Dia da Aviação de Caça de 2010 se desenrola sob a iminência do anúncio do F-X2 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 26 April 2010 15:07

           

 

Nesta quinta feira dia 22 de abril foi comemorado o Dia da Aviação de Caça. A tradicional solenidade que congrega a comunidade de caçadores da Força Aérea Brasileira marcou, também, nesta vez, o centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura. Nero Moura foi o Comandante do 1º Grupo de Caça da FAB na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo hoje o patrono da aviação de caça brasileira.


Como sempre, a comemoração foi realizada na Base de Santa Cruz (BASC), na cidade do Rio de Janeiro. Neste ano, um dos modelos de jato que operou aqui nas décadas de 60 e 70, o AT-33, foi eternizado como “Gate Guardian” ao lado da entrada principal da Base Aérea de Santa Cruz. Ele se junta aos P-16, P-80, AT-26 e ao P-47 já preservados no interior da Base.


A cerimônia começou logo pela manhã, desta quinta-feira, contando com a presença ilustre de veteranos da Segunda Grande Guerra que foram recebidos pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e pelo veterano Brigadeiro Rui Moreira Lima. O comandante do primeiro Grupo de Caça, Cel Rodrigo Fernando Antes foi quem presidiu a cerimônia. Os momentos especiais do evento foram pontuados pela passagem a baixa altitude de um dos F-5EM.


O encontro de várias gerações de caçadores se dá sempre na Base Aérea de Santa Cruz por aqui ser aqui o “berço da aviação de caça”. Esta data comemora o maior ataque dos caças brasileiros durante a campanha da Itália.


Com a presença de muitos ex-pilotos do Senta a Pua, a cerimônia contou com discursos de caçadores, salva de tiros e uma homenagem ao Brigadeiro Nero Moura, quando Rui Moreira Lima junto com o Comandante da Aeronáutica Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito depositaram uma coroa de flores no túmulo seguida a esta cerimônia, houve uma formatura no pátio operacional, ao longo da lateral do Hangar do Zepelin, com direito a passagens baixas dos Mirage 2000, F-5EM e A-1. Desfiles de veículos militares antigos com os veteranos. O evento deste ano é marcante por provavelmente ser o último em que se farão presentes os AT-26 Xavantes, aeronaves com vasta história dentro da FAB, e que deverão ser desativados até o fim de 2010.


Neste ano, diferentemente dos anteriores, realizou-se também a entrega da Medalha do Mérito Operacional Nero Moura. Na primeira fileira de agraciados estavam o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) Rui Barbosa Moreira Lima, o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Rebelo Meira de Vasconcelos e o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Carlos de Miranda Corrêa. A filha do Patrono da Aviação de Caça, Leonor Maria Moura, também recebeu a condecoração.


O evento se encerrou com uma demonstração de ataque ao solo realizada no estande de tiro da BASC, onde aeronaves A-29, F-5EM e A-1 atacaram alvos espalhados no estande de tiros, efetuando lançamentos a média altura de um total de 24 bombas. Os A-1 ainda realizaram disparos de canhão de 30mm contra alvos em terra.


Historicamente, comemorações como esta, ou do Dia do Aviador, são o palco dos anúncios realmente importantes de reequipamento da FAB. Mas desta vez, no final, o tão esperado anúncio do nome do vencedor do programa F-X2 acabou não saindo. Segue o suspense.

Fonte: BaseMilitar - Rafela Duarte

Last Updated on Wednesday, 28 April 2010 17:19
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.