Deutsches Museum Pt2: Schleissheim PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 10 August 2010 00:00

 

 


Como ALIDE mostrou na última edição, um dos maiores e mais interessantes museus de tecnologia e ciência do mundo é o Deutsches Museum, localizado em Munique, no sul da Alemanha. Desta vez, vamos explorar a outra sede do Deutsches Museum, uma dedicada, exclusivamente, à aviação e ao espaço: o museu do aeródromo histórico de Schleissheim. 

Fachada do Museu
Fachada do MuseuFachada do Museu
Fachada do Museu
Fachada do MuseuFachada do Museu
Museu de Schleissheim
 Museu de Schleissheim Museu de Schleissheim
Mapa do museu
Mapa do museuMapa do museu
Mapa do museu
Mapa do museuMapa do museu

Taifun 17E Valentin
Taifun 17E ValentinTaifun 17E Valentin
Udet U 12 Flamingo
Udet U 12 FlamingoUdet U 12 Flamingo
Cartaz do museu
Cartaz do museuCartaz do museu
Fokker D VII
Fokker D VIIFokker D VII
Rochelt musculaire 2
Rochelt musculaire 2Rochelt musculaire 2
 

Fokker D VII
Fokker D VIIFokker D VII
Schleissheim012
Schleissheim012Schleissheim012
Fokker D VII
Fokker D VIIFokker D VII
Fieseler Storch Fi 156C
Fieseler Storch Fi 156CFieseler Storch Fi 156C
Fieseler Storch Fi 156C
Fieseler Storch Fi 156CFieseler Storch Fi 156C
 

Introdução

Localizado a apenas vinte e cinco minutos do centro da cidade de Munique, o museu alemão de aviação de Schleissheim se dedica a acender nos seus visitantes o fascínio por todos os tipos de aviões e helicópteros. Ali se encontram sessenta diferentes aeronaves em exposição. Estas peças, muitas vezes únicas, contam a história da aviação desde os primórdios do vôo, até os mais recentes avanços da aerodinâmica.

 O hangar histórico existente , no entanto, não tinha espaço interno suficiente para acomodar toda a coleção que seria instalada nessa nova sede do Deutsches Museum. Por isso, em 1992, o Museu foi expandido com a construção de uma nova e moderna galeria de exibição e de um novo espaço para as atividades de restauração de aeronaves antigas que agora passam a ser realizadas diante dos visitantes. Com este crescimento, o aeródromo se conectou com os jardins do antigo Palácio Real, um espaço histórico de exposição separado e igualmente interessante.

MBB 223 PFM Flamingo
MBB 223 PFM FlamingoMBB 223 PFM Flamingo
Müller DDMH 22
Müller DDMH 22Müller DDMH 22
WACO YKS-6
WACO YKS-6WACO YKS-6
Vollmoeller motores de aeronaves
Vollmoeller motores de aeronavesVollmoeller motores de aeronaves
Lilienthal aparelho de vento em popa
Lilienthal aparelho de vento em popaLilienthal aparelho de vento em popa

Wolf Müller aparelho deslizando
Wolf Müller aparelho deslizandoWolf Müller aparelho deslizando
Gondola de balão do ínicio do sec.XX
Gondola de balão do ínicio do sec.XXGondola de balão do ínicio do sec.XX
Estrutura de asa imitando as aves
Estrutura de asa imitando as avesEstrutura de asa imitando as aves
Miniaturas de aviões
Miniaturas de aviõesMiniaturas de aviões
Miniaturas de aviões
Miniaturas de aviõesMiniaturas de aviões
 

Miniaturas de aviões
Miniaturas de aviõesMiniaturas de aviões
Miniaturas de aviões
Miniaturas de aviõesMiniaturas de aviões
Miniaturas de aviões
Miniaturas de aviõesMiniaturas de aviões
Mminiaturas de aviões
Mminiaturas de aviõesMminiaturas de aviões
Cartaz
CartazCartaz
 

