DDG's Japoneses no Rio de Janeiro PDF Print E-mail
Written by Rodrigo Bendoraytes   
Thursday, 27 March 2008 20:27

 

 

Sol nascente no Rio de Janeiro

Na manhã do dia 15 de julho de 2004, dois Contratorpedeiros com silhuetas diferentes do normalmente visto na região, entram rapidamente na Baía de Guanabara. Com a luz do sol refletindo nos helicópteros brancos, podemos ver apenas um clarão e minutos depois a famosa bandeira do Império do Japão, hoje utilizada pela Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) se torna visível. Vale observar que as palavras Exército, Marinha e Força Aérea foram banidas da constituição japonesa de 1947.

Cinco anos após a última visita de um navio de guerra japonês, chegavam ao Rio de Janeiro os DD-155 Hamagiri e DD-158 Umigiri, ambos da Classe Asagiri.

Passe o mouse sobre as fotos e veja as legendas.

Simultaneamente, no porto de Santos, chegava o navio escola TV-3508 Kashima, tendo a bordo o Contra-Almirante Yukinori Togo, Comandante do Grupo-Tarefa.  Os três navios trouxeram a bordo 170 oficiais recém formados e uma tripulação de cerca de 400 homens.

O Grupo-Tarefa partiu do Japão no dia 20 de abril e passou por 12 portos em 8 países retornando ao porto de origem no dia 17 de setembro do mesmo ano. Eles navegaram por 108 dias, e mais  43 dias atracados. No total percorreram 27.980 milhas marítimas.(mais de 50.000km).

Durante a visita ao Brasil ocorreram vários eventos de intercâmbio entre os dois países. No dia 16, tripulantes voluntários realizaram a pintura da Escola Municipal Tóquio no Bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro.

Infelizmente não ocorreram exercícios com a Marinha do Brasil e três dias após a chegada, o Grupo-Tarefa partiu em direção a Recife e depois para Cartagena, na Colômbia, passando pelo Canal do Panamá.

O Hamagiri, 5° navio da Classe Asagiri foi comissionado em 1990 e o Umigiri, o 8° e último da mesma Classe, foi comissionado em 1991, ambos os navios estão muito bem conservados por sua tripulação. A Classe Asagiri possui uma característica multi-função, estando preparada para combater inimigos em todos os cenários, e para isso conta com um canhão OTO Melera 3 (76mm) / 62 , um lançador óctuplo de ASROC Mk.112 , dois lançadores triplos de torpedos Mk.46 , dois lançadores quádruplos de RGM-84 A-4 Harpoon , dois GE/GD Phalanx Mk15 (CIWS) e um lançador óctuplo de RIM-7M Sea Sparrow, além de possuir um helicóptero Sikorsky SH-60J Seahawk orgânico. Como um ponto de curiosidade, vale ressaltar que essa Classe teria seu casco feito de alumínio, porém com as lições aprendidas na Guerra das Malvinas, o alumínio deu lugar ao aço.

O Sikorsky SH-60J Seahawk

A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) adquiriu sua própria versão do SH-60B, sendo todos construídos sob licença pela Mitsubishi, com o objetivo de substituir os HSS-2B Sea King.    O SH-60J, que tem a designação S-70B-3 com a oficial do fabricante, possui alguns equipamentos construídos no próprio país, entre eles estão o radar de busca HPS-104, o sonar HQS-103, o ESM HLR-108 e o datalink. Os motores são os Ishikawajima-Harima T700-IHI-401C construídos com a licença da GE.

O Japão, mesmo com todas as restrições militares impostas após a IIGM, possui hoje uma das maiores forças navais do mundo, com aproximadamente 50 Contratorpedeiros e 16 Submarinos.

Uma característica dos equipamentos militares japoneses é a grande participação de equipamentos americanos e europeus.  Sempre que possível esses equipamentos são produzidos, sob-licença, ou montados no Japão. Mesmo duplicando os custos em alguns casos, caso fosse realizada uma compra direta, os japoneses não tem se afastado dessa política.

Agradecemos ao comandante  Futoshi Toyozumi, (DD-155 Hamagiri) e aos membros do Consulado Geral do Japão, no Rio de Janeiro .

Navios da Classe Asagiri

- Características:

Comprimento: 136,5m
Largura: 14,6m
Calado: 4,5m
Deslocamento: 3.550t
Propulsão: SM1A x 4 (54.000SHP)
Velocidade: 30 Nós (55 Km/h)

-Dados individuais:

Casco

Nome

Batimento de Quilha

Lançamento

Incorporação

151

Asagiri

13 Fev 1985

19 Set 1986

17 Mar 1988

152

Yamagiri

05 Fev 1986

08 Out 1987

25 Jan 1989

153

Yugiri

25 Fev 1986

21 Set 1987

28 Fev 1989

154

Amagiri

03 Mar 1986

09 Set 1987

28 Fev 1989

155

Hamagiri

20 Jan 1987

04 Jun 1988

31 Jan 1990

156

Setogiri

09 Mar 1987

12 Set 1988

14 Fev 1990

157

Sawagiri

14 Jan 1987

25 Nov 1988

06 Mar 1990

158

Umigiri

31 Out 1988

09 Nov 1989

12 Mar 1991

 

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