Akaer entrega primeiro desenho de peça do Gripen NG para a Saab Print
Written by Felipe Salles   
Wednesday, 20 October 2010 22:38

Conforme adiantado por ALIDE no último dia 30 de setembro, nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, a Akaer convocou a Saab, seus parceiros no Consórcio T1 e a  imprensa nacional à sua sede em São José dos Campos para marcar a data da entrega à empresa sueca o primeiro desenho de peças para o caça Gripen NG desenvolvidos no Brasil pela empresa brasileira de serviços de engenharia. A primeira peça desenhada foi uma caverna (elemento estrutural de formato circular vazado) localizado ao redor do motor na posição “12800”, ou melhor, a 12,8 metros a partir da extremidade dianteira do avião. Nesta atividade, a Akaer recebe da empresa sueca um desenho bruto, apenas o formato exterior, da peça ou do subsistema, cabendo à empresa brasileira projetar cada uma das pecinhas que ao serem montadas, apresentarão o mínimo peso e a máxima resistência estrutural para atender aos requerimentos específicos apresentados pela empresa sueca.

A Saab declarou que pretende seguir adiante na parceria com a empresa brasileira, independente do modelo de caça que no final será escolhido pelo governo brasileiro para ser o próximo caça supersônico da FAB. Isso faz da Akaer uma parte integrante do grupo de empresas globais que se encontram cooperando no desenvolvimento do novo modelo do Gripen, o chamado ”NG”.

Segundo informou César Silva, Diretor da Akaer, um total de 2400 peças do novo avião terão seus formatos definidos e desenhados por sua empresa. Estas peças comporão as asas e os módulos da fuselagem central e traseira. O serviço deve demandar ao final várias dezenas de milhares de homens/hora e gerar receitas na casa dos dezenas de milhões de dólares, César lamentou não poder dar dados mais precisos devidos a questões competitivas. Dos quinze profissionais hoje mergulhados neste programa junto aos suecos, espera-se que no ponto mais intenso do trabalho entre 60-120 engenheiros brasileiros estarão envolvidos na fase de desenvolvimento deste novo avião. Caso o Gripen seja o escolhido, a equipe técnica da empresa tem tudo para dobrar de tamanho. Atualmente, em São José dos Campos, capital da indústria aeronáutica brasileira, a Akaer ocupa três andares em um edifício, totalizando 1000 m2 de área. A perspectiva da potencial criação de um novo pólo aeronáutico em São Bernardo do Campo representa para a Akaer a transformação do atual consórcio T1 em uma nova entidade, possivelmente uma Joint Venture que agrupará em uma única empresa as capacidades da Akaer, da InbraAerospace, da Minóica Logística, da Friuli e da Winnstal. A organização de São Bernardo terá um foco primariamente industrial, com todas as empresas mantendo suas sedes e administrações independentes uma da outra.

César adiantou na conferencia de imprensa que as peças projetadas por sua empresa serão construídas para fabricar até o final de 2011 de dois novos aviões, os assim chamados “cabeça de produção”. Estes não podem ser considerados protótipos pelo avançado estágio de desenvolvimento e de definição que se encontra o programa. O grande valor dos protótipos é que ele permite testar varias configurações antes mesmo de se firmirme seu projeto.  Normalmente quando uma empresa recorre a criação de protótipo, geralmente seu programa se encontra numa fase muito embrionária ainda.

Comenta-se ainda nos bastidores da indústria que a sequência de boas notícias vivida pela Akaer não mostra qualquer sinal de arrefecer, uma vez que a empresa teria pretensamente ganho, nas últimas semanas, uma significativa porção do trabalho de engenharia terceirizada para a definição do projeto “KC-390”, o mais novo avião de transporte em desenvolvimento pela Embraer. Durante o evento, a empresa se recusou a tecer qualquer tipo de comentário, contra ou a favor, sobre esta concorrência, alegando a existência de um acordo de confidencialidade que protege todas suas relações com a Embraer.

 Amanhã, numa nova nota, detalharemos as outras novidades apurados por Alide neste evento.

Last Updated on Wednesday, 20 October 2010 23:58