O Deutsches Museum em Munique PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Thursday, 20 May 2010 16:55

 

 

 

Introdução

O maior museu de tecnologia e ciência do mundo é o Deutsches Museum (Museu Alemão) que fica localizado na cidade alemã de Munique. Este museu recebe cerca de 1,5 milhões de visitantes por ano e possui uma coleção de 28.000 objetos retratando a evolução, ao longo dos anos, de 50 campos distintos da ciência e da tecnologia. O Deutches Museum, o maior Museu em Munique, foi fundado em 28 de junho de 1903, em uma reunião da Associação dos Engenheiros Alemães (VDI), por iniciativa de Oskar von Miller. O Museu abriu suas portas pela primeira vez em 1906, já com exposições em salões permanentes, o edifício principal só foi novamente inaugurado em 1925. Sete anos depois, inaugurou-se a biblioteca que, atualmente, abriga cerca de 850.000 livros e textos originais de grande valor histórico e cultural. Em 1935 foi criado o edifício de Congressos. Como boa parte das cidades alemãs, durante a Segunda Guerra Mundial, o conjunto do Museu foi danificado pelas bombas Aliadas, somente sendo reaberto em 1948, três anos após o fim da guerra.

Fachada principal do Deutsches Museum
 Fachada principal do Deutsches Museum Fachada principal do Deutsches Museum
Barco pesqueiro a vela português
Barco pesqueiro  a vela portuguêsBarco pesqueiro  a vela português
Barco pesqueiro a vela português
Barco pesqueiro  a vela portuguêsBarco pesqueiro  a vela português
Barco a vela
Barco a velaBarco a vela
Kaiser Wilhelm II
Kaiser Wilhelm IIKaiser Wilhelm II

Seção transversal do Expresso Kaiser Wilhelm II
Seção transversal do Expresso Kaiser Wilhelm IISeção transversal do Expresso Kaiser Wilhelm II
Salão das Máquinas a vapor
Salão das Máquinas a vapor Salão das Máquinas a vapor
Dornier Do 32 E, 1962
Dornier Do 32 E, 1962Dornier Do 32 E, 1962
Focke-Achgelis Fa 330 roupa
Focke-Achgelis Fa 330 roupa Focke-Achgelis Fa 330 roupa
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
 

EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
Lockheed F-104G Starfighter
Lockheed F-104G StarfighterLockheed F-104G Starfighter
Lockheed F-104G Starfighter
Lockheed F-104G StarfighterLockheed F-104G Starfighter
 

Perfil da asa Lockheed F-104G Starfighter
 Perfil da asa Lockheed F-104G Starfighter Perfil da asa Lockheed F-104G Starfighter
Perfil da asa do Lockheed F-104G Starfighter
Perfil da asa do Lockheed F-104G StarfighterPerfil da asa do Lockheed F-104G Starfighter
Detalhe do assento ejetor do F-104
Detalhe do assento ejetor do F-104Detalhe do assento ejetor do F-104
HKS-3, 1955
HKS-3, 1955HKS-3, 1955
HKS-3, 1955
HKS-3, 1955HKS-3, 1955

Montando a coleção do Museu

A pequena ilha existente no rio que cruza a cidade de Munique, o Isar, desde a idade média, era um local dedicado ao transporte fluvial de madeira. Em 1903 a Câmara Municipal anunciou que cederia a área da ilha de graça para a edificação do recém- constituído Deustsches Museum. Esta ilha, conhecida anteriormente como Kohleinsel (ilha de carvão), foi então conseqüentemente renomeada Museumsinsel (ilha do museu).

A sucursal do Flugwert Schleisseheim fica localizada a cerca de 18 quilômetros a norte da cidade de Munique e próximo ao centro de Scheleisseheim Palace. Nas premissas de uma das bases aéreas militares. Primeira fundada na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial compreende o controle de ar velho e construiu o centro de comando, bem como edifícios modernos adicionado no final da década 2000 após o forte apoio de Franz-Josef Strauss, o então primeiro ministro do estado local da Baviera.

Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJetHamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJetHamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
Vista Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
 Vista Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet Vista Hamburger HFB Flugzeugbau 320 HansaJet
Grob GF 200
Grob GF 200Grob GF 200
Planador SG 38, 1938
Planador SG 38, 1938Planador SG 38, 1938
 

Agusta Bell-47, 1959
Agusta Bell-47, 1959Agusta Bell-47, 1959
Me 262 e Me 163
 Me 262 e Me 163  Me 262 e Me 163
Avião aéreo espacial Sanger
Avião aéreo espacial SangerAvião aéreo espacial Sanger
Bachem Ba349 Natter
Bachem Ba349  NatterBachem Ba349  Natter
Bachem Ba349 Natter
Bachem Ba349  NatterBachem Ba349  Natter
 

Bachem Ba349 Natter
Bachem Ba349  NatterBachem Ba349  Natter
míssel anti aéreo R-1 Rheintochter
míssel anti aéreo R-1 Rheintochtermíssel anti aéreo R-1 Rheintochter
Fieseler FI 103
Fieseler FI 103Fieseler FI 103
MBB BO 105 de 1969
MBB BO 105 de 1969MBB BO 105 de 1969
MBB BO 105 de 1969
MBB BO 105 de 1969MBB BO 105 de 1969
 

Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 262 A, 1944Messerschmitt Me 262 A, 1944
Messerschmitt Me 163 B
 Messerschmitt Me 163 B   Messerschmitt Me 163 B

Antes do verão de 1903 a sociedade Alemã de Engenheiros Oskar von Miler  reuniu um pequeno grupo que apoiou o seu desejo de fundar um museu de ciência e tecnologia. Em junho 1903 o príncipe Ludwing concordou em atuar como patrono do museu e da cidade e de Munique doando carvão Island  para o projeto. Em 12 de novembro de 1906, as exposições  temporárias do Museu Nacional estão cerimonialmente aberto ao público e em 13 novembro, a primeira pedra foi colocada, para o museu permanente.

O primeiro nome do museu era “Alemão para obras-primas de Ciências  Naturais e Tecnologia”, foi feito para expressar a importância da ciência e da tecnologia para o povo alemão. Oskar von Miller abriu o museu no seu septuagésimo aniversário, 02 de maio de 1925, após um atraso de quase dez anos.

Oskar von Miller estudou engenharia elétrica e é famoso na Alemanha pela construção da primeira linha de  alta tensão de Miesbach para Munique (57K). Em 1883 ele se juntou a AEG e fundou escritório de engenharia em Munique. A exposição de eletricidade em 1891 e várias usinas de energia contribuirão para a reputação de Oskar von Miller, que nos primeiro anos influenciou pessoalmente a coleção do Museu Deutches.

Messerschmitt Me 163 B
 Messerschmitt Me 163 B   Messerschmitt Me 163 B
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965EEE Sul VJ-101 C-X2, 1965
Lockheed F-104G Starfighter
Lockheed F-104G StarfighterLockheed F-104G Starfighter
Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2Míssel Alemão V2

Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2
Míssel Alemão V2Míssel Alemão V2
Junkers D-2054
Junkers D-2054Junkers D-2054
Bücker Bü 131 Jungmann
Bücker Bü 131 Jungmann Bücker Bü 131 Jungmann
Junkers D-2054
Junkers D-2054Junkers D-2054

Junkers Aviões F13, 1919
Junkers Aviões F13, 1919Junkers Aviões F13, 1919
Junkers Aviões F13, 1919
Junkers Aviões F13, 1919Junkers Aviões F13, 1919
Junkers D-366
Junkers D-366Junkers D-366
Klemm KI 25 lugares, 1935
Klemm KI 25 lugares, 1935Klemm KI 25 lugares, 1935
Klemm KI 25 lugares, 1935
Klemm KI 25 lugares, 1935Klemm KI 25 lugares, 1935
 

Junkers D-2054
Junkers D-2054Junkers D-2054
Solair 1
Solair 1Solair 1
Junkers Ju 52, 1947
Junkers Ju 52, 1947Junkers Ju 52, 1947
Junkers Ju 52, 1947
Junkers Ju 52, 1947Junkers Ju 52, 1947
Messerschmitt Me 108
Messerschmitt Me 108Messerschmitt Me 108

 

A Reconstrução

Após a guerra, o museu permaneceu fechado para reparos e teve um número de inquilinos temporários, como a Faculdade de Tecnologia, e os Correios, que utilizaram o espaço do museu, até que seus edifícios fossem reconstruídos. Em novembro de 1945, a biblioteca foi reaberta, em janeiro de 1946 foi a vez do congresso. A exibição dos cinquenta anos do motor diesel, pode ser feita em outubro de 1947, e as exposições regulares começaram a reabrir em Maio de 1948.

