Ministério da Pesca doa lanchas de patrulha à Marinha do Brasil PDF Print E-mail
Monday, 10 September 2012 14:09

Comandante da Marinha fala à imprensa Ministro Crivella discursa no evento

 

Ministério da Pesca doa lanchas de patrulha à Marinha do Brasil

 

Hoje, dia 10 de setembro, foi assinado o Termo de Entrega de Lanchas-Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura à Marinha do Brasil. Estiveram presentes na cerimônia - que se realizou no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré - o Ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), e Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

O Termo de Entrega se refere a dezesseis lanchas compradas pelo Ministério da Pesca e que são agora doadas à Marinha. Elas ficarão alocadas nas Capitanias dos Portos das cidades de Manaus (AM), Santana (AP), Belém (PA), São Luís (MA), Parnaíba (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Santos (SP) e Rio Grande (RS). Sua principal função será a de realizar patrulhas e fiscalização da atividade pesqueira, coibindo ações ilegais por meio de ações direta e de presença.

O Ministro Crivella declarou que seu Ministério está elaborando um plano maior de proteção à pesca, visando a coibir sua prática ilegal. O plano está sendo elaborado em conjunto com os Ministérios da Justiça, por meio da Polícia Federal, e da Defesa, por intermédio da Marinha. Segundo ele, embora haja pescadores brasileiros violando a legislação vigente, os principais infratores e maiores predadores da fauna marítima brasileira ainda são estrangeiros. O plano deve ser apresentado até o final do ano.

As embarcações devem estar plenamente operacionais até o final do mês. Segundo ALIDE apurou, essa doação foi fruto de um equívoco do Ministério da Pesca. As lanchas foram compradas pelo Ministério originalmente para serem usadas pelo mesmo. Todavia, ele não possui a prerrogativa legal e nem o capital humano necessário para empregá-las, de modo que a melhor solução encontrada foi sua doação à Autoridade Marítima e o trabalho conjunto com a mesma.

As lanchas possuem 11 metros de comprimento; 3,69 m de boca e calado de 1,30m. Elas contam com dois tanques de combustível de 600 litros cada e dois motores Volvo Penta D6/HS 80A de 370 cavalos de potência. Segundo apuramos, sua velocidade máxima gira em torno dos 25 nós. Elas são tripuladas por dois militares e podem transportar até 09 pessoas, se assim a situação demandar.

Adentra-se a lancha por uma porta à popa. Lá dentro há uma pequena mesa com um banco contíguo à parede. Logo a frente fica o painél principal com dois assentos. À direita do mesmo fica uma pequena escada que leva ao nível inferior. Lá ficam as quatro camas, uma pia com um aparelho de microondas, um banheiro e o painél de controle dos motores, do sistema hidráulico e do reservatório de água (capacidade de 250 litros).

Confira as fotos acima e clique para ampliar.

Last Updated on Tuesday, 11 September 2012 00:57
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.