O Frankfurt-am-Main e a ForçaTarefa alemã no Atlântico |
![]() |
![]() |
![]() |
Written by Carlos Lima |
Friday, 10 July 2009 02:10 |
Segundo navio da Classe Berlin, o Frankfurt-am-Main (A1412) é um Navio de Suporte de Combate. Nessa função, ele é responsável por manter e suprir um grupo de batalha por longos períodos no mar. Diferente das classes que os precederam os navios da classe Berlin contam com sistemas defensivos que os permitem chegar mais perto do front, evitando que os navios de escolta tenham que retornar para serem resupridos. Um novo navio para um novo tempo Os tanques do Frankfurt comportam 9330 toneladas de óleo combustível, querosene de aviação e de água potável. Em termos de carga seca o navio pode carregar até o limite de 550 toneladas. O navio desloca 20,240 toneladas, e mede quase 174 metros de comprimento, 24 metros de boca e 7,6 metros de calado. Sua altura desde o nível do mar é de 17,5 metros e no interior a sua altura equivale a de um prédio de 15 andares. O Frankfurt se destaca pelo conforto das suas instalações e a modernidade dos seus equipamentos. O Frankfurt Am Main apresenta um hospital completo que pode receber várias equipes médicas e que fica instalado tanto no interior do navio como em containeres. Em caso de necessidade, estes containeres podem ser destacados do navio por meio de um guindaste. Se o navio necessitar passar por manutenção, ou, em caso do hospital ser necessário em um porto específico, o navio pode destacá-lo e rumar independente para sua nova área de operação. Os times médicos realizam atendimentos médicos que vão desde de tratamento básico e vacinação até cirurgias extremamente complexas (no caminho para o Brasil, durante a viagem que levou o Frankfurt a Unitas, um dos tripulantes sofreu uma cirurgia de apêndice à bordo realizada com sucesso). Com relacão ao armamento defensivo, o navio possui quatro canhões de 27mm operados remotamente, além de dois reparos para mísseis de defesa de ponto (MANPADs) Stinger e pelo menos seis reparos para metralhadoras ".50" para defesa mais aproximada. Está previsto que cada um dos navios desta classe venha a receber no futuro dois lançadores múltiplos para o míssil RAM, sistema que assumiria a defesa de ponto do navio. Sua tripulação é composta por 283 membros (193 membros da tripulação do navio mais 90 dos corpos aéreo e medico). Para a Unitas o Grupo aéreo não estava presente e o Grupo Médico estava equipado com o contingente mínimo (3 oficiais médicos, alguns enfermeiros e vários especialistas responsáveis pela manutenção dos equipamentos hospitalares). No Atlântico, como uma escola... Sob o ponto de vista administrativo o Frankfurt Am Main é organizado em departamentos (navegação, comunicação, engenharia, corpo medico, corpo aéreo, comando) cada qual responsável por administrar e manter o navio funcional e pronto para ser utilizado nas suas mais diversas tarefas. Na sua função adicional de navio escola o Frankfurt recebeu a bordo 40 estudantes e dois professores da Academia Naval Alemã (um alemão e um americano). Os estudantes estavam a bordo para realizar a sua viagem de estudos, onde experimentariam o dia-a-dia da vida marítima. Em um esquema de rodízio eles teriam uma visão das diversas carreiras que poderiam seguir após a sua graduação como oficiais. Antes de ingressar na universidade militar, o ciclo de preparação dos cadetes os obrigam a executar as mais diversas funções a bordo do navio. Se espera que esta experiência múltipla ajude os futuros oficiais a selecionar o setor mais adequado ao seu perfil pessoal no final dos seus estudos universitários. Fazia parte da rotina deixar o navio constantemente limpo. Antes dessa viagem a grande maioria destes cadetes nunca tinha feito uma viagem fora do continente europeu. O dia a bordo se iniciava com os fonoclamas (altofalantes) convocando todos no navio a fazerem as suas camas e tomar o café da manhã. Após o café, cada chefe de departamento reunia os seus subordinados e discutia as atividades previstas para o dia para que todos estivessem a par da programação. O Comandante e o Imediato usavam os altofalantes do navio para fazer anuncios relacionados as atividades mais significativas, anuncios gerais, recomendações e elogios a tripulação. No seu dia-a-dia, contudo, a tarefa central do navio é, sem dúvida, a faina de transferência de materiais/combustível conhecida por sua sigla em inglês "RAS" – Replenishment at the Sea. Dentro da UNITAS Gold o papel do Frankfurt Am Main foi o de prestar suporte de reabastecimento no mar, apoio medico, operando em proveito das outras marinhas que estavam participando do exercício. Ele pode fornecer combustível e suprimentos (alimento, armamento, suprimentos medicos, peças de reposição no mar, etc) a até 3 navios ao mesmo tempo. Pela sua natureza estratégica o Frankfurt era visto como "alvo primário" pelas forças adversárias. Durante os exercícios, o Frankfurt era constantemente protegido pelos navios de escolta. Prova disso eram as constantes mudanças de formação entre os navios do nosso GC. Tais mudanças foram também importantes para praticar a comunicaçao e melhorar o entrosamento entre todas essas marinhas que por vezes possuem pequenas diferenças nas suas doutrinas. Enquanto isso, dentro do Frankfurt Am Main, o adestramento da tripulação e dos cadetes continuava com rotinas de treinamento interno de combate a incêndios e avarias. Houve vários casos de alertas simulados de primeiros socorros para "vitimas" de acidentes, tanto do próprio navio, quanto de outros meios. O navio tinha que permanentemente estar pronto para receber eventuais requisiçoes de RAS, ou para o recebimentos de barcos e helicópteros de outros navios. Foram agendados alguns exercícios de tiro com as metralhadoras .50, e também com os quatro canhões de 27mm. O GT alemão era composto também pelas fragatas Lübeck e a Sächen.
![]()
|
Last Updated on Tuesday, 18 August 2009 20:00 |