Em agosto de 1969, a cápsula espacial Apollo 8 foi mostrada em uma exposição especial  intitulada “ O Homem e o Espaço”. A missão do museu foi  modificada para incentivar a explicação do significado cultural de ciência e tecnologia com exposições .

O incêndio do início dos anos 1980 gerou prejuízos para várias exposições do Museu, resultando em uma modernização de 34.140 metros quadrados da área de exposição. Isso foi possível através de um grande esforço de reconstrução e exposição, elevando o espaço de exposição  total a 55.000 metros quadrados em 1993. A década de 1980 e 1990 trouxeram acordos com o centro de Ciências do Governo, em Bonn, o que resultou na criação do Deutsches Museum de Bonn  e na exposição do aeródromo Flugwerft Schleissheim. O  Flugwert Schleisseheim, dedicado unicamente à aviação, mostra várias aeronaves importantes para os quais não existe espaço suficiente disponível no museu original na  Museumsinsel do centro de Munique.  O Deutsches Museum Verkehrszentrum está focado em tecnologia de transporte foi o último ramo do Deutsches Museum a surgir, localizado na Theresienhöhe em Munique, ele foi inaugurado somente em 2003. Em 1996, o Governo da Baviera cedeu os edifícios históricos de Theresienhohe, para  o Deutsches Museum,  permitindo a criação do novo museu de transportes, com uma grande exposição de veículos. O bairro Theresienhohe é uma renovada área urbana existente perto do centro da cidade de Munique, e o novo Museu dos transportes é uma parte importante do projeto deste bairro de uso misto.

Fieseler Fi 156 Storch
Fieseler Fi 156 StorchFieseler Fi 156 Storch
Messerschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 EMesserschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 EMesserschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 EMesserschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 E
Messerschmitt Me 109 EMesserschmitt Me 109 E
 

Piper J-3
Piper J-3Piper J-3
Dornier Do 27
Dornier Do 27Dornier Do 27
Dornier Libelle
Dornier LibelleDornier Libelle
avião caseiro DOWA 81
avião caseiro DOWA 81avião caseiro DOWA 81
Solair 1
Solair 1Solair 1
 

Modelo de caça para teste em túnel aéreo dinâmico
Modelo de caça para teste em túnel aéreo dinâmicoModelo de caça para teste em túnel aéreo dinâmico
modelo para túnel aeréro dinâmico Airbus 300
modelo para túnel aeréro dinâmico Airbus 300modelo para túnel aeréro dinâmico Airbus 300
Turbomeca Marboré
 Turbomeca Marboré Turbomeca Marboré
Turbo fan militar
Turbo fan militar Turbo fan militar
Detalhe turbo fan militar
Detalhe turbo fan militarDetalhe turbo fan militar
 

Turbina alemã
Turbina alemã Turbina alemã
J-79
J-79J-79
J-79
J-79J-79
motor alemão Pirna 014 do prototipo alemão Baade 152
motor alemão Pirna 014 do prototipo alemão Baade 152motor alemão Pirna 014 do prototipo alemão Baade 152
Esquemático do funcionamento de uma turbo fan comercial moderno
Esquemático do funcionamento de uma turbo fan comercial modernoEsquemático do funcionamento de uma turbo fan comercial moderno

As demais Galerias do Deutsches Museum

Além da área aeroespacial, que naturalmente é um dos nossos focos primários aqui no Base Militar Web Magazine, o Deutsches Museum ainda tem muitas outras galerias dedicadas aos mais variados campos da ciência e da tecnologia. Aqui, adultos e crianças podem tomar um primeiro contato, igualmente didático e atraente, com a Agricultura, Astronomia, Brinquedos Técnicos, a Caverna de Altamira (com uma reprodução de uma caverna espanhola com pinturas da idade da pedra), Cerâmica, Cronometria, Computadores, Componentes de Máquinas, Construção de Túneis, Energia Elétrica, Energias Alternativas, Engenharia Hidráulica, Farmácia, Ferramentas, Física, Galeria de Matemática, Geodésia e a História do Deutsches Museum. Como se já não bastasse tudo isso, existem ainda galerias dedicadas às Imagens Digitais, a Impressão, Instrumentos Científicos, Meio Ambiente, Metalurgia, Microeletrônica, Mineração (histórica e moderna), Música, Navegação Marítima, Papel, Pesos e Medidas, Petróleo, Pontes, Química, Rádio Amador, Tecnologia Têxtil, Telecomunicações e Vidro.

