um grande evento, justamente por ser a organização na qual o militar da Força Aérea torna-se piloto. É o ninho das águias. O tempo em São Paulo, mantendo-se coerente com o fim de semana anterior, manteve-se fechado e desencorajador. A surpresa do dia foi constatar que estava sendo preparada uma missão de lançamento de pára-quedistas de primeira viagem. Um grupo de 18 cadetes do primeiro ano, incluindo mulheres, que não haviam realizado o salto que faz parte do curso no início do ano, teria a oportunidade de cumprir esta etapa em uma circunstância peculiar: diante de um grande público e durante as comemorações do dia do aviador! No final do dia houve duas passagens de um Mirage III, uma única de F-5E e, em seguida, de um A-1A, que realizou algumas passagens a mais, incluindo uma em configuração de pouso, no pré-estol.
Campo de Provas Brigadeiro Velloso
Pelo segundo ano, o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo-PA, também foi palco de uma exposição aérea e estática. Mais de 2.500 pessoas estiveram presentes e puderam ver de perto helicópteros e aeronaves da FAB, além de outras atrações. O público assistiu também a exibições de pára-quedismo e ao espetáculo do EDA, a Esquadrilha da Fumaça.
Base Aérea de Manaus
|