HSL-48: As víboras de Jacksonville PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Sunday, 27 September 2009 04:16

 

Os Seahawks do HSL-48 “Vipers” 

Ao lado da Base Naval de Mayport, fica a Mayport Air Station, uma das duas Bases Aeronavais instaladas na cidade de Jacksonville, na Flórida. É aqui que ficam baseados os SH-60 e MH-60s do Esquadrão HSL-48.

Na US Navy, cada esquadrão de helicópteros de navios escoltas se divide em dez “Detachments” (destacamentos). Cada um deles com aproximadamente 35 militares. Dentro da US Navy, cada “ciclo de deployment” dura aproximadamente 18 meses, dos quais uns seis meses ocorrerão bem longe de casa. É interessante notar que cada um destes destacamentos se porta efetivamente, como um miniesquadrão, com nome, brasão e cultura próprios. Dentro dos HSL (esquadrão anti-submarino leve) de todo o quadro de pessoal, apenas o Comandante e o seu Imediato não embarcam nunca.

Visão geral da Base Aérea
Visão geral da Base AéreaVisão geral da Base Aérea
Linha de vôo do HSL-48
Linha de vôo do HSL-48Linha de vôo do HSL-48
Procurando FOD
Procurando FODProcurando FOD
Alguns Blackhawks
Alguns BlackhawksAlguns Blackhawks
Time da Alide visitando os Vipers
Time da Alide visitando os VipersTime da Alide visitando os Vipers

Visão geral da Base Aérea
Visão geral da Base AéreaVisão geral da Base Aérea
Linha de vôo do HSL-48
Linha de vôo do HSL-48Linha de vôo do HSL-48
Procurando FOD
Procurando FODProcurando FOD
Alguns Blackhawks
Alguns BlackhawksAlguns Blackhawks
Time da Alide visitando os Vipers
Time da Alide visitando os VipersTime da Alide visitando os Vipers

Viper em manutenção
Viper em manutençãoViper em manutenção
SH-60 em manutenção
SH-60 em manutençãoSH-60 em manutenção
SH-60 em manutenção
SH-60 em manutençãoSH-60 em manutenção
Vipers e suas artes
Vipers e suas artesVipers e suas artes
MAD aberto
MAD abertoMAD aberto
 

Fundado em 1989, o HSL-48 está comemorando seu vigésimo aniversário neste ano. Os atuais SH-60B estão chegando ao final de sua vida útil, com a última célula deste modelo devendo sair de operação da US Navy em 2016. Mesmo dentro dos grandes modelos do Seahawk existe uma grande variedade de detalhes únicos . O modelo de “referência” da frota de Seahawks daqui é o chamado “Block 0”.

MAD ASQ-81(V)
MAD ASQ-81(V)MAD ASQ-81(V)
Brasão do esquadrão
Brasão do esquadrãoBrasão do esquadrão
Mecanicos trabalhando duro no SH-60
Mecanicos trabalhando duro no SH-60Mecanicos trabalhando duro no SH-60
Mecanicos trabalhando duro no SH-60
Mecanicos trabalhando duro no SH-60Mecanicos trabalhando duro no SH-60
Profundor
ProfundorProfundor

Hélice do SH-60
Hélice do SH-60Hélice do SH-60
Turbina
TurbinaTurbina
Rotor principal
Rotor principalRotor principal
SH-60 em manutenção
SH-60 em manutenção SH-60 em manutenção
SH-60 em manutenção
SH-60 em manutenção SH-60 em manutenção

SH-60 em manutenção
SH-60 em manutenção SH-60 em manutenção
RWR
RWRRWR
Pitot
PitotPitot
Temos retrovisores
Temos retrovisoresTemos retrovisores
SH-60 com FLIR
SH-60 com FLIRSH-60 com FLIR

Enquanto o “Block 1” é o modelo configurado para participar da Guerra Antisubmarino (ASW), o “Core B” é o modelo armado com mísseis Hellfire e otimizado para o combate antisuperfície. Para identificar seus alvos o “Core B” pode ser equipado com um sistema de visualização infravermelho/TV FLIR instalado sob o seu nariz, além de um bom sistema de MAGE próprio. Os sensores FLIR são removíveis e os esquadrões tem um número reduzido deste equipamento que custa, cada um, perto de US$ 1 milhão.

Mais arte
Mais arteMais arte
Tubeira
TubeiraTubeira
Rotor dobrado
Rotor dobradoRotor dobrado
Mecanicos ainda trabalhando
Mecanicos ainda trabalhandoMecanicos ainda trabalhando
Tubos de sonobóias
Tubos de sonobóiasTubos de sonobóias

Marca do Vipers em Low Viz
Marca do Vipers em Low VizMarca do Vipers em Low Viz
Trem de pouso
Trem de pousoTrem de pouso
Radome do radar
Radome do radarRadome do radar
Cabide
CabideCabide
Rotor dobrado
Rotor dobradoRotor dobrado

Painel
PainelPainel
Caixa de engrenagens
Caixa de engrenagensCaixa de engrenagens
Turbina
TurbinaTurbina
Painel
PainelPainel
Painel do Sonar
Painel do SonarPainel do Sonar

Os Seahawk SH-60B fazem parte da solução LAMPS (Light Airborne Multipurpose System – Sistema aéreo leve multifuncional, em português) um sistema de integração operacional entre o helicóptero e o navio, que pode até controlar diretamente seus equipamentos e sensores durante as tediosas buscas antisubmarinas.  Os oficiais que nos acompanharam comentaram que a substituição do míssil antinavio Penguin pelo Helfire derivou da constatação de que o principal oponente previsto para este tipo de helicóptero seria não mais do que pequenas lanchas armadas e nunca os navios de combate principais da Esquadra. O disparo de apenas um míssil norueguês Kongsberg AGM-119 Penguin custa em perto de um milhão de dólares, assim faz menos sentido seu emprego contra alvos de pequeno porte, do que usar um pequeno míssil AGM-114 Hellfire, da Lockheed Martin, custando “modestos” US$ 100.000,00.

