Equipe brasileira de triatlo militar conquista ouro inédito em mundial na Suíça PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 28 August 2012 10:17

 

O hino nacional e a bandeira verde e amarela tomaram conta da cidade de Lausanne, na Suíça, no último sábado (25). Pela primeira vez, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio nas modalidades individual feminina e masculina e por equipe mista no Campeonato Mundial Militar de Triathlon (natação, ciclismo e corrida). Os atletas brasileiros conquistaram medalha nas cinco categorias da competição, levando para casa três ouros, uma prata e um bronze. O bom resultado, segundo o chefe da delegação brasileira, coronel Mario Felizardo Medina, surpreendeu os competidores, que colocaram as delegações da China, França e Polônia como favoritas. “Foi fundamental a estratégia utilizada nas provas, além do trabalho muito bem feito da equipe”, afirmou. De acordo com o coronel, além dos adversários, os atletas brasileiros tiveram de enfrentar dificuldades com fuso horário (5h a mais que Brasília/DF), alimentação diferenciada – “mais apimentada” do que a brasileira – e o fato de terem chegado ao país europeu na véspera da competição. No final, contudo, prevaleceu o espírito de superação.

Conquistas

Mais uma vez, a participação feminina teve destaque entre os atletas militares brasileiros. Uma das medalhas de ouro foi alcançada pela sargento do Exército Pâmella Nascimento de Oliveira, capixaba de 24 anos (foto ao lado, primeira da direita para esquerda). A atleta, agora campeã mundial militar, participou recentemente dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, além de ter obtido bronze no Pan-americano do ano passado. Na competição da Suíça, Pamella esteve à frente das adversárias ao longo de todas as provas. O também sargento do Exército Reinaldo Colucci, paulista de 26 anos (foto abaixo), conquistou o outro ouro individual para a equipe brasileira. Atual campeão pan-americano de triatlo, ele tomou a dianteira na última parte da prova, a corrida, e não deixou a medalha escapar. Em sua página pessoal na internet, ele disse estar “muito feliz e orgulhoso por ver a bandeira nacional no lugar mais alto”. Já a terceira medalha dourada foi mérito da equipe mista. Nessa categoria, são contabilizados os resultados dos três melhores competidores masculinos e da melhor atleta feminina classificada em cada país. A soma deu ao Brasil o primeiro lugar no pódio. Os atletas militares brasileiros também ganharam prata por equipe masculina, onde prevaleceu o trabalho dos integrantes do grupo, os sargentos do Exército Reinaldo Colucci, Marcus Fernandes, Bruno Matheus e Wesley Matos; além do major Kelmerson Buck e do capitão Diefferson Felix. A equipe feminina trouxe o bronze, com as sargentos do Exército Pâmella Oliveira, Flávia Fernandes e Vanessa Gianinni; e as marinheiras Carolina Furriela, Fernanda Garcia e Carolina Menezes.

Triatlo

Organizado pelo Exército da Suíça, o Campeonato Mundial Militar de Triathlon deste ano reuniu cerca de 120 atletas de 18 países. Ao todo, os competidores participaram de provas que somaram 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Foi de aproximadamente duas horas o tempo médio de realização das três atividades esportivas do triatlo militar. A equipe brasileira é treinada pela Comissão de Desportos do Exército (CDE), localizada no Rio de Janeiro. Para o coronel Medina, o triatlo “é uma prova definida nos detalhes”. Na sua avaliação, o trabalho feito pela comissão nacional foi bem feito, principalmente no que se refere ao aspecto psicológico dos atletas. A vitória, segundo ele, é um reconhecimento e a certeza de “estar no caminho certo”. Segundo Medina, o próximo passo da delegação são os Jogos Mundiais Militares de 2015 na Coreia do Sul. “Este é o nosso objetivo principal a partir de agora”, disse.

Fotos: Divulgação Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Fonte: Ministério da Defesa

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.