Começa Farnborough 2008 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 16 August 2008 17:31
Airbus A380
O AVRO Vulcan recuperado
Mauro Kern Anuncia as novas vendas da Embraer Embraer trouxe  Legacy 600 a Farnborough

Nesta segunda-feira, começou a mais recente edição da tradicional feira aeroespacial de Farnborough, nos arredores de Londres. Ao contrário do estava previsto pela meteorologia, o dia hoje foi muito ensolarado e quente, as nuvens negras apenas dando as caras no final da tarde. A estrela do dia, inegavelmente, foi o Lockheed F-22A Raptor que realiza seu primeira apresentação pública na Europa hoje. O tradicional airshow Royal International Air Tatoo - RIAT 2008, que inicialmente receberia o Raptor foi cancelado devido à chuva forte nos últimos dias.

No primeiro de dia de Farnborough, logo depois do almoço, Mauro Kern - Vice Presidente para o Mercado Comercial da Embraer - anunciou à imprensa mundial as vendas recentes da empresa brasileira e apresentou um novo cliente de peso. Com uma venda de cinco aeronaves E-190, e opção de mais cinco unidades, a nova empresa do veterano piloto de corridas austríaco, Niki Lauda virou cliente da Embraer. Niki retornou à aviação alguns anos após ter vendido sua empresa aérea anterior, a Lauda Air, para a Austrian Airlines. Segundo ele, os aviões da Embraer ajudarão a manter os Alpes “verdes” ao produzirem menos gases estufa e por gastarem uma tonelada a menos de combustível a cada um dos três vôos realizados diariamente entre Insbruck e Viena. Entre os executivos, a empresa nacional trouxe um Legacy 600 e as mock-ups em tamanho real dos seus novos aviões Phenom 100 e 300. Estes, juntos, já venderam quase 800 unidades, uma grande vitoria antes mesmo da sua entrega para o primeiro cliente.

Na demonstração aérea se exibiram o transporte tático italiano C-27, o "tilt-rotor" executivo Agusta Bell 609, os caças Lockheed F-16C, Boeing F-18E, um Airbus A310 MRTT usado no programa de certificação do “boom” reabastecedor compatível com o padrão da USAF. A BAE Systems apresentou, pela primeira vez, seu protótipo de UAV bi-motor turbo-helice pesado Mantis. Os israelenses trouxeram tambem pela primeira vez numa feira internacional, a nova aeronave AWACS da família Phalcon. Desta vez, eles usaram como base o jato executivo Gulfstream G-550, no lugar do velho Boeing 707.

A empresa americana Northrop-Grumman cada vez mais se identifica com programas de aeronaves não-tripuladas apresentando três modelos, o gigantesco GlobalHawk, o robusto UCAV X-45 preparado para emprego autromático a partir porta-aviões e o helicópero robô MQ-8A Firescout.

Mais uma vez, todas as empresas relevantes trouxeram seus produtos e serviços para exibir a um mar de clientes em potencial. Ao final da semana, vendas de bilhões de dólares terão sido acertadas e a despeito das nuvens no horizonte, reais e metafóricas, Farnborough 2008 mostra, sem dúvida alguma, a qualquer cético eventual, que seu lugar no circuito global de feiras de aviação está mais do que garantido

Lockheed F-22 Raptor
O novo UAV BAE Mantis
O mockup do pesado X-45BO novo AWACS israelense baseado no G550

Royal International Air Tattoo 2008

Previsto para comemorar de forma espetacular os 90 anos da Força Aérea Britânica, o RIAT 2008 pretendia mostrar no fim de semana anterior ao inicio da Feira de Farnborough, seu prestígio internacional ao confirmar a presença aqui de mais de 300 aviões militares, vindos de todo canto do mundo. Da própria RAF seríam exibidos muitos aviões históricos e atuais.

Um leque impressionante de aeronaves estrangeiras,  MiG-29s, F-18E Hornets, Gripens, e Tiphoon, viriam ao Reino unido apenas para participar do RIAT. O evento seria valorizado, ainda mais, pela presença do mais recente avião de caça americano a entrar em operação, o superlativo Lockheed F-22A Raptor. Entre os peso-pesados, haveria a presença marcante dos B-52, C-17 e C-15 da USAF. Também estaria em Fairford o Boeing (ex-Rockwell) B-1A Lancer, que sobrevoaríam o aeródromo da RAF variando a cada sobrevõo o ângulo de suas imensa asas de geometria variável.

Esta base fica perto da cidade de Swindon, localizada a cerca de uma hora para o oeste em trem da capital britanica.

Entre as equipes de exibição aerea nacionais previstas neste RIAT estava o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, nossa “Esquadrilha da Fumaça”, trazendo seus Embraer T-27 Tucanos e apoiados por um Lockheed C-130 Hércules.

Os donos da casa, os Red Arrows, como não poderia deixar de ser, haveriam de se exibir, junto com os Turkish Stars da Força Aérea Turca, nos seus Northrop F-5A, pintados de branco e vermelho. Além deles, viriam para se exibir tambem os Halcones do Chile, a Patrouile Suisse e os avioes da Patrouille de France. O evento tem um tema distinto a cada ano, desta vez o foco estaria nas unidades operadoras de aeronaves tanque e na importantíssima missão de REVO.

Uma outra estrela que deveria deslumbrar as centenas de famílias, adultos e crianças presentes no evento deste ano seria o vôo do clássico bombardeiro britânico AVRO Vulcan, prefixo XH558, que após um longo hiato de 14 anos, e uma recuperação orçada em 6,5 milhões de libras esterlinas (mais de 18 milhões de reais), voltou aos céus após uma incrível campanha de arrecadação de fundos. Este avião específico foi operado pela RAF por 33 anos, tendo inclusive participados dos ataques contra as forças argentinas que em 1982 invadiram as ilhas Falklands.

Mas neste ano os fatos não cooperaram com os planos, este ano “o maior airshow da Europa”, como eles se apresentam, contou com um adversário de peso, São Pedro. Num verão de temperaturas oscilantes, as fortes chuvas que caíram na região da capital britânica, nesta última semana, obrigaram os administradores do evento a cancelar ambos os dias previstos de duração. Quem comprou ingressos para o fim de semana acabou tendo que pedir o extorno do valor dos ingressos pagos ao Royal Air Force Cheritable Trust, a organização filantrópica responsável pela realização do evento a cada ano.

Em algumas semanas, lhes convidamos a explorar a cobertura completa da Feira de Farnborough aqui no site da ALIDE.

 

Last Updated on Thursday, 13 August 2009 10:55
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.