ADEREX II - 2005 - Voando com o Lince PDF Print E-mail
Sunday, 09 November 2008 21:46

 

                    

 

         Voando com o Lince        

        Recebo a noticia de que iria voar no Super Lynx 4005 do HA-1 para fazer fotos aéreas, aproveitando uma oportunidade dentro de um treinamento. Rapidamente me preparo, e orientado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Viveiros,comandante do NDD Ceará, arrumo uma mochila com uma troca de roupa, para o caso de não voltar ao navio. Decolamos com o Capitão-de-Corveta Adriano 1P e o Capitão-Tenente Antonio Augusto de 2P e depois de alguns minutos, pousamos no convôo da Fragata Greenhalgh. Somos encaminhados para a Praça D’Armas e após o almoço, somos chamados para o briefing do vôo programado. Decolamos agora com o Capitão-Tenente Alexandre Moura de 1P e o Capitão-Tenete Souza de 2P. Rapidamente estamos sobrevoando o NT Marajó executando o TOM com a Fragata Independência, mas após 2 sobrevôos e quando nos preparávamos para sobrevoar o NDD Ceará fazendo TOM com a Corveta Inhaúma, somos chamados de volta para a Fragata Greenhalgh. Sem saber o motivo, rapidamente o piloto aproa o 4005 para a fragata e a mesma se posiciona contra o vento, afim de nos receber. Pouso tranqüilo e seguro. Os pilotos do HA-1 vestem seu helicóptero e o voam com maestria. Após sairmos da aeronave, ficamos sabendo que iríamos ser atacados por 2 A-1 e 1 P-95 da FAB, por isso o vôo foi abreviado.

   Se aproximando do NDD Ceará     Pousado no NDD Ceará     Se preparando para decolar     Decolando do NDD Ceará

         No fim do dia, alguns  vôos noturnos para QRPB(Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo). Afim de viver mais esta experiência, solicito a participação no mesmo. Aceita a minha solicitação. Vamos para um novo briefing, desta vez com um Observer Inglês Capitão-Tenente RN Woox, no lugar do 2P. A Marinha tem um piloto na Inglaterra fazendo intercâmbio, afim de trocar experiências no uso do Super Lynx. Como curiosidade, descubro que na Inglaterra o Super Lynx não possui comando duplo, ou seja, o Observer não pilota , apenas navega e cuida dos sistemas de armas.

        O 1º vôo será feito pelo Capitão-de-Corveta Trindade. É um vôo em que a adrenalina está bem elevada, pois os riscos são sempre maiores à noite. Decolamos e livramos por bombordo e subimos até 400 pés e a nossa veloc vai aumentando gradualmente até 100 nós. Neste momento o Observer Capitão-Tenente RN Woox insere diversos dados nos computadores e percebo pela tela do radar os navios do GT. A Greenhalgh esta com um lock na tela e iniciamos então o circuito em que a aeronave se afasta bastante e visualmente falando, nada se vê além da lua que aparece timidamente. Voamos totalmente instrumentos e concluindo o vôo nos aproximamos do convôo da Fragata Greenhalgh calmamente. Outro pouso tranqüilo, mais um piloto que executa seu treinamento com perfeição. Mudança no cockpit, e agora entra o Capitão-Tenente Fausto. Será nosso último vôo de QRPB. Como o primeiro vôo, este corre com muita tranqüilidade. Nos treinamentos em São Pedro D’Aldeia, os pilotos do HA-1 fazem muitos vôos noturnos para treinamento. A equipe do navio também se beneficia neste tipo de operação, mantendo o navio no mais alto nível de adestramento. Findo este vôo, o Super Lynx 4005 irá para seu navio, que é a Fragata Independência, finalizando as operações aéreas do dia.  Uma experiência muito gratificante em que se pôde observar o alto nível da Aviação Naval da Marinha do Brasil.

     Break para se aproximar da Fragata Greenhagh     Visão aérea do NDD Ceará     Fragata Greenhalgh se posicionando para receber o 4005     Visão aérea da Fragata Greenhalgh 
     Visão aérea da Fragata Greenhalgh     Visão aérea da Fragata Greenhalgh     Visão aérea da Fragata Greenhalgh com os navios do GT ao fundo     Minutos antes do pouso a bordo da Fragata Greenhalgh
     Momentos antes do pouso     4005 peiado no convôo da Fragata Greenhalgh     Hora do banho para tirar o sal     Visão do Hangar da Fragata Greenhalgh com o 4014 dentro
   
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.