Hava Kuvvetleri Müzesi: o Museu da Força Aérea Turca PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Thursday, 25 August 2011 23:10

 

 

Frente do Museu da Força Aérea Turca
Frente do Museu da Força Aérea TurcaFrente do Museu da Força Aérea Turca
Entrada principal
Entrada principalEntrada principal
Brasão da FA Turca
Brasão da FA TurcaBrasão da FA Turca
'O futuro nos céus'
'O futuro nos céus''O futuro nos céus'
'os que chegam ao coração do céu'...
'os que chegam ao coração do céu'...'os que chegam ao coração do céu'...

Bolachas dos esquadrões turcos
Bolachas dos esquadrões turcosBolachas dos esquadrões turcos
Guia esquemático da coleção
Guia esquemático da coleçãoGuia esquemático da coleção
MKE-44 Ugur
MKE-44 UgurMKE-44 Ugur
MKE-44 Ugur
MKE-44 UgurMKE-44 Ugur
Miles M.14A Magister
Miles M.14A MagisterMiles M.14A Magister

No ano em que a Força Aérea Turca comemora seu centenário ALIDE foi a Istambul conhecer o Hava Kuvvetleri Müzesi, o Museu da Força Aérea Turca. O Museu fica localizado no subúrbio de Yesilköy, bem ao sul do Aeroporto Internacional Kamal Ataturk em Istambul. Ele é um compacto mas bem completo museu aeronáutico contando a história daquela Força Aérea do início do século XX até os dias atuais.

Miles M.14A Magister
Miles M.14A MagisterMiles M.14A Magister
Grigorovitch M-5
Grigorovitch M-5Grigorovitch M-5
GE/Allison J-33
GE/Allison J-33GE/Allison J-33
PZL 24G polonês
PZL 24G polonêsPZL 24G polonês
PZL 24G polonês
PZL 24G polonêsPZL 24G polonês

Altın Kanatlar AK2000X
Altın Kanatlar AK2000XAltın Kanatlar AK2000X
Planador Scheibe Bergfalke IV
Planador Scheibe Bergfalke IVPlanador Scheibe Bergfalke IV
L-18C SuperCub
L-18C SuperCubL-18C SuperCub
D.H. 89A Dragon Rapide
D.H. 89A Dragon RapideD.H. 89A Dragon Rapide
Motor radial e turbojato
Motor radial e turbojatoMotor radial e turbojato


A Turquia: um país na encruzilhada da História e da Geografia

O Império Otomano, do século XV até a sua derrota no fim da Primeira Guerra Mundial controlou, além do território da Turquia atual, quase que todo o território islâmico (árabe) do norte da África, no oeste, até o Iraque e a Pérsia, no leste. Abrangia, ainda, desde a Península Arábica ao sul até uma considerável fatia da Europa oriental, incluindo os Bálcãs, a Grécia, a Bulgária, Hungria e Romênia. Todo esse poder foi profundamente afetado pela derrota o Império e de seus aliados alemães na Primeira Guerra Mundial. Na Guerra Turca de Independência que ocorreu entre 1919-22 houve o colapso final do Império Otomano. Foi neste período em que o oficial Kemal Ataturk liderou um movimento que retomou o controle do território turco das potências aliadas, fundando a República Turca. Ataturk foi o primeiro presidente do país e marcou profundamente a história daquela região, ao ocidentalizar fortemente o país, reduzindo a interferência religiosa no governo, dando mais autonomia às mulheres, e até mesmo, trocando o uso do alfabeto árabe pelo latino na língua turca.

Curtiss CW 22B
Curtiss CW 22BCurtiss CW 22B
Treinador simples
Treinador simplesTreinador simples
Treinador
TreinadorTreinador
Treinador de aviônicos de missão do F-4E
Treinador de aviônicos de missão do F-4ETreinador de aviônicos de missão do F-4E
Treinador de aviônicos de missão do F-4E
Treinador de aviônicos de missão do F-4ETreinador de aviônicos de missão do F-4E

