VF-1 em Natal: REVO, navegação a baixa altura e ataque ar-solo. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 26 March 2010 17:43

 


No período de 15 a 19 de março de 2010, o Esquadrão VF-1 realizou um feito inédito em seus 11 anos de história. Deslocou-se para a Base Aérea de Natal com 04 aeronaves, sendo dois AF-1 e dois AF-1A. Durante o translado de ida, foi realizado adestramento de reabastecimento em voo (REVO), com o apoio da aeronave Hércules KC-130 da Força Aérea Brasileira, o Barão 62 do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte 1/1 GT. A faina de reabastecimento foi realizada sobre o Oceano Atlântico, ao longo da costa dos Estados da Bahia e de Alagoas, durando aproximadamente 1 hora, tempo necessário para reabastecer toda a esquadrilha.

Após a chegada a Natal, foram realizados voos de qualificação em navegação a baixa altura (NBA) e de adestramento de emprego de armamento ar-solo no estande de tiro de Maxaranguape. O estágio de NBA consiste em voos de navegação tática a 300 pés sobre o terreno, empregando a velocidade de 420 nós e forma as bases para execução de missões de reconhecimento armado e ataque ao solo. Durante a estada em Natal, o VF-1 foi apoiado pelo 1/4 GAv, Esquadrão Pacau da FAB, que colocou à disposição as suas instalações para o apoio operacional ao VF-1.

Na pernada de regresso a Aldeia, foram realizados adestramentos de reabastecimento em voo, novamente com a participação do Barão 62, que além de prover o combustível necessário para o retorno seguro das aeronaves, também efetuou o transporte do material e do pessoal participante da missão. Também neste voo, mais uma marca inédita foi alcançada, a do voo mais longo realizado por aeronaves AF-1/1A no Brasil, com a duração de 4 horas e 12 minutos.

A missão terminou com uma passagem baixa da esquadrilha sobre a BAeNSPA, coroando com sucesso a missão, que possibilitou a ascensão operacional de pilotos e um aumento efetivo no nível de adestramento do EsqdVF-1, além de ter contribuído para solidificar os laços de amizade e cooperação entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.

Fonte: Marinha do Brasil - VF-1 via RP 3DN

Last Updated on Friday, 26 March 2010 18:24
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.