Fragata Type 23 da Royal Navy no Rio! PDF Print E-mail
Written by Rodrigo Bendoraytes   
Wednesday, 26 March 2008 20:24

 

 

 Os aficionados navais já sabem que o porto do Rio de Janeiro cada vez mais é um lugar sem igual para observar os navios militares mais modernos do mundo. A beleza da cidade e a sua localização geográfica conspiraram para que a Royal Navy a tenha escolhido como seu port of call obrigatório nas rotas de e para o Atântico Sul. Desta vez foi a vez da fragata britânica HMS Iron Duke, ancorada no dia 26 de novembro de 2004.

Passe o mouse sobre as fotos e veja as legendas.
HMS Iron Duke atracada no porto do Rio de JaneiroHMS Iron Duke atracada no porto do Rio de JaneiroA popa da HMS Iron DukeVista frontal da HMS Iron Duke

 Sua comissão patrulha no Atlântico Sul (Atlantic Patrol Task - South) começou no dia 13 de setembro em Portsmouth. Seu objetivo era patrulhar as Ilhas Falklands, South Georgia e South Sandwish, como uma forma de demonstrar a soberania britânica na região. Como navios de marinha não são apenas armas, e sim poderosas ferramentas de política internacional, a Iron Duke não se limitaria a mostrar suas "garras afiadas", mas também aproveitaria a viagem para a realização de ações de assistência às populaçõe carentes dos países visitados. Antes de chegar ao seu destino, a HMS Iron Duke passou por Serra Leoa, onde a tripulação efetuou diversas ações sociais, entre elas a pintura de uma escola na capital Freetown. A visita também foi uma oportunidade para as forças armadas locais treinarem conjuntamente com a Royal Navy, uma das marinhas mais experientes do mundo. No caminho para as possessões inglesas, a embarcação visitou ainda algumas outras ilhas britânicas como a ilha de Ascension e por último o Uruguai.

 Ao redor das Ilhas Falklands, a HMS Iron Duke efetuou um exercício conjunto com o HMS Dumbarton Castle, um navio de patrulha oceânica da Classe Castle, responsável nesse período pela proteção das ilhas. Um dos exercícios realizados era a simulação de um navio estrangeiro de grande porte tentando entrar em águas territoriais pertencentes ao Reino Unido. Também foram efetuadas fainas entre os navios e operações com o Westland Super Lynx Mk.8, embarcado na HMS Iron Duke. Concluída com sucesso esta operação, a fragata iniciou a sua jornada de volta para Portsmouth, passando pelos portos do Rio de Janeiro, Freetown e Lisboa.

 Lançada em 1991 e operacional desde 1992, a HMS Iron Duke, da Classe Duke, também conhecida como Type 23, é uma das Fragatas mais modernas da atualidade. Ela é armada com oito mísseis anti-navio Harpoon com alcance de 75 NM (Nautical Miles - Milhas Náuticas); um lançador vertical (VLS) com 36 mísseis superfície-ar GWS-26 Mod 1 Sea Wolf; um canhão BAE Systems RO Defence Mk.8 Mod 1 de 114mm com alcance de 27km; dois canhões Oerlikon de 30mm; e quatro lançadores de torpedos Stingray, além de contar com um helicóptero Westland Super Lynx Mk.8 com capacidade de efetuar missões contra navios e submarinos utilizando mísseis Sea Skua e torpedos Stingray. Em breve esses helicópteros darão lugar a um moderno EH-101 Merlin HAS.1. A Classe Duke é hoje a espinha dorsal das forças ASW/ASuW da Marinha Real Britânica.

Canhão BAE Systems de 114mmCanhão BAE Systems de 114mm
Westland Super LynxWestland Super LynxConvôo e hangar na popa do navio

 Segundo o Comandante Peter Carden, a Royal Navy está no meio de uma mudança de filosofia. Nos próximos anos ela irá se centrar em torno dos dois futuros porta-aviões e dos navios anfíbios. Os Contratorpedeiros e as Fragatas serão utilizados essencialmente como escoltas. Essa mudança filosófica, associada aos cortes no orçamento e o alto custo da tecnologia de ponta, fizeram com que parte de seus navios fossem decomissionados ainda bem novos. Nos últimos anos, algumas Fragatas Type 22 foram vendidas à Romênia e ao Chile. Este último país ainda recebeu uma proposta para a compra de três Type 23, porém até o momento essa venda não se concretizou.

O Comandante da Iron Duke, Commander Peter CardenPassadiço da Iron DukeChaminé da Iron DukeCanhão Oerlikon de 30mm

 

Last Updated on Wednesday, 26 March 2008 20:39
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.