A História do Campo de Pouso

O campo de pouso de Schleissheim foi construído em 1912, tornando-se a sede do Real Corpo Aéreo da Bavária (Königlich Bayerische Fliegertruppe). De 1914 a 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, o local foi continuamente expandido, como um importante centro de treinamento civil de vôo tanto civil quanto militar. Ao final da Guerra cerca de 1700 pilotos, observadores e artilheiros tinham sido formados ali. O prédio do comando e sua torre, o chamado “Kommandantur” foi o primeiro edifício permanente construído, sendo seguido em 1919 pelo hangar histórico dimensionado para guardar até 20 aeronaves. Os grandes hangares existentes do lado leste do campo de vôo foram desmontados e entregues aos países vencedores como reparação de guerra. As construções sobreviventes deste período, hoje parte integrante do Museu, estão entre as construções aeronáuticas mais antigas, ainda em uso na Alemanha. Entre 1922 e 1933, companhias aéreas faziam vôos regulares para cá transportando carga e passageiros. Neste período do entre-guerras, a atividade militar encolheu, mas a civil cresceu fortemente. Schleissheim virou base da empresa aérea Bayerische Luftlloyd que em 1923 foi absorvida pela concorrente Junkers-Luftverkehr. Outras empresas aéreas nasceram e desapareceram nestes anos conturbados, mas o espírito claro do aeródromo era, e continuaria sendo, o de local para o treinamento de novos aviadores.

Cartaz
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Avião em Miniatura
Avião em MiniaturaAvião em Miniatura
 

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Após a chegada dos nazistas ao poder, em 1933, o local ganhou maior importância estratégica para o futuro da nova Luftwaffe, sendo usado como um grande centro de treinamento para seus pilotos de caça e de bombardeio. Em 1943, iniciou-se naquela escola a formação de tripulações especializadas da caça noturna.

No ano de 1945, a pista foi fortemente bombardeada, terminando com a destruição dos edifícios residenciais. Felizmente, o centro de comando principal da base e a sua torre de controle, milagrosamente, sobreviveram relativamente intactos. Após o fim da Segunda Guerra em 1945 e até o ano de 1968, o campo foi utilizado como uma Base Aérea do Exército dos Estados Unidos na Europa, ali era baseada a única escola de pilotos de helicóptero do Exército americano fora dos EUA. Os mais 100 Sikorsky H-34 “Chocktaw” existentes ali eram usados para treinar novos pilotos, para atender à crescente demanda criada pela Guerra do Vietnã. Com o fim deste conflito a base americana foi fechada e o aeródromo devolvido ao governo alemão para uso pela unidade de aviação, Heeresflieger, do novo Exército Alemão, o Bundeswehr. Em junho 1981 os UH-1 do 8º Esquadrão do Exército Alemão deixaram finalmente Schleissheim, levando ao fim de mais de 70 anos de atividade militar naquela base.

Cartaz
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Cartaz
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Cartaz
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Maquete do Museu
Maquete do MuseuMaquete do Museu
Maquete do Museu
Maquete do MuseuMaquete do Museu
Cartaz
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Em meados da década de 70 muitos dos edifícios históricos do início da aviação, estavam decadentes e ameaçavam se tornar apenas ruínas. Em 1981 mesmo, contrapondo-se a alguns interesses que defendiam a simples derrubada dos prédios, nasceu um ambicioso plano para transformar o velho hangar histórico em um museu aeroespacial de alto nível. O plano foi proposto pelo Deutsches Museum, e aceito pelos governos locais, previa um projeto em duas etapas. Na primeira, seriam recuperados, por completo, os prédios históricos, para, em seguida, construir uma nova edificação dedicada para acomodar a coleção de aeronaves.

Toda a área foi classificada como patrimônio histórico pelo Conselho de Ministros da Baviera, da Fundação Messerschmitt, e os edifícios puderam ser conservados e restaurados. Em 1992, o Museu de Aviação de Schleissheim abriu suas portas, sendo, assim, a primeira filial do Deutsches Museum.

