DCNS: Navio Patrulha Gowind L’Adroit disponibilizado para operação pela Marinha da França PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 11 November 2011 12:26

 

Release DCNS

 

21 October 2011

 

 

 

Menos de dois anos após se iniciar sua construção, o navio de patrulha oceânica (OPV em inglês) Gowind L'Adroit, uma plataforma de segurança e proteção marítima revolucionária, foi disponibilizado para a Marinha Francesa.

Construído pela DCNS sob um programa auto-financiado, o navio incorpora um número de importantes inovações tecnológicas e agora terá a oportunidade de demonstrar seu valor operacional nas missões da Marinha Francesa ao redor do mundo.

O OPV Gowind L’Adroit foi oficialmente entregue à Marinha Francesa no dia 21 de outubro em uma cerimônia da qual participou Bernard Huet, Vice Presidente Executivo e Sub Diretor-Gerente da  DCNS, e o Vice Almirante Xavier Magne, comandante da Força de Ação Naval  da França (FAN). O navio será comandado pelo Capitão Loïc Guyot e permanecerá sendo propriedade da DCNS.

"O OPV Gowind L'Adroit é emblemático da ambiciosa estratégia de crescimento da DCNS no mercado global de navios de porte pequeno e médio," falou Bernard Huet. "A DCNS está decidida a desenvolver uma resposta eficiente para as necessidades globais de segurança e proteção no mar justo quando o ambiente de  ameaças se torna cada vez mais complexo. Nossa parceria com esta força naval de primeiro nível é uma oportunidade para demonstrar as muitas virtudes deste navio. O referenciamento pela Marinha Francesa também ajudará a promover os navios Gowind no mercado internacional como um leque de  navios militares capaz de atender um grande número de necessidades atuais e futuras."

Com duas tripulações da Marinha Francesa se alternando a cada quatro meses, o L’Adroit vai demonstrar um altíssimo nível de disponibilidade no mar, passando até  220 dias por ano em missões operacionais.

Durante os próximos três anos, a Marinha Francesa haverá de testar profundamente o novo navio e seus avançados equipamentos e sistemas: UAVs, rampas para o lançamento de lanchas para emprego de forças especiais, o passadiço "panorâmico", e o mastro único encapsulado para visibilidade 360°, capacidade de realização de teleconferência, sensores acústicos de longo alcance, etc. Com estes sistemas de alta tecnologia, o navio é idealmente equipado para as missões marítimas atuais e futuras, incluindo o monitoramento da atividade pesqueira, antipirataria, combate ao tráfico de drogas, proteção ambiental, resgate humanitário, e busca e resgate (SAR).

Esta operação  é uma prova adicional da capacidade da DCNS para projetar um navio particularmente inovador em um prazo curtíssimo – menos de dois anos – e rigorosamente dentro do valor orçado.

O inovador Navio Patrula (OPV) Gowind L’Adroit

Com um comprimento de 87 metros, o OPV L’Adroit apresenta três semanas de autonomia em ambiente oceânico (as "Águas Azuis") 8,000 milhas náuticas, uma velocidade máxima de 21 nós e um convôo para helicópteros/UAVs. O projeto ainda inclui a plena capacidade de ser conduzido por uma tripulação reduzida de apenas 30 militares, com espaço adicional para 30 passageiros.

As inovações e as capacidades que são de particular interesse para as marinhas, forças especiais navais e de guarda costeira incluem o passadiço panorâmico com visibilidade  360°, e um mastro encapsulado também com visibilidade de sensores 360°, lançamento discreto de lanchas rápidas de Forças Especiais em menos de cinco minutes e a plena previsão de operação de veículos não tripulados aéreos e de superfície (UAVs e USVs). A família Gowind ainda se beneficia da vasta experiência da DCNS na área de tecnologia da informação e de sistemas de informação de comando. Osses navios podem ser rapidamente configurados para patrulhas de areas extendidas. Quando ele opera conjuntamente com centros de comando e controle baseados em terra e com outros navios capazes de serem interligados por redes digitais táticas, fica simples a detecção automática de comportamento suspeito no mar por navios, lanchas, etc.

Last Updated on Saturday, 12 November 2011 23:08
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.