Thales na Euronaval 2012 PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Sunday, 21 October 2012 06:37

Todos os navios franceses modernos são equipados com sistemas de radiocomunicação fabricados pela Thales. Os BPC da classe Mistral, por exemplo, contam com sistemas os permitem estabelecer até 15 conexões simultâneas de radio no mar. Os navios desta classe que deverão ser construídos para a Marinha Russa não serão equipados com sistema de criptografia ou datalinks ocidentais. A Thales Underwater Systems, divisão de sistemas e sensores submarinos da gigante de defesa europeia tem sua sede a cidede de Sophia Antipolis, próximo a Nice na costa francesa do Mediterrâneo e tem uma receita anual de 527 milhões de dólares, com uma força de trabalhadores espalhada entre a França (1200), Reino Unido (720) e Austrália (220).

Em Sofia são desenvolvidos e fabricados sonares ativos de casco e de costado além de sonares passivos rebocados para navios e submarinos. Entre os sonares de profundidade variável o sistema Captas 4 selecionado para as FREMM francesas está sendo também testado pela Marinha americana no Littoral Combat Ship da Lockheed. Segundo a Thales, um dos destaques do Captas é que ele pode ser empregado mesmo em situações de mar mais pesado (4-5 na escala Beaufort). Perguntado por ALIDE sobre como eles estariam respondendo às criticas de grupos ambientalistas norte-americanos de que os sonares ativos dos navios militares estavam prejudicando a saúde da população de baleias e golfinhos no mar, os executivos explicaram que por isso eles preferiram usar “waveforms” mais complexos lhes permitindo trabalhar com potências menos fortes e consequentemente de menor impacto ambiental. Segundo estes executivos um dos maiores desafios no desenvolvimento de sistemas de detecção acústica para submarinos é o de conseguir anular a interferência do sinal acústico dos próprios sistemas embarcados nele.

No programa FREMM a Thales é responsável também pelo Radar multifuncional Heraklès, pelo sonar de casco UMS 4110, pelo sistema interno integrado de comunicações FICS, pela conexão satelital SurfSat-L, o sistema Altesse-X de contra-contra medidas eletrônicas e pela suíte integrada de Guerra Eletrônica. Além disso tudo o helicóptero NH-90 embarcadio usa o radar anti submarinho de mergulho FLASH Sonics também desenvolvido pela Thales Underwater Systems.

A Euronaval está programada para ocorrer do dia 22 ao 26 de outubro e ALIDE estará presente.

 

Last Updated on Sunday, 21 October 2012 21:08
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.