Cartaz
CartazCartaz
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Passarela para o novo edifício
Passarela para o novo edifícioPassarela para o novo edifício
Escultura do A380
Escultura do A380Escultura do A380
Vista do edifício histórico
Vista do edifício históricoVista do edifício histórico
 

Focker -Wulf FW 44 J
Focker -Wulf FW 44 JFocker -Wulf FW 44 J
Motor de avião em restauração
Motor de avião em restauraçãoMotor de avião em restauração
Asa de avião da 1GM em restauração
Asa de avião da 1GM em restauraçãoAsa de avião da 1GM em restauração
Focker -Wulf FW 44 J
Focker -Wulf FW 44 JFocker -Wulf FW 44 J
Focker -Wulf FW 44 J
Focker -Wulf FW 44 JFocker -Wulf FW 44 J
 

Focker -Wulf FW 44 J
Focker -Wulf FW 44 JFocker -Wulf FW 44 J
Asa de avião da 1GM em restauração
Asa de avião da 1GM em restauraçãoAsa de avião da 1GM em restauração
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
 

A coleção do Museu

As aeronaves adquiridas pelo Museu raramente vem em perfeito estado de conservação. Por isso, muitas vezes, antes de poderem ser expostos ao público, elas precisam ser totalmente restauradas por especialistas. O trabalho de restauração e conservação varia muito de acordo com a idade do avião original. Os aviões anteriores à Segunda Guerra, os mais antigos, eram geralmente feitos apenas de madeira e de tecido, da mesma forma que os planadores. Já as aeronaves modernas são normalmente metálicas e complexas, apresentando muitos sistemas eletrônicos. O museu possui uma coleção que vai dos primeiros planadores até os aviões do pós-guerra, como os jatos supersônicos, aviões de decolagem vertical e helicópteros. Durante a década de 60 e início da de 70 a indústria aeronáutica alemã desenvolveu vários programas de aeronaves de decolagem vertical/curto (V/STOL) neste museu o visitante pode ver de perto protótipos de três destes programas os caças VFW VAK 191B e o EWR VJ-101, e transporte militar Dornier Do-31. Outra raridade que o leitor não deve deixar de ver é o caça (marginalmente) supersônico indiano HAL HF-24 Marut, desenvolvido naquele país por Kurt Tank, um dos mais famosos designers de aviões alemães da Segunda Grande Guerra.

CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)CASA 2,111 B (Heinkel He 111 H-16)
Glider SG 38
Glider SG 38Glider SG 38
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)

Antonov An-2
Antonov An-2Antonov An-2
Boeing Stearman A75
Boeing Stearman A75Boeing Stearman A75
Bücker Bü 181 Bestmann
Bücker Bü 181 BestmannBücker Bü 181 Bestmann
Casa 2111,versão espanhola do He111
Casa 2111,versão espanhola do He111Casa 2111,versão espanhola do He111
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
 

Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)Douglas DC-3 (C-47 Dakota D)
Bell UH-1D
Bell UH-1DBell UH-1D
Kamov Ka-26
Kamov Ka-26Kamov Ka-26
Doppelraab IV
Doppelraab IVDoppelraab IV
Casulo das turbinas verticais do Do-31
Casulo das turbinas verticais do Do-31Casulo das turbinas verticais do Do-31
 

Entre algumas das aeronaves especiais em exposição se encontram réplicas dos planadores de Lilienthal de 1894 e do planador Otto. Um dos populares biplanos de treinamento Focke-Wulf Fw-44 Stieglitz, modelo este que quase veio a ser fabricado no Brasil no entre-guerra. Entre os aviões da Primeira Guerra da coleção está um clássico, o Fokker D VII. O caça biplace Lockheed F104F Starfighter da Força Aérea Alemã, a Bundes Luftwaffe é um claro símbolo da reativação da indústria aeroespacial alemã na década de 60. Até mesmo os “rivais” do Starfighter, vindos do outro lado da Cortina de Ferro, os caças russos MiG-21 e MiG-23, também se fazem presentes no Museu. Mostrando o patamar mais atual da indústria européia, aqui repousa o primeiro protótipo do “eurocanard” Eurofighter EF-2000.