Treinador do F-104
Treinador do F-104Treinador do F-104
Treinador do F-104
Treinador do F-104Treinador do F-104
F-104G ex-Luftwaffe
F-104G ex-LuftwaffeF-104G ex-Luftwaffe
F-104G
F-104GF-104G
F-5A em cinza de Superioridade Aérea
F-5A em cinza de Superioridade AéreaF-5A em cinza de Superioridade Aérea


Turquia e Brasil: um paralelo histórico


Dois países periféricos, Turquia e Brasil apresentam uma evolução no tema aeromilitar com várias semelhanças e algumas diferenças chaves. A maior semelhança reside, naturalmente, nos nossos alinhamento geopolíticos com os EUA no pós-guerra. Por isso, ambos os países receberam e operaram grandes lotes de aeronaves americanas de segunda mão. A grande divergência, no entanto, residiu no fato da Turquia, diferentemente do Brasil, estar situada geograficamente no olho do furacão da Guerra Fria. O país, parte da OTAN desde 1952m fazia fronteira direta com o sul da URSS e os estreitos do Bósforo e de Dardanelos eram as “barreiras naturais” para tentar bloquear o acesso da Frota Soviética do Mar Negro ao Mediterrâneo. Esta posição para lá de estratégica atraiu para o país europeu a base aérea da USAF de Incirlik que opera desde 1955, mas que atualmente não apresenta unidades aéreas permanentes.

NF-5A
NF-5ANF-5A
NF-5A
NF-5ANF-5A
NF-5A com camuflagem ttática
NF-5A com camuflagem ttáticaNF-5A com camuflagem ttática
NF-5A
NF-5ANF-5A
NF-5A
NF-5ANF-5A

Foi desta base que partiu o U-2 de Francis Gary Powers, abatido com grande estardalhaço sobre a União Soviética em 1960. A justificada preocupação com a segurança de unidades em solo fez com que os americanos lhes transferissem alguns Convair F-102A Delta Dagger, um dos dois únicos países além dois EUA a operar este modelo de caça americano. Além da União Soviética, os turcos têm dentro da OTAN um rival regional muito aguerrido, a Grécia. Como legado dos cerca de 450 anos de dominação turca/otomana da Grécia, este país acabou sendo o grande espinho na barriga dos turcos e ao mesmo tempo seu mais provável cenário de guerra real.

Veículo para carregar bombas nos pilones
Veículo para carregar bombas nos pilonesVeículo para carregar bombas nos pilones
Bomba burra com freios aerodinâmicos na cauda
Bomba burra com freios aerodinâmicos na caudaBomba burra com freios aerodinâmicos na cauda
MDD Phantom II F-4E
MDD Phantom II F-4EMDD Phantom II F-4E
Mísseis AIM-7 Sparrow do F-4E
Mísseis AIM-7 Sparrow do F-4EMísseis AIM-7 Sparrow do F-4E
MDD Phantom II F-4E
MDD Phantom II F-4EMDD Phantom II F-4E

Na década de 60, caças mais complexos como o Phantom II e, posteriormente, os General Dynamics F-16 tiveram sua venda negada ao Brasil, mas eles não foram restringidos aos turcos. Tendo este fenômeno em mente, podemos entender porque a Força Aérea Turca pode evitar ter que operar alguns poucos modelos, por muito além de seu prazo ideal.

O F-4E sem as turbinas J-79
O F-4E sem as turbinas J-79O F-4E sem as turbinas J-79
General Dynamics F-16
General Dynamics F-16General Dynamics F-16
Cabine do F-16
Cabine do F-16Cabine do F-16
Superfície dorsal do F-16
Superfície dorsal do F-16Superfície dorsal do F-16
Cessna T-37C Tweety
Cessna T-37C TweetyCessna T-37C Tweety

Cessna T-37C Tweety
Cessna T-37C TweetyCessna T-37C Tweety
NF-5A da unidade de demonstração turca
NF-5A da unidade de demonstração turcaNF-5A da unidade de demonstração turca
F-5A da unidade de demonstração turca
F-5A da unidade de demonstração turcaF-5A da unidade de demonstração turca
Lançador de mísseis SAM Rapier
Lançador de mísseis SAM RapierLançador de mísseis SAM Rapier
Lockheed RT-33 Shooting Star
Lockheed RT-33 Shooting StarLockheed RT-33 Shooting Star

