Marca histórica do GDA PDF Print E-mail
Written by Leandro Maldonado   
Wednesday, 26 March 2008 23:20

 

O ano de 2005 começou bem movimentado na Base Aérea de Anapólis(GO). No último mês de Janeiro foi comemorado um marco histórico para a Força Aérea Brasileira e para o 1º GDA: 65.000 horas de vôo com o Mirage IIIEBR. Nosso colaborador esteve na Base Aérea de Anapólis(GO), para a passagem de comando do esquadrão e nos trouxe fotos maravilhosas do evento. No primeiro dia de Fevereiro, o Ten-Cel-Av Heraldo  passou o comando do 1º GDA para o Ten-Cel-Av Isaias. 

 

   

  

Uma marca histórica para o 1º GDA

Há 32 anos, o ensurdecedor som de uma turbina SNECMA ATAR 9C, "rugia" pela primeira vez nos céus do planalto central do Brasil. Seu som, foi um marco para a aviação de caça brasileira.

O Brasil entrava na era supersônica!

O Dassault Mirage III, foi o primeiro caça supersônico operado pela Força Aérea Brasileira. Em março de 1973, o primeiro Mirage III decolou da recém-construida Base Aérea de Anapólis em Goias, sendo criado um novo grupo de caça para receber o Mirage III, a 1ª ALADA, que anos mais tarde, passaria a se chamar 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).   

  

  

Considerado um dos melhores caças da época, o Mirage III foi exportado para diversos paises, entre eles Israel, que mostrou ao mundo a capacidade operacional do "Delta Francês" nas diversas vezes que o usou em combate. Capaz de voar a mais de 2 vezes a velocidade do som, o Mirage III é um caça/interceptador com capacidade secundária de ataque ao solo. A versão brasileira é o Mirage IIIE BR (mono) FAB F-103E e Mirage IIID BR (bi-place) FAB F-103D. Algumas modificações visando otimizar o seu desempenho foram introduzidas, como por exemplo: A adição de "Canards".

   

Baseados no Planalto Central, a principal missão do Mirage III é interceptar qualquer intruso na região Centro-Sul do Brasil e proteger a capital federal, Brasília.

No dia 31 de Janeiro de 2005, os Mirage III do 1º GDA comemoraram a marca histórica de 65.000 horas de vôo do Mirage III no Brasil. Esta marca é um número que expressa principalmente a dedicação de todos os homens e mulheres envolvidos na operação e manutenção desta aeronave.

Quando o Mirage III der baixa em dezembro de 2005, uma solução interina deverá ser adotada como gap-filler, até que um novo vetor, mais moderno seja adquirido pela FAB, porém, nada preencherá o vazio que o Mirage III deixará nos corações daqueles que, com ele tiveram contato nesses 32 anos e 65.000 horas de amor, luta e dedicação 'a defesa da soberania nacional.

Parabéns 1º GDA, Parabéns Mirage III,

A LA CHASSE!

 

    

   

   

  

O autor gostaria de agradecer aos Ten-Aviador Rubens e Sgt. Johnson, sem os quais essa cobertura não seria possível.

Todo o material exposto nesta cobertura, é de inteira responsabilidade do autor.

 

Last Updated on Tuesday, 17 March 2009 09:54
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.