Motor a jato Allison J-33 do caça P-80
Motor a jato  Allison J-33 do caça P-80 Motor a jato  Allison J-33 do caça P-80
Rolls-Royce Avon
Rolls-Royce AvonRolls-Royce Avon
Turbo- Union RB-199
 Turbo- Union RB-199 Turbo- Union RB-199
Turbo-Union RB-199
Turbo-Union RB-199Turbo-Union RB-199
Rolls-Royce Conway
Rolls-Royce Conway Rolls-Royce Conway
 

Rolls-Royce Pegasus
Rolls-Royce PegasusRolls-Royce Pegasus
PW JT-9 usado nos 747 da Lufthansa
 PW JT-9 usado nos 747 da Lufthansa PW JT-9 usado nos 747 da Lufthansa
PW JT-9 usado nos 747 da Lufthansa
PW JT-9 usado nos 747 da LufthansaPW JT-9 usado nos 747 da Lufthansa
Motor turbo hélice
Motor turbo héliceMotor turbo hélice
Rolls-Royce Tyne
Rolls-Royce TyneRolls-Royce Tyne

Turbo-hélice soviético Ivechenko AI-20
 Turbo-hélice soviético  Ivechenko AI-20   Turbo-hélice soviético  Ivechenko AI-20
Grade Monoplane, 1909
Grade Monoplane, 1909Grade Monoplane, 1909
Fokker Dr. I Replica
Fokker Dr. I ReplicaFokker Dr. I Replica
Fokker Dr. I Replica
Fokker Dr. I ReplicaFokker Dr. I Replica
Bleriot XI
Bleriot XIBleriot XI
 

Lillienthal planador biplano
Lillienthal planador biplanoLillienthal planador biplano
Grade Monoplane, 1909
Grade Monoplane, 1909Grade Monoplane, 1909
Otto Lilienthal
Otto LilienthalOtto Lilienthal
Rumpler IV C., 1916
Rumpler IV C., 1916Rumpler IV C., 1916
Rumpler IV C., 1916
Rumpler IV C., 1916Rumpler IV C., 1916

Rumpler IV C., 1916
Rumpler IV C., 1916Rumpler IV C., 1916
Dirigível modelo LZ 127 Graf Zeppelin
Dirigível modelo LZ 127 Graf ZeppelinDirigível modelo LZ 127 Graf Zeppelin
Rumpler Berlin
Rumpler BerlinRumpler Berlin
Bleriot XI
Bleriot XIBleriot XI
Nariz do Dirigível LZ 127 Graf Zeppelin 1928
Nariz do Dirigível LZ 127 Graf Zeppelin 1928Nariz do Dirigível LZ 127 Graf Zeppelin 1928
 

Maquete de Dirigível (Zeppelin)
Maquete de Dirigível (Zeppelin)Maquete de Dirigível (Zeppelin)
Painel mostrando todos os modelos de Dirigíveis na casa Zeppelin
Painel mostrando todos os modelos de Dirigíveis na casa ZeppelinPainel mostrando todos os modelos de Dirigíveis na casa Zeppelin
Rochelt Musculair 1
Rochelt Musculair 1Rochelt Musculair 1

Guia do visitante

O Deutsches Museum fica localizado no endereço: Museumsinsel 1 80538 Munique, Bavaria, Alemanha.

Horário de abertura: das 09:00 às 17:00

A entrada para o dia todo no Museu custa 8,50 euros

Site em inglês: http://www.deutsches-museum.de/en/information/  Veja aqui as várias formas de transporte público para se chegar até a Museuminseln)

Telefone: (+49) 89 2179-1

Fax: (+49) 89 2179-324

Aguardem que na próxima edição vamos descrever detalhadamente a sucursal do Deutsches Museum de Schleissheim, um dos mais importantes museus aeronáuticos alemães, a sua coleção.

 

Last Updated on Monday, 28 June 2010 11:30
 

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