Mirages franceses voltam para casa via Recife PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 05 January 2010 00:10

 

Estiveram de passagem por Recife, em direção à sua base na França, quatro Mirage 2000C da Força Aerea Francesa. Eles eram o 115-OB (n/s "20"), 115-OG ("3"), 115-OZ ("17") e o 115-OX ("16"). Estes aviões estavam acompanhados por um avião tanque KC-135FR e fazia bastante tempo que eles não passavam por esta capital do nordeste brasileiro. Interessante é notar que pelos numeros de série no rabo estes são provavelmente uns dos Mirage 2000 mais velhos atualmente em serviço na Armée de l'Air, sendo contemporâneos dos M2000 recebidos pelo Brasil há alguns anos.


Os aviões que pertencem ao Esquadrão EC 02.005 ("Ile de France"),  acabaram passando três dias em Recife devido um dos M2000 ter tido uma pane de motor. No início de sua viagem, ao decolarem de Caiena capital da Guiana Francesa (ICAO: SOCA), um dos M2000 teve problemas ao fazer o primeiro REVO no traslado até Recife. Isto ocasionou o primeiro atraso nesta missão, o prtoblema sendo solucionado no dia seguinte.

Em sequencia o KC de apoio tambem apresentou uma pane de vazamento de combustivel, sendo imediatamente substituído por outro KC-135FR que veio da França para prestar auxilio. O KC com problemas permaneceu outros três dias no Patio Civil do aeroporto de Recife.

A Força Aérea da França realiza um rodízio regular de seus esquadrões de caça para a Guiana Francesa. Lá eles são responsáveis pela segurança do espaçoporto comercial de Kourou de onde são lançados os foguetes e satélites da União Européia e os satélites de seus clientes internacionais.

Texto: Felipe Salles e Rafael Cruz

Fotos: Rafael Cruz

Last Updated on Tuesday, 05 January 2010 00:42
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.