Cruzex IV pega fogo no nordeste PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 11 November 2008 21:16

  

Cruzex 2008 entra na sua segunda semana

O terrível ruído das turbinas de dezenas de caça a jato decolando, declara inequivocamente que o maior exercício multinacional aéreo do Hemisfério Sul iniciou sua fase de “guerra” nesta sexta-feira, 7 de novembro. Os primeiros dias da semana passada foram destinados, unicamente, ao período de familiarização dos pilotos visitantes. Sua preocupação sendo travar um primeiron contato com o tipo do terreno e relevo locais assim como, com os procedimentos de controle aéreo adotados no nosso país. Neste exercício, aeronaves militares do Brasil, França, Uruguai, Venezuela e Chile estão na Base Aérea de Natal com parte de uma hipotética “Força de Coalizão Azul”. O objetivo desta força é a expulsão dos das forças do país vizinho, “Vermelho”, de um a área recém-capturada por ele dentro do território do país “Azul”.

As forças aéreas de “Vermelho” estão baseados em sua “capital”, Fortaleza, e contam com os F-5EM do 1º/14º GAv, dos Xavantes do 1º/4º GAv e dos AMX do 3º/10º GAV de Santa Maria. Contra esta pequena, mas, potente força estavam os Mirages 2000C franceses e brasileiros, Mirages 2000N de ataque franceses, F-5 Tiger III chilenos, junto com F-5BR brasileiros, F-16 venezuelanos, A-37 e Pucarás uruguaios. O emprego militar das aeronaves ocorrerá até a quinta-feira, dia 13, a partir de quando, se iniciará o processo de retorno das aeronaves e dos militares em direção aos seus países e bases de origem.

Os meios de transporte e de REVO brasileiros estão baseados temporariamente na Base Aérea de Recife como forma de não saturar o espaço físico já coalhado de visitantes na Base em Natal.

 

Em breve, a cobertura completa do exercício será publicada aqui no site Base Militar, aguardem!

Last Updated on Thursday, 13 August 2009 10:44
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.