Kamow Ka-26
Kamow Ka-26Kamow Ka-26
UAV sem asas projetado por Alexander Lippisch
UAV sem asas projetado por Alexander LippischUAV sem asas projetado por Alexander Lippisch
Maquete aerodinamica do VAK 191B
Maquete aerodinamica do VAK 191BMaquete aerodinamica do VAK 191B
VAK 191B
VAK 191BVAK 191B
VAK 191B
VAK 191BVAK 191B
 

Visão geral do salão com Do-31 e VAK 191B no primeiro plano
Visão geral do salão com Do-31 e VAK 191B no primeiro planoVisão geral do salão com Do-31 e VAK 191B no primeiro plano
Saída de ar de estabilização do cone traseiro do Do-31
Saída de ar de estabilização do cone traseiro do Do-31Saída de ar de estabilização do cone traseiro do Do-31
Donier
DonierDonier
Norte-americano F-86 (Canadair Sabre Mk CL-13 6)
Norte-americano F-86 (Canadair Sabre Mk CL-13 6)Norte-americano F-86 (Canadair Sabre Mk CL-13 6)
Motor canadense Orenda 14 do F-86
Motor canadense Orenda 14 do F-86Motor canadense Orenda 14 do F-86

Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1Eurofighter EF-2000 DA 1
Condor IV
Condor IVCondor IV
 

O Museu se propõe ser um destino de lazer para toda a família. Por isso, ele contém um centro de educação dedicado unicamente às crianças menores. Dentro de simuladores existentes ali, os futuros engenheiros, pilotos e aficionados, podem experimentar com toda a segurança e pela primeira vez, as incríveis emoções de voar.

Projetos de Restauração

No momento da nossa visita os seguintes projetos de restauração estavam sendo desenvolvidos no Museu: uma réplica de um biplano Otto de 1913 em colaboração com a Werftverein (a “Associação de Amigos do Museu”), um helicóptero Sikorsky HH-19 e um Focke-Wulf Fw-44 Stieglitz. Um dos últimos projetos completados lá é o belo exemplar do Heinkel He 111, fabricado na Espanha depois da Guerra com motores britânicos (conhecido localmente como CASA 2.111 B).

EADS / Boeing X-31
EADS / Boeing X-31EADS / Boeing X-31
EADS / Boeing X-31
EADS / Boeing X-31EADS / Boeing X-31
EADS / Boeing X-31
EADS / Boeing X-31EADS / Boeing X-31
Donier 24 T-3
Donier 24 T-3Donier 24 T-3
SZD Bocian 1E-9 para
SZD Bocian 1E-9 paraSZD Bocian 1E-9 para
 

Lockheed T-33 A
Lockheed T-33 ALockheed T-33 A
Donier 24 T-3
Donier 24 T-3Donier 24 T-3
Donier 24 T-3
Donier 24 T-3Donier 24 T-3
Donier 24 T-3
Donier 24 T-3Donier 24 T-3
McDonnell Douglas F-4E Phantom II
McDonnell Douglas F-4E Phantom IIMcDonnell Douglas F-4E Phantom II
 

Hispano Aviación HA-300
Hispano Aviación HA-300Hispano Aviación HA-300
McDonnell Douglas F-4E Phantom II
McDonnell Douglas F-4E Phantom IIMcDonnell Douglas F-4E Phantom II
MiG-21 MF
MiG-21 MFMiG-21 MF
J Saab 35 Draken A
J Saab 35 Draken AJ Saab 35 Draken A
Lockheed F-104 Starfighter F
Lockheed F-104 Starfighter FLockheed F-104 Starfighter F

O Museu de Schleissheim possui um espaço expositivo total de 8.000 m² ; recebe 1,5 milhões de visitantes por ano, e concentra mais de 50 aeronaves originais que vão de Lilienthal  até o Eurofighter. A seção da aeronáutica contém em sua coleção uma área de 7.800 m² de área de exposição. 

O prédio da “Kommandantur” divide o Museu em duas alas conectadas por passarelas. Do lado esquerdo, fica o hangar histórico onde se conta a história do período do início da aviação e também a evolução do aeródromo de Schleissheim ao longo das décadas. Do lado direito,está o novo prédio da coleção, feito contrastantemente em paredes de vidro sobre uma estrutura metálica.

