Protótipo de míssil anti-navio realiza com sucesso primeiro teste de vôo solo PDF Print E-mail
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Friday, 06 September 2013 17:36

 

06 de setembro de 2013

 

Teste de transição em voo livre do LRASM verifica características de vôo e avaliou subsistemas principais e sensores

Os sofisticados sistemas de defesa aérea dos países adversários tornam difícil para os atuais mísseis antinavios, lançados do ar ou da superfície, acertar seus alvos à longa distância. Para atacar navios de guerra inimigos individualmente de fora do alcance de seus sistemas antiaereos , os militares podem ter que lançar vários mísseis ou empregar meios de designação de alvos locais, tais como aviões equipados com radar ou satélites de Global Positioning System (GPS ), recursos que podem não estar sempre disponíveis . Para ajudar a enfrentar esses desafios, a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA ) e o Escritório de Pesquisa Naval ( ONR ) estão colaborando no programa de mísseis antinavio de longo alcance (LRASM), que disparou com sucesso seu primeiro protótipo em 27 de agosto.

Projetado para ser lançado tanto da superfície quanto de aeronaves, o LRASM procura desenvolver um novo míssil antinavio autônomo de alta precisão que possa ser disparado de fora da área conflagrada. Este novo modelo será baseado no comprovado míssil Joint Air Surface Standoff Missile Extended Range (JASSM -ER). LRASM visa incorporar ainda novos sensores e sistemas para criar um míssil de cruzeiro subsônico furtivo e resistente à interferência inimiga reduzindo a dependência de inteligência, plataformas externas de vigilância e reconhecimento (ISR), de links de dados e de navegação GPS em ambientes de guerra eletrônica. O programa também se concentra numa letalidade de alta precisão mesmo sob o efeito de medidas defensivas avançadas.

"Este teste plenamente funcional representa um passo significativo em prover à Marinha dos EUA e à Força Aérea dos EUA, uma capacidade de mísseis antinavio de última geração ", disse Artie Mabbett , gerente do programa LRASM da DARPA . "Este teste é o ponto culminante de cinco anos de desenvolvimento e integração de sensores avançados em um míssil 100% integrado (“All-Up-Round” - AUR ) . Ele também representa a primeira vez que se integrou os sensores avançados e onde se demonstrou todo o sistema, resultando em um nível de desempenho que é substancialmente superior às nossas capacidades atuais" .

A DARPA projetou o teste de transição em vôo livre ( FFTT  - “Free Flight Transition Test” no original) para verificar as características de voo do míssil e avaliar o desempenho do subsistema e dos sensores. Além dos objetivos principais da transição de vôo livre , o veículo de teste também detectou, engajou e acertou um navio alvo móvel ( MST – Mobile Ship target)não-tripulado com 260 metros de comprimento, usando uma ogiva inerte.

Um bombardeiro B-1 do 337º Esquadrão de Teste e Avaliação realizou a missão desde a base aérea Dyess , no Texas, até o polígono de tiro naval Point Mugu Sea Test Range ao largo da costa sul da Califórnia. Uma vez em posição, o B-1 lançou o LRASM , que se seguiu uma rota pré-planejada em direção ao alvo. Aproximadamente a meio caminho de seu destino a arma passou a orientação autônoma na qual ele autonomamente detectou o MST em movimento e orientou -se para atingir o local desejado no alvo. Um caça F/A-18 do Esquadrão de Teste Aéreo e de Avaliação ( VX ) 31 em China Lake, na Califórnia, seguiu a arma durante o seu voo.

A empresa Lockheed Martin Missiles and Fire Control ( LMMFC ) é o contratante principal para a fase de demonstração da arma LRASM . A divisão da BAE Systems para Informação e Integração de Sistemas Eletrônicos é o contratante principal para a concepção e desenvolvimento dos sistemas de sensores a bordo de LRASM.

 

Fonte: http://www.darpa.mil/NewsEvents/Releases/2013/09/06.aspx

 

 

Last Updated on Friday, 06 September 2013 17:57
 

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