O Museu

As instalações em Yeşilköy começaram a ser construídas em 1977, sendo terminadas em 1983. No total, o Museu dispõe de uma área total de 65.000 m2, dos quais 2.365 m2 são cobertos e 12.000 m2 são área de exposição ao ar livre. A inauguração oficial foi feita pelo comandante da Força Aérea Turca em 16 de outubro de 1985. Prédio de um único piso, anexo a um hangar, o Museu se divide em oito salões um tanto soturnos, onde os visitantes podem aprender, via uma bem montada coleção de plastimodelos e cartazes (100% em turco!), a evolução da tecnologia aeronáutica, sobre a história da aviação mundial e principalmente da aviação turca. Mais atenção, no entanto, é dada a mostrar os patronos e pioneiros da Força Aérea Turca do que para explicar o papel da força nos eventos globais ao longo dos últimos anos. Imperdíveis aqui são os “Salões das Armas” e “da Munição”, onde estão exibidos variados tipos de bombas, mísseis e canhões das diversas épocas.

Lockheed T-33 Shooting Star
Lockheed T-33 Shooting StarLockheed T-33 Shooting Star
Lockheed T-33 Shooting Star
Lockheed T-33 Shooting StarLockheed T-33 Shooting Star
Republic RF-84 Thunderflash
Republic RF-84 ThunderflashRepublic RF-84 Thunderflash
F-84F Thunderstreak
F-84F ThunderstreakF-84F Thunderstreak
Republic RF-84F Thunderflash
Republic RF-84F ThunderflashRepublic RF-84F Thunderflash

O “Hangar Especial” guarda as jóias raras da coleção de aeronaves. Um Miles M.14A Magister e um D.H. Dragon Rapide, ambos britânicos, além de um monomotor de asa alta PZL 24G polonês e de um hidro-avião biplano russo Grigorovitch M-5 da Primeira Guerra Mundial. A indústria aeronáutica turca esta ali representada pelo treinador MKE-44 Ugur, e pelo AK2000X, uma réplica modernizada do Bleriot XIb feita para a reencenação do raid realizado entre Istambul e Alexandria no ano de 1914. Também ficam neste hangar um biplace Curtis CW-22B Falcon (antepassado para exportação do conhecidos P-40) e um Piper L-18C SuperCub. Nas laterais temos ainda um simulador de cabine do F-104 e do F-4E junto com dois simuladores muito antigos e um motor a jato GE/Allison J-33 de fluxo centrífugo.

Republic RF-84 Thunderflash
Republic RF-84 ThunderflashRepublic RF-84 Thunderflash
Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2
Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2
Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2
Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2Canadair CL-13A (F-86E) Sabre 2
Republic RF-84G Thunderjet
Republic RF-84G ThunderjetRepublic RF-84G Thunderjet
Republic RF-84G Thunderjet
Republic RF-84G ThunderjetRepublic RF-84G Thunderjet

No hall de entrada do prédio, podem ser vistas as bandeiras de cada uma das unidades aéreas da FA Turca. Do lado de fora, no pátio, divididos conforme seu tipo fica a grande maioria dos aviões da coleção.

Estudantes turcos conhecem os seus caças
Estudantes turcos conhecem os seus caças Estudantes turcos conhecem os seus caças
F-104 ex-Lutwaffe
F-104 ex-LutwaffeF-104 ex-Lutwaffe
TF-104 ex-Lutwaffe
TF-104 ex-LutwaffeTF-104 ex-Lutwaffe
Nariz do biplace TF-104
Nariz do biplace TF-104Nariz do biplace TF-104
F-104 com camuflagem SEA
F-104 com camuflagem SEAF-104 com camuflagem SEA

TF-104G
TF-104GTF-104G
Lockheed TF-104G
Lockheed TF-104GLockheed TF-104G
F-104G com os roundels velhos da FA Turca
F-104G com os roundels velhos da FA TurcaF-104G com os roundels velhos da FA Turca
F-104G
F-104GF-104G
F-100 Super Sabre
F-100 Super SabreF-100 Super Sabre