Sonobóias
SonobóiasSonobóias
FLIR
FLIRFLIR
Cabide
CabideCabide
Linha de vôo
Linha de vôoLinha de vôo
Visão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do EsquadrãoVisão geral do pátio do Esquadrão

Visão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do EsquadrãoVisão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do EsquadrãoVisão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do EsquadrãoVisão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do Esquadrão
Visão geral do pátio do EsquadrãoVisão geral do pátio do Esquadrão
Hangar
HangarHangar

Cada piloto de helicóptero da Marinha Americana precisa voar no mínimo 20 horas por mês para manter sua proficiência militar. Como aeronave, o Seahawk é adorado por suas tripulações: “Eles são tão confiáveis que o piloto pode acabar ficando ‘confortável demais’ e acabar se metendo em situações perigosas”. A manutenção dos SH-60 faz uso de um laptop específico que substitui todos os manuais tradicionais de papel, o Interactive Electronic Technical Manual – IETM. Dois sensores óticos especiais, os “bloom detectors”, detectam o acionamento do foguete propulsor dos mísseis antiaéreos dando à tripulação tempo  suficiente para realizar uma manobra de evasão.

Caput aberto, mostrando a eletrônica do SH-60B
Caput aberto, mostrando a eletrônica do SH-60BCaput aberto, mostrando a eletrônica do SH-60B
SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo
SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo
Correndo para dar o Pronto
Correndo para dar o ProntoCorrendo para dar o Pronto
SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo

Linha de vôo dos Vipers
Linha de vôo dos VipersLinha de vôo dos Vipers
Pilotos se dirigem a aeronave para mais treinamentos
Pilotos se dirigem a aeronave para mais treinamentosPilotos se dirigem a aeronave para mais treinamentos
Cougar Naval da Armada Chilena
Cougar Naval da Armada ChilenaCougar Naval da Armada Chilena
455 taxiando
455 taxiando455 taxiando
Linha de vôo dos Vipers
Linha de vôo dos VipersLinha de vôo dos Vipers

SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo
SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo
SH-60 em vôo
SH-60 em vôoSH-60 em vôo
Linha de vôo dos Vipers
Linha de vôo dos VipersLinha de vôo dos Vipers
SH-60 pousando
SH-60 pousandoSH-60 pousando
 

No futuro o SH-60R substituirá os SH-60 “Bravo” nos esquadrões de helicópteros antisubmarinos leves da US Navy, a grande novidade, alem do painel digital, será a adição de um sonar de mergulho (dipping sonar) , a famosa “bola n’água”. O oficial concluiu: ”Atualmente o piloto e o co-piloto são obrigados a realizar tarefas diferentes devido à distribuição das telas e mostradores no painel tradicional. Com o novo painel digital que virá com os novos modelos de Seahawk ambos farão as duas tarefas, independente de em que lado da cabine eles estejam sentados. Os Esquadrões HSL da US Navy atualmente não passam de 14, um numero significativamente menor do que as 20 unidades operacionais que existiam a alguns anos atrás. Isso indica, infelizmente, que houve algum grau de perda de capacidade operacional, o que pode vir a fazer falta no futuro.”

Cougar Naval da Armada Chilena
Cougar Naval da Armada ChilenaCougar Naval da Armada Chilena
Treinamento de Auto Rotação
Treinamento de Auto RotaçãoTreinamento de Auto Rotação
SH-60
SH-60SH-60
Taxiando
TaxiandoTaxiando
Esperando liberação para acionar motores
Esperando liberação para acionar motoresEsperando liberação para acionar motores

Esperando liberação para acionar motores
Esperando liberação para acionar motoresEsperando liberação para acionar motores
Caput aberto por outro ângulo
Caput aberto por outro ânguloCaput aberto por outro ângulo
Caput aberto por outro ângulo
Caput aberto por outro ânguloCaput aberto por outro ângulo
FLIR
FLIRFLIR
Para uma economia falida, obras e mais obras
Para uma economia falida, obras e mais obrasPara uma economia falida, obras e mais obras

Além do HSL-48, NAS Mayport é a casa de cinco outros esquadrões de helicópteros anti-submarinos leves, os HSLs 40, 42, 44, 46 e 60. Todos estes estão subordinados ao Comandante da Ala de Helicópteros de Ataque Marítimo da Esquadra do Atlântico (Commander, Helicopter Maritime Strike Wing, Atlantic Fleet –COMHSMWINGLANT na terminologia oficial da US Navy) .

Foto do SH-60 R
Foto do SH-60 RFoto do SH-60 R
SH-60B
SH-60BSH-60B
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
 

SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-B após auto rotação
SH-B após auto rotaçãoSH-B após auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
em vôo
em vôoem vôo
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
 

SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotação
SH-60B fazendo auto rotaçãoSH-60B fazendo auto rotação

 

 

Last Updated on Friday, 09 October 2009 15:15
 

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