Anunciadas três finalistas para próxima fragata da Austrália PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 19 April 2016 17:04

 

 

Nota do editor: as imagens acima representam as versões originais das três plataformas, não as versões configuradas para as necessidades particulares da Marinha Real Australiana.


Segundo Marise Payne, ministra da defesa da Austrália, a FREMM da empresa italiana Fincantieri, a Type 26 da britânica BAE Systems e uma nova versão da plataforma F100 da espanhola Navantia, foram as finalistas do programa SEA 5000.

Por decorrência a FREMM francesa da DCNS e a oferta da alemã TKMS acabaram eliminadas da competição.

Introduzido como Future Frigate no Defense Capability Plan de 2011, o programa SEA 5000, também conhecido como Next Generation Combatant, pretende adquirir oito novos navios de escolta com ênfase em guerra submarina para complementar os três Air Warfare Destroyers adquiridos da Navantia anteriormente. O SEA 5000 está orçado atualmente em 27 bilhões de dólares americanos.

Segundo relatos da imprensa local, os navios deverão ser construídos no estaleiro militar de Adelaide (onde estão concluindo a construção dos AWD) onde o batimento de quilha deve ocorrer em 2020. A seleção do modelo vencedor deverá ocorrer em 2018. Diferente dos modelos originais estrangeiros, os novos navios australianos serão equipados com uma versão melhorada do radar doméstico CEAFAR.

A experiência da colaboração com os espanhóis da Navantia coloca esta empresa numa posição de destaque nesta disputa, especialmente por ela ter sido selecionada nas três ultimas concorrências australianas, os dois grandes navios anfíbios (ALHD-Classe Canberra), os três Air Warfare Destroyers e mais recentemente, duas unidades do novo navio de apoio logístico derivado do SPS Cantábria criado para a marinha espanhola. Ao propor o uso na nova fragata do mesmo casco do AWD fica evidente a intenção espanhola de apoiar-se nos benefícios de escala e nos da redução de risco, tendo em vista a familiaridade da atual indústria australiana com esta plataforma.

A desclassificação da DCNS nesta etapa não deixa de ser uma surpresa visto que as duas versões da FREMM são bastante similares, com as diferenças localizadas primariamente em sensores e armamento que naturalmente teriam que ser modificados para atender aos requerimentos de inserção de produtos da indústria local. Na década de 90 TKMS tinha saído vencedora da concorrência que gerou a construção local de oito fragatas MEKO 200ANZ, conhecidas localmente como classe ANZAC.

A BAE Systems é uma das maiores de defesa na Austrália após a compra do conglomerado local Tenix há alguns anos. No entanto não é previsto que seu estaleiro Williamstown, localizado em Melbourne, onde foram construídas as oito fragatas da classe ANZAC, venha a receber qualquer trabalho dos programas navais anunciados agora. Políticos locais estão se mobilizando para tentar construir alguns dos módulos das novas fragatas em Melbourne. Se isso não ocorrer muito provavelmente o estaleiro será fechado e vendido pra outras atividades não industriais.

Adicionalmente foi anunciado o inicio do programa de 2,31 bilhões de dólares americanos para a construção de 12 Navios-Patrulha Oceânicos (SEA 1180) que iniciarão sua construção em Adelaide, posteriormente transferindo este processo para um estaleiro no estado de Western Australia. Os finalistas deste programa são o estaleiro holandês Damen e os estaleiros alemães Fassmer e Lurssen. Finalmente, na mesma ocasião, foi anunciada ainda a escolha da empresa australiana Austal para a fabricação de 21 Navios patrulha menores, mas, desta vez equipados com cascos de aço e não de alumínio, para o seu Pacific Boat Squadron.

 

A ministra disse que “o programa de construção naval australiano vai garantir mais de 2500 empregos pelas próximas várias décadas. Ele irá também gerar milhares de empregos adicionais entre os fornecedores.” O objetivo é que as novas fragatas atinjam o seu estágio de Initial Operational Capability (IOC) entre 2027 e 2030.

 

Leia também:

 


Last Updated on Wednesday, 20 April 2016 00:21
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.