Os caças a jato

O primeiro caça a aparecer com destaque na entrada do pátio é F-104G montado em posição de vôo e usado como gate guardian. Do seu lado direito, um McDonnell Douglas F-4E com pintura recente de dois tons de cinza a lá F-16 e com uma vistosa boca de tubarão ao redor do canhão Vulcan de 20mm. Sob o Phantom estão quatro mísseis de médio alcance AIM-7 Sparrow. Mais adiante, à esquerda, fica um F-16C com uma plataforma com escada para que se possa olhar dentro do cockpit. Um pouco atrás do Fighting Falcon apresenta-se um vistoso Northrop NF-5A da equipe de demonstração aérea Turkish Stars (Turk Yildizlari), pintado no “vermelho-branco” da bandeira turca. Um treinador T-37C “TweetyBird” fica perto de um T-33 e de seu primo, um RT-33 com câmeras de reconhecimento no nariz.

F-100 Super Sabre
F-100 Super SabreF-100 Super Sabre
Vista frontal do F-100 camuflado SEA
Vista frontal do F-100 camuflado SEAVista frontal do F-100 camuflado SEA
F-100F camuflado SEA
 F-100F camuflado SEA F-100F camuflado SEA
F-100F camuflado SEA
 F-100F camuflado SEA F-100F camuflado SEA
North American F-100C
North American F-100CNorth American F-100C

A família dos caças Republic F-84 Thunderjet tem cinco membros nesta coleção, um Thunderjet F-84G de asas enflexadas, dois Thunderflash RF-84G com nariz com câmeras fotográficas e dois F-84H normais de ataque com asas convencionais. No meio dos Thunderjets havia ainda dois North American F-86E Sabre Mark 2. Na segunda fileira, mais dois F-5s, desta vez camuflados, um do padrão “A” e outro um RF-5A com nariz de reconhecimento. O avião “9-725” é um TF-104G ex-Luftwaffe adquirido na década de 80. No total a Força Aérea da Turquia recebeu mais de 400 unidades deste tipo de caça, novos (92) e usados (317), eis aí uma grande diferença entre a realidade do Brasil e da Turquia! O Starfighter camuflado com radome negro é um dos F-104S comprados novos da Itália. Três North American F-100 Super Sabre, dois monoplace (“D”)e um biplace (F-100F) camuflado estão estacionados ao lado do Convair Delta Dagger. Em frente a um dos F-100 está dois mísseis Ar-Terra Martin AGM-12 Bullpup.

Dois mísseis AGM-12B Bullpup
Dois mísseis AGM-12B BullpupDois mísseis AGM-12B Bullpup
Dois mísseis AGM-12B Bullpup
Dois mísseis AGM-12B BullpupDois mísseis AGM-12B Bullpup
Bomba de queda livre e o tanque externo do F-100
Bomba de queda livre e o tanque externo do F-100Bomba de queda livre e o tanque externo do F-100
F-100 visto de ré
F-100 visto de réF-100 visto de ré
F-100
F-100F-100

Alguns dos aviões do Museu têm o símbolo antigo da Força Aérea, um quadrado vermelho, que foi usado até o ano de 1972. Depois desta data o símbolo passou a ser idêntico ao usado pela Força Aérea do Peru, três círculos concêntricos, vermelho-branco-vermelho.

Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger

Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta Dagger
Convair F-102A Delta DaggerConvair F-102A Delta Dagger
Republic P-47D Thunderbolt
Republic P-47D ThunderboltRepublic P-47D Thunderbolt
Republic P-47D Thunderbolt
Republic P-47D ThunderboltRepublic P-47D Thunderbolt
Republic P-47D Thunderbolt
Republic P-47D ThunderboltRepublic P-47D Thunderbolt

Os veteranos

Na terceira fileira um impecável Douglas C-47A é mostrado ao lado de um P-47D Thunderbolt, um Beechcraft AT-11, um North American T-6G Texan e de um avião anti-submarino Grumman S-2E. A FAB usou todos estes cinco modelos. Os maiores aviões da coleção estão aqui. Eles são o Douglas C-54D (versão militar do DC-4) na companhia a um Vickers 794 Viscount, de um Sud SE210 Caravelle 10R civil da Istanbul Airlines e de um cargueiro tático C-160 Transall. Entre estes grandes aviões um número de pequeninos: o PZL 104 Wilga, Cessna U-17, Bellanca T.7, os Dorniers Do 27H-2, Do 28B-1 Do 28D-1 e Do 28D-2. além de um helicóptero. Três helicópteros fechavam a exibição, um pequenino Robinson R-22, um Bell UH-1H e um Sikorsky UH-19B Chickasaw. Por detrás da lanchonete se escondia ainda um segundo C-47, este camuflado.

