Almte Moura Neto fala a ALIDE na pré-estreia de filme sobre a atuação da Marinha na 2a Guerra PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Saturday, 15 September 2012 03:28

 

 

Almirante Julio Soares de Moura Neto

 

Nesta sexta-feira à noite o Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, recebeu um grande número de convidados para a pré-estréia do novo filme do ducumentarista brasileiro Erik de Castro no Auditório da EGN. Eric, que, anteriormente, fez documentários sobre a FAB (Senta a Pua" - 2001) e sobre o Exército Brasileiro ("A Cobra vai Fumar!" - 2003) ambos na campanha da Itália, desta vez lançou o seu filme que explora uma das páginas menos conhecidas do público sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a guerra naval contra os submarinos do Eixo no Atlântico Sul.

Criado a partir de centenas de depoimentos de veteranos da Marinha de Guerra e Mercante do Brasil, "O Brasil na Batalha do Atlântico" mostra como a MB teve que se transformar e se modernizar em pouquíssimo tempo, de forma contundente, adotando novos meios e novas doutrinas para poder responder à ameaça representada pelos U-Boot nazistas que atacavam os navios cargueiros que levavam commodities vitais para o esforço de guerra Aliado do nosso país para os EUA.

Na sua introdução antes do início da exibição o Comandante da Marinha fez questão de lembrar que enquanto cerca de 500 brasileiros do Exército e da FAB valorosamente deram suas vidas nos campos europeus, aqui, mais perto, no Atlântico, um número quase quatro vezes que este (1927) composto por membros da Marinha Mercante e da Marinha de Brasil, assim como passageiros nos navios civis, fizeram o máximo sacrifício diante dos torpedos e canhões dos submarinos alemães. O filme será lançado nos cinemas para o grande público em breve.

Ao final do evento o Almirante Moura Neto comentou com ALIDE que a nova classe de corvetas Tamandaré, um novo modelo "derivado da corveta Barroso de 2400 toneladas, não concorre com, nem substitui, os moderníssimos escoltas de 6000 toneladas que constam do Prosuper, Ambos os programas andarão em paralelo." Seguindo ele, a decisão de deslanchar este novo programa deriva de um incentivo do Ministério da Defesa para alavancar a capacidade de projeto e a construção de navios de guerra modernos no país. "As novas corvetas serão um projeto brasileiro, desenhado e construído por brasileiros no Brasil.". O Almirante, no entanto, evitou dar mais detalhes dizendo apenas que "o processo de projeto da nova classe já se iniciou". 

 

Last Updated on Saturday, 15 September 2012 14:43
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.