Data limite para propostas para compra do RFA Largs Bay é hoje. PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Thursday, 17 March 2011 09:33

 

 

Dentro do programa de alienação do navio logístico/Desembarque Doca britânico RFA Largs Bay (L3006), o dia 17 de março representa a última data para a entrega de propostas das marinhas interessadas em sua aquisição. Conforme já anunciado na imprensa internacional anteriormente, os três mais fortes candidatos à aquisição deste navio são atualmente as marinhas da Austrália, do Chile e do Brasil. Além destes, correm por fora a Índia e a Malásia. Fontes de ALIDE no Reino Unido indicam que além de aspectos econômicos é muito improvável que questões geopolíticas venham a ser igualmente consideradas pelo governo britânico na hora da decisão final de venda. O outro navio britânico previsto para venda ao exterior, o RFA Fort George (A388) não está incluído na venda do Largs Bay. Comenta-se, ainda, que o resultado da venda do Largs Bay deve ser anunciado em aproximadamente um mês.

Neste momento pelo menos dois importantes fatores unem os interesses brasileiro e britânico na esfera naval militar. Em primeiro lugar a vontade de ter o Brasil como parceiro-chave no programa Global Combat Ship em desenvolvimento pela BAE Systems e com ofertas preliminares já encaminhadas para o programa Prosuper da MB. Outro tema crítico para os britânicos é o direito de usar os portos brasileiros para apoiar as suas operações nas Ilhas Falklands/Malvinas, direito este definitivamente cortado durante a segunda administração Lula. Como que a venda do Largs Bay pode ajudar os objetivos britânicos nestas duas importantes questões não está claro, ainda, mas, sem dúvida, isso merecerá nosso acompanhamento o mais próximo possível.

A Classe Bay é composta por quatro navios de 16.100 toneladas de deslocamento que foram entregues ao Royal Fleet Auxiliary (RFA - frota logística e de desembarque de emprego militar tripulada por marinheiros civis do Reino Unido) entre 2006 e 2007. Os Bay foram adquiridos para substituir os navios remanescentes da anterior classe Round Table, da qual fazem parte os recém adquiridos navios da MB Garcia d'Ávila (G29) e Almirante Sabóia (G25). O projeto dos Bay é uma evolução e expansão do projeto básico dos navios da classe Rotterdam (L800)/Galicia (L51,), desenvolvidos, respectivamente, para as marinhas da Holanda e da Espanha.

O Largs Bay, segundo navio da Classe Bay, teve sua quilha batida em 1o de outubro de 2001, foi lançado ao mar em 18 de julho de 2003 e entrou em serviço na RFA  em 17 de dezembro de2006. Seu grande convoo à ré é reforçado, sendo capaz de receber até mesmo dois helicópteros Merlin AW-101 ou dois pesados helicópteros Chinook CH-47. O tiltrotor americano V-22 Osprey pode pousar e decolar, mas não pode operar a a partir dos Bay por longos períodos. Esta classe permite o transporte de até 32 tanques pesados como os Challenger 2, usados pelo exército britânico (62 a 69 tonelada), ou, ainda, alternativamente, 150 caminhões leves. Normalmente os Bay acomodam até 356 fuzileiros ou em situações excepcionais, até 500. Seu projeto prevê a realização de operações de desembarque anfíbio "Além do Horizonte" utilizando-se de helicópteros e lanchas de desembarque. O navio conta com dois revolucionários casulos de propulsão giratórios ("pods azimutais") que junto com os dois bow thrusters oferece uma capacidade de manobra muitíssimo superior ao verificado nas classes anteriores de navios anfíbios. Estes dois sistemas combinados permitem que o navio mantenha automaticamente uma posição fixa no mar independente das correntes e do vento existentes no momento.

Comprimento:176.6m
Boca:26.4m
Calado:5.1m
Propulsão:2 × motores diesel Wartsila 8L26
2 × motores diesel Wartsila 12V26
Velocidade:18 Nós
Autonomia:8,000 MN (15,000 km) at 15 nós
Capacidade:

356 soldados

1,200 metros lineares de veículos

Contêires: 12 × 40 FEU ou 24 × 20 TEU

2x lanchas de desembarque do tipo Landing Craft Vehicle and Personnel (LCVP) Mk.5 e 

1x lancha Landing Craft Utility (LCU) Mk 10

2x flutuadores autopropelidos Mexeflote

Tripulação no RFA:59
Armamento:

2× Miniguns Mk.44 7.62mm

6× metralhadores 7.62mm L7


Preparado para receber:
Sistema CIWS Phalanx

1x canhão 30 mm DS30B

  

 

 

Last Updated on Thursday, 17 March 2011 12:37
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.