2 CORPAER - Uma Companhia Multi-Função PDF Print E-mail
Written by Leandro Maldonado   
Monday, 10 November 2008 10:09
 
 
 
 

Considerada uma das mais importantes e operacionais unidades parapúblicas do Brasil, o CORPAer (Comando de Rádiopatrulhamento Aéreo) da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) foi uma das primeiras unidades policiais a adotar o helicóptero no apoio ao combate ao crime e suporte aos cidadãos nos grandes centros urbanos brasileiros. Ativado em 27 de Janeiro de 1987 o CORPAer possui hoje uma frota de 6 aeronaves, conhecidas como “Pégasus”: um Bell Jet Ranger (PP-EJF/ “Pegasus 01”) e cinco Helibrás AS 350B2 Esquilos (PP-EJJ/ “Pégasus 07”, PP-EJK/ “Pégasus 08”, PP-EJL “Pégasus 09”, PP-EJM/ “Pégasus 10” e PP-EJN/ “Pégasus 11”).

               SD. Gleider, Cpt.Juliano, Cpt. Aluizio, Sgt. Newton Cesar, Cb. Luciano e Sgt. Leonardo     
Até o início de Setembro de 2005 todas as aeronaves estavam centralizadas sob o comando do Batalhão de Rádiopatrulhamento Aéreo e estavam baseadas em Belo Horizonte, a capital mineira, porém buscando maior eficiência operacional foi criado em 14 de setembro de 2005 o 2º CORPAer (2º Companhia de Rádiopatrulhamento Aéreo) com sede no Batalhão de Operações Especiais da PM em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Além de ser uma das maiores cidades de Minas Gerais, Uberlândia é um polo industrial e tecnológico sendo um ponto estratégico para a economia mineira. O 2º CORPAer é a primeira unidade aérea da PM fora de Belo Horizonte, e a policia mineira possui planos para a criação de novas unidades em vários outros pontos do estado, “...O ideal seria termos algo em torno de 10 unidades espalhadas pelo estado de Minas Gerais, isso nos traria um enorme ganho em eficiência e logística ...” diz o comandante do 2º CORPAer, Capitao Juliano Messias.
                    
                    

 

Com a criação da nova unidade, um AS 350B2, “Pégasus 11”, foi transferido para Uberlândia e fica em alerta do nascer ao por do sol, podendo também ser acionado para missões noturnas, caso necessário. O “Pégasus uno uno” foi a última aeronave a ser incorporada à frota da PM mineira, e está equipada com GPS/VOR/ADF, rádios VHF Bendix King e VHF policial; a aeronave também possui um guincho lateral (capac. Max de 136Kg) a bombordo, um gancho ventral (750Kg), um farol de busca tipo Spectrolab SX-16 Nightsun de 1.600W e possui provisão para a instalação de uma unidade FLIR.
                    

 

                    
    

 

Multifunção por natureza o 2º CORPAer além de realizar todas suas funções policiais também executa missões SAR , EVAM (Evacuação Aeromédica), patrulhamento florestal em apoio ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e combate a incêndios, neste caso o AS 350B2 pode ser equipado com o Bambi Bucket, um reservatório de 545 litros que é fixado ao gancho ventral da aeronave e permite que a aeronave libere água ou aditivos químicos sobre focos de incêndio, em auxílio às equipes do Corpo de Bombeiros Militar. Seja qual for a situação, perseguir criminosos ou salvar vidas, os integrantes do 2º CORPAer estão sempre prontos para cumprir sua missão, tornar o Triângulo Mineiro um lugar mais seguro para todos. 
 
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.