Douglas C-47B
Douglas C-47BDouglas C-47B
Douglas C-47B
Douglas C-47BDouglas C-47B
Douglas C-47B
Douglas C-47BDouglas C-47B
Douglas C-54D
Douglas C-54DDouglas C-54D
Treinador Beechcraft AT-11 Kansan
Treinador Beechcraft AT-11 KansanTreinador Beechcraft AT-11 Kansan

Dois sistemas mísseis antiaéreos de origem americana são apresentados um defronte o outro, em posição de tiro: um Nike Ajax (MIM-3) e um Nike Hercules (MIM-14). No final, o desenvolvimento dos mísseis nucleares intercontinentais pelos russos levou à aposentadoria de toda esta classe de mísseis nas forças americanas. No outro extremo do pátio existe ainda uma variada sequencia de sistemas de radar e de artilharia antiaérea que trabalharam durante a Guerra Fria para dissuadir um hipotético ataque inicial soviético (ou grego...) contra as bases aéreas turcas.

Treinador Beechcraft AT-11 Kansan
Treinador Beechcraft AT-11 KansanTreinador Beechcraft AT-11 Kansan
S2F-3S Tracker
S2F-3S TrackerS2F-3S Tracker
S2F-3S Tracker
S2F-3S TrackerS2F-3S Tracker
PZL-Okecie 104 Wilga 35
PZL-Okecie 104 Wilga 35PZL-Okecie 104 Wilga 35
Míssil Nike MIM-14 Hercules
Míssil Nike MIM-14 HerculesMíssil Nike MIM-14 Hercules

Se seus compromissos de trabalho ou de lazer por acaso lhe mandarem para Istambul, este Museu é uma excelente maneira de se gastar umas boas duas horas na companhia de “velhos conhecido” e também de alguns dos aviões e mísseis mais marcantes da história. Bom proveito!

Míssil MIM-3 Nike Ajax
Míssil MIM-3 Nike AjaxMíssil MIM-3 Nike Ajax
Robinson R-22 Beta
Robinson R-22 BetaRobinson R-22 Beta
Mísil antiaéreo MIM-14 Nike Hercules
Mísil antiaéreo MIM-14 Nike HerculesMísil antiaéreo MIM-14 Nike Hercules
Vickers 794D Viscount
Vickers 794D ViscountVickers 794D Viscount
C-160D Transall e NA T-6G
C-160D Transall e NA T-6GC-160D Transall e NA T-6G

C-160D Transall e NA T-6G
C-160D Transall e NA T-6GC-160D Transall e NA T-6G
C-160D Transall
C-160D Transall C-160D Transall
Sikorsky UH-19B Chickasaw
Sikorsky UH-19B ChickasawSikorsky UH-19B Chickasaw
Sud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10RSud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10RSud Aviation SE210 Caravelle 10R

Guia de visitação:
De carro, basta contornar à direita (para longe de Istambul) ao deixar a estrada de acesso do aeroporto. De trem, pegue o trem de subúrbio na Estação principal de Istambul e desça na estação de Yeşilköy. De lá é só andar em direção a entrada do Museu.

Endereço:
Hava Harp Okulu Misafirhanesi
Eski Havacilar Cd
Yesilkoy

Web site: www.hho.edu.tr/muze/muze.htm

e-mail: havacilikmuzesi@hho.edu.tr

Telefone: +90 212 663 24 90

Fax: +90 212 663 15 60

Horário de abertura: Aberto todos os dias, exceto 2ª e 3ª, de 09.00 até 16.30

 

C-160D Transall e NA T-6G
C-160D Transall e NA T-6GC-160D Transall e NA T-6G
C-160D Transall
C-160D Transall C-160D Transall
Sikorsky UH-19B Chickasaw
Sikorsky UH-19B ChickasawSikorsky UH-19B Chickasaw
Sud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10RSud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10R
Sud Aviation SE210 Caravelle 10RSud Aviation SE210 Caravelle 10R

