O Dia do Aviador na AFA - Pirassununga PDF Print E-mail
Written by Pierre Vincent   
Tuesday, 25 March 2008 21:22

 

 

 

 Todas as festas da Força Aérea Brasileiras abertas ao público têm suas atrações peculiares, mas as comemorações do Dia do Aviador na Academia da Força Aérea, por ser o Ninho das Águias, têm um gostinho especial.

 Depois de cumprir o dever cívico (a data da festa coincidiu com o segundo turno das eleições em São Paulo), a representação da ALIDE chegou ao Campo Fontenelle, localizado na cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo, pouco antes do meio dia, exatamente durante a primeira apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea - Esquadrilha da Fumaça.

 Uma grande variedade de aeronaves de diversos esquadrões se dirigiu à Academia para prestigiar o evento. O público não decepcionou e 42 mil pessoas lotaram o pátio e os hangares, onde era possível ver em exposição algumas aeronaves, aeromodelos, representantes de lojas ligadas ao mundo aeronáutico, entre outras atrações.

 O dia contou com demonstrações de acrobacia dos pilotos Tike Bazaia, Luiz Dell'Aglio e Luiz Guilherme Richieri, além da Esquadrilha Oi e da Esquadrilha da Fumaça. Alguns aeromodelos impressionaram, seja pela velocidade, agilidade, tamanho ou habilidade dos controladores. Um C-95A lançou pára-quedistas, que encheram o céu com as mais diversas cores, num show de precisão. Tivemos também a presença inesperada de um Dassault Falcon 50X da Morro Vermelho Táxi Aéreo.

Passe o mouse sobre as fotos e veja as legendas.
Esqudrilha Oi com o Comte. RichieriFalcon 50 da Morro VermelhoSuper Decathlon do Comte. Tike BazaiaExtra 230 do Comte. Dell'Aglio
C-130 do 1o GTTCH-34 Super Puma do 3o/8o GAvF-5E do 1o Grupo de CaçaAMX A-1 do 1o/16o GAv

 As aeronaves de caça que participaram da grande festa foram realizando demonstrações solo à medida em que iam decolando para retornarem às suas bases de origem. O A-1 demonstrou uma impressionante manobrabilidade a baixa altura e baixa velocidade. O F-5E e o F-103DBR impressionaram pela velocidade e pelo ruído intenso, mas agradável, de suas turbinas.

Passagem do AMX A-1Passagem do F-5EMirage III F-103DBRAT-27 Tucano

 O Exército também esteve presente com o 2o Regimento de Carros de Combate, sediado também em Pirassununga, apresentando três veículos: um M-113 de transporte de tropas; um Leopard 1, que impressionou os presentes ao demonstrar a estabilidade da torre ao manobrar bruscamente; e um dos protótipos do carro de combate Osório, projetado pela ENGESA nos anos 80.

 O ponto alto da festa foi a segunda apresentação da Fumaça, no encerramento das comemorações e no momento em que a quantidade de pessoas alcançava seu número máximo. Literalmente sentindo-se em casa, os pilotos do EDA fizeram uma longa e espetacular apresentação, com direito a rasantes roçando a copa das árvores e o topo de hangares e outros prédios da AFA. Definitivamente uma grande festa!

 

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.