DCNS realiza primeiro pouso do novo helicóptero Caiman da Marinha a bordo da FREMM Aquitaine PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 10 March 2012 13:21

 

 

Algumas semanas depois das primeiras ensaios de pouso de helicópteros na fragata Aquitaine, a DCNS, a Marinha da França e a Agência de Aquisições de Defesa da França (DGA) completaram com sucesso uma nova etapa de testes de pousos no convês de voo, desta vez com o novo Caiman Marine (NH90) helicóptero  pesado que recentemente entrou em serviço operacional com a marinha francesa.

Após ter conduzido com sucesso em janeiro uma operação para qualificar o convés de vôo da FREMM Aquitaine para helicópteros Lynx de cinco toneladas, a DCNS, a marinha francesa e a DGA procederam aos primeiros pousos no convoo de um helicóptero Caiman de 10 toneladas  a bordo da mesma fragata. Conforme a experiência anterior com o Lynx, os pilotos franceses apreciaram a ausência de turbulência acima do convés de vôo em todas as aproximações para pouso.

"Este primeiro pouso no navio com o novo helicóptero Caiman é um marco importante no programa FREMM: o helicóptero, juntamente com o sistema de combate projetado e desenvolvido pela DCNS, trará às fragatas FREMM recursos sem precedentes para um navio de guerra", disse Vincent Martinot-Lagarde, gerente do programa FREMM da DCNS. "O pessoal da DCNS, a Marinha francesa e da DGA intensificaram os seus esforços para garantir o sucesso destes ensaios."

Os testes da plataforma de pouso, realizados à luz do dia e à noite, fazem parte dos procedimentos necessários para qualificar as fragatas FREMM para a operação de helicópteros de 10 toneladas. Além disso, a campanha foi uma oportunidade para testar a manutenção a bordo e instalações de equipamentos de um helicóptero como o Caiman.

O Marine Caiman (NH90) é um dos carros-chefe da indústria européia de helicópteros. Ele foi projetado para todos os tipos de missões navais e marítimas (guerra anti-submarina, guerra anti-superfície e anti-terrorismo operações no mar) e será utilizado pelos navios franceses.

A fragata FREMM Aquitaine vai deixar o porto de novo em poucos dias para os ensaios do sistema de combate. A entrega do navio está prevista para o terceiro trimestre de 2012.

FREMM, um programa importante de DCNS e parceiros

O programa francês da FREMM prevê a construção de 12 navios - 11 para a marinha francesa e um para a Marinha Real do Marrocos.

As Fragatas FREMM estão entre os mais avançados tecnologicamente e possuem preços competitivos no mercado mundial. Estes navios de guerra fortemente armados estão sendo construídos pela DCNS que é o contratado principal para incluir o "estado da arte" em termos de armas e sistemas de defesa, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro MdCN mísseis anti-aéreos Aster, Exocet MM40 e torpedos MU90.

Eles são inerentementes versáteis para poder fornecer uma resposta a todos os tipos de ameaças. A DCNS, líder mundial em inovação, garante que eles oferecem níveis inigualáveis ​​de interoperabilidade e disponibilidade. O contrato para construir uma fragata FREMM para a Marinha Real do Marrocos demonstra que o tipo também atende às necessidades e expectativas de clientes emergentes internacionais.

FREMM dados técnicos

• Comprimento: 142 m

• Largura: 20 m

• Deslocamento: 6.000 toneladas

• Max. velocidade: 27 nós

• Complemento: 108 (incluindo tripulação do helicóptero)

• Alojamento: 145 homens e mulheres

• Alcance: 6000 mn (a 15 nós)

 

Fonte: DCNS

Foto: DCNS

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.