Reuter Arco-UL
Reuter Arco-ULReuter Arco-UL
J Saab 35 Draken A
J Saab 35 Draken AJ Saab 35 Draken A
Foguete Blue Streak primeiro estágio do lançador de satélites europeus
Foguete  Blue Streak primeiro estágio do lançador de satélites europeusFoguete  Blue Streak primeiro estágio do lançador de satélites europeus
Motor do foguete A4 (V2) de 1944
Motor do foguete A4 (V2) de 1944Motor do foguete A4 (V2) de 1944
Lockheed F-104 Starfighter F
Lockheed F-104 Starfighter FLockheed F-104 Starfighter F
 

GE J79
GE J79GE J79
Motor de turbina RB-199
Motor de turbina RB-199Motor de turbina RB-199
Tumansky R-29
 Tumansky R-29 Tumansky R-29
Protótipo do Eurofighter
Protótipo do EurofighterProtótipo do Eurofighter
Turbo-hélice
Turbo-héliceTurbo-hélice
 

Schleissheim131
Schleissheim131Schleissheim131
Eurofighter EF-2000 DA 1
Eurofighter EF-2000 DA 1Eurofighter EF-2000 DA 1
Schleissheim133
Schleissheim133Schleissheim133
Maquete do VJ101
Maquete do VJ101Maquete do VJ101

Horário de funcionamento do Museu

O museu encontra-se aberto para a visitação diária a partir das 09:00 às 17:00 horas, oferecendo inclusive visitas guiadas em inglês. Para cada tipo de excursão é cobrado um valor, que pode variar entre € 25 a 140 €.

Maquetes para tuneos de vento do VJ101
Maquetes para tuneos de vento do VJ101Maquetes para tuneos de vento do VJ101
Maquetes para tunel de vento do VJ101
Maquetes para tunel de vento do VJ101Maquetes para tunel de vento do VJ101
Componentes intercambiaveis das maquetes de tunelde vento
Componentes intercambiaveis das maquetes de tunelde ventoComponentes intercambiaveis das maquetes de tunelde vento
Schleissheim139
Schleissheim139Schleissheim139
Schleissheim140
Schleissheim140Schleissheim140

Lockheed T-33 A
Lockheed T-33 ALockheed T-33 A
Dornier Do 31 E-3
Dornier Do 31 E-3Dornier Do 31 E-3
Donier
DonierDonier
Dornier Do 31 E-3
Dornier Do 31 E-3Dornier Do 31 E-3
UAV sem asas projetado por Alexander Lippisch
UAV sem asas projetado por Alexander LippischUAV sem asas projetado por Alexander Lippisch
 

Schleissheim146
Schleissheim146Schleissheim146
Schleissheim147
Schleissheim147Schleissheim147
Schleissheim148
Schleissheim148Schleissheim148
Kamov Ka-26
Kamov Ka-26Kamov Ka-26
Kamov Ka-26
Kamov Ka-26Kamov Ka-26
 

O Deutsches Museum Schleissheim fica localizado no endereço: Effnerstrasse 18, 85764 Oberschleissheim. É possível ir de metrô (linha S1 descendo na estação Oberschleisshem), mas isso envolve uma caminhada de 1300m ou cerca de 15 a 20 minutos dependendo do seu pique.

Lockheed F-104 Starfighter F
Lockheed F-104 Starfighter FLockheed F-104 Starfighter F
Sikorsky S-58 (G H-34)
Sikorsky S-58 (G H-34)Sikorsky S-58 (G H-34)
Bell UH-1D
Bell UH-1DBell UH-1D
SNCASE SE3130 Alouette II
SNCASE SE3130 Alouette IISNCASE SE3130 Alouette II
Boeing Stearman A75
Boeing Stearman A75Boeing Stearman A75

Antonov An-2
Antonov An-2Antonov An-2
Cessna 195
Cessna 195Cessna 195
Bücker Bü 181 Bestmann
Bücker Bü 181 BestmannBücker Bü 181 Bestmann
Schleissheim159
Schleissheim159Schleissheim159
Schleissheim160
Schleissheim160Schleissheim160

Schleissheim161
Schleissheim161Schleissheim161
Schleissheim162
Schleissheim162Schleissheim162
 

Telefone: + 49 89 315 7140

Fax: +49 89 315 7140

Atenção: Dentro do museu fotografia e filmagem só são permitidos sem uso de tripé, apenas para o uso privado. 


 

Last Updated on Tuesday, 10 August 2010 17:32
 

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