Brasil transmite coordenação da Área Marítima do Atlântico Sul à Argentina PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Friday, 02 April 2010 10:10

 

 

Responsável pela coordenação da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), pelo controle e proteção do tráfego marítimo continental, o último Coordenador brasileiro da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), o Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante José Aloysio de Melo Pinto, transmitiu o cargo de CAMAS ao Contra-Almirante argentino Gastón Fernando Erice. A cerimônia aconteceu na manhã de 26 de março de 2010, no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro.   

Em discurso, o Almirante Aloysio destacou o crime organizado, a pirataria e o terrorismo, como algumas das novas ameaças de perigo ao tráfego marítimo. Segundo ele, a cooperação regional é primordial para o enfrentamento desses problemas. “Precisamos de maior interoperabilidade, criatividade para enfrentar os desafios e inteligência na inovação e no emprego das modernas tecnologias disponíveis” afirmou em sua Ordem de Serviço.

A organização da AMAS formada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, foi estruturada para para atender ao Plano de Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, criado no âmbito do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR). O Plano visa assegurar o uso das vias de comunicações marítimas de interesse. Ao longo dos últimos 42 anos, o cargo de CAMAS vem sendo exercido, em sistema de rodízio, por Almirantes argentinos, brasileiros e uruguaios.

De acordo com o Almirante Aloysio, entre as diversas ações realizadas durante a gestão brasileira do CAMAS, destacam-se: “a mudança implementada nos exercícios, dando-lhes maior realismo e neles incluindo eventos relacionados às novas ameaças; o recorde na participação de navios nos exercícios do AMAS de 2008 e 2009 (cerca de 300 navios mercantes); e a atualização de todas as publicações doutrinárias interamericanas de controle naval de tráfego marítimo”.

Ao final da cerimônia, o Almirante Moura Neto outorgou a Medalha Serviço CAMAS de Prata aos Almirantes José Aloysio de Melo Pinto e Edlander Santos, em reconhecimento aos seus desempenhos como Coordenadores da AMAS, durante os anos de 2008 a 2010.

 Fonte: Marinha do Brasil

 

Nota da ALIDE:

Para compreender mais sobre o CAMAS, e sua forma de operação, ALIDE entrevistou, nesta ocasião, o Almirante Gastón Fernado Erice, da Armada de la República Argentina, o novo  Comandante da AMAS. Segundo ele, este comando representa um grande desafio e carrega com ele grandes responsabilidades. "É um compromisso, uma tarefa, que vem sendo realizada sem interrupção há quarenta anos". Cada um dos três outros países alocará um ofícial de ligação e alguns suboficiais para serem baseados na Argentina pelos próximos dois anos, enquanto ela for a sede do CAMAS.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai realizam conjuntamente, uma vez ao ano, o exercício COAMAS e a cada dois anos participam do exercício "Transamérica" dentro do escopo interamericano. Também existe o exercício regular "Transoceanic" que junta os quatro países com a África do Sul. Completando este cíclo de exercícios, o CAMAS ainda participa, como observador, do Exercicio "Bell Buoy" do seu homólogo PACIOSWG (Pacific Indian Ocean Shipping Working Group). Uma razão de grande orgulho para as quatro marinhas é o fato da Area Maritima do Atlântico Sul ser a única das quatro instâncias criadas na nossa região a estar plenamente operacional. Os Comandos das demais áreas máritimas do nosso continente, o do Atlântico Norte e do Pacífico Norte e Sul, nunca foram efetivamente implementados pelas marinhas locais.

O comandante da Marinha do Brasil, Almirante Moura Neto, falou também com ALIDE nesta ocasião. Perguntado se o atual processo de expansão da Marinha do Brasil poderia gerar ruídos na relação com as marinhas vizinhas, ele informou que na base da relação entre estas marinhas existe muito respeito e décadas de confiança. Há muitos anos que operamos juntos com os nossos vizinhos na Operação Fraterno com a Argentina, nas operações ribeirinhas com a Marinha do Paraguai, além de outras, junto com os uruguaios. Uma parte crucial nesta parceria é o processo de compartilhamento de informações de trafego marítimo, como aquelas que são o coração do CAMAS.  

Comentando sobre este intercâmbio o Almirante disse que a Marinha do Brasil já participa do sistema de monitoramento do trafego marítimo criado pela Marinha Italiana e em breve trocará dados também com o sistema americano MSSIS (Maritime Safety and Security Information System). O plano da Marinha é de montar nas Américas um sistema semelhante ao que os italianos implementaram no Mediterrâneo. Este controle de tráfego marítimo é crucial para garantir a segurança no mar. "Um exemplo perfeito disso foi o resgate dos tripoulantes do veleiro-escola canadense que afundou recentemente na costa brasileira. Como os mercantes que passavam naquela naquela região eram conhecidos por nós, foi possível rapidamente acioná-los para que fizessem o primeiro socorro até que os navios de resgate da Marinha do Brasil chegassem naquela área. 

O Comandante da Marinha disse, também, que a agenda do Presidente da República determinará o evento da pedra fundamental que estava previsto anterioemente para ocorrer no dia 06 de abril. Ele disse ainda que nesta ocasião não haverá o simultâneo evento de corte da primeira peça do primeiro dos novos submarinos encomendado à DCNS francesa. A primeira construção será feita dentro do terreno da NUCLEP. Assim primeira construção do novo programa de construção de submarinos não ocorrerá ainda ná área específica do novo estaleiro/base, mas, sim no terreno da NUCLEP ao lado. As obras de construção do estaleiro deverão começar no segundo semestre de 2010, com duração prevista de dois a três anos.

Perguntado se os recentes cortes orçamentários e contingenciamentos anunciados pelo Governo Fedaral poderiam atrapalhar os planos aninciados de modernização da Marinha, o CM declarou, de forma política, que "estes assuntos estavam sendo debatidos em outros níveis e que o Ministro Jobim fez de sua missão principal a luta pela restauração destas verbas".

 

Last Updated on Friday, 09 April 2010 04:53
 

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