Rabo do Caravelle
Rabo do CaravelleRabo do Caravelle
Protetor de cauda do Caravelle
Protetor de cauda do CaravelleProtetor de cauda do Caravelle
A 'Ala dos Veteranos'
A 'Ala dos Veteranos'A 'Ala dos Veteranos'
Dornier Do.28B-2
Dornier Do.28B-2Dornier Do.28B-2
Dornier Do.27H-2
Dornier Do.27H-2Dornier Do.27H-2

Dornier Do.28D-2 Skyservant
Dornier Do.28D-2 SkyservantDornier Do.28D-2 Skyservant
Bellanca 7GCBC Citabria
Bellanca 7GCBC CitabriaBellanca 7GCBC Citabria
Cessna U-17A Skywagon
Cessna U-17A SkywagonCessna U-17A Skywagon
Bell UH-1H
Bell UH-1HBell UH-1H
Bell UH-1H
Bell UH-1HBell UH-1H

Bell UH-1H
Bell UH-1HBell UH-1H
Bell UH-1H
Bell UH-1HBell UH-1H
Bell UH-1H
Bell UH-1HBell UH-1H
Dois assentos de ejeção
Dois assentos de ejeçãoDois assentos de ejeção
Símbolo de unidade de Radar
Símbolo de unidade de RadarSímbolo de unidade de Radar

Bomba cluster CBU-58/B
Bomba cluster CBU-58/BBomba cluster CBU-58/B
Foguete ar-terra
Foguete ar-terraFoguete ar-terra
Lançador de bombas de treinamento
Lançador de bombas de treinamentoLançador de bombas de treinamento
Míssil ar-solo AGM-65/A Maverick
Míssil ar-solo AGM-65/A MaverickMíssil ar-solo AGM-65/A Maverick
Bomba guiada laser Mk84 de 1000Kg
Bomba guiada laser Mk84 de 1000KgBomba guiada laser Mk84 de 1000Kg

Mk 84 não-guiada
Mk 84 não-guiadaMk 84 não-guiada
Bomba antipista Matra Durandal
Bomba antipista Matra DurandalBomba antipista Matra Durandal
Canhão Vulcan M61 de 20mm
Canhão Vulcan M61 de 20mmCanhão Vulcan M61 de 20mm
Canhão Vulcan M61 de 20mm
Canhão Vulcan M61 de 20mmCanhão Vulcan M61 de 20mm
Cabeça de guiagem do AIM-9B Sidewinder
Cabeça de guiagem do AIM-9B SidewinderCabeça de guiagem do AIM-9B Sidewinder

Corpo do míssil AIM-9B Sidewinder
Corpo do míssil AIM-9B SidewinderCorpo do míssil AIM-9B Sidewinder
Míssil Falcon AIM-4 do F-102
Míssil Falcon AIM-4 do F-102Míssil Falcon AIM-4 do F-102
Maverick e Sparrow
Maverick e SparrowMaverick e Sparrow
Bomba de 500 libras e AIM-9(N ou P) Sidewinder
Bomba de 500 libras e AIM-9(N ou P) SidewinderBomba de 500 libras e AIM-9(N ou P) Sidewinder
Bombas e lançador de foguetes
Bombas e lançador de foguetesBombas e lançador de foguetes

Turbina
TurbinaTurbina
Luzes de emergência
Luzes de emergênciaLuzes de emergência
Canhão antiaereo
Canhão antiaereoCanhão antiaereo
Radar com duas antenas
Radar com duas antenasRadar com duas antenas
Sistema de Defesa Aérea
Sistema de Defesa AéreaSistema de Defesa Aérea

Veículo C2
Veículo C2Veículo C2
Canhão antiaereo rebocável
Canhão antiaereo rebocávelCanhão antiaereo rebocável
Canhão antiaereo rebocável
Canhão antiaereo rebocávelCanhão antiaereo rebocável
Canhão antiaereo rebocável
Canhão antiaereo rebocávelCanhão antiaereo rebocável
Radar de defesa antiaerea
Radar de defesa antiaereaRadar de defesa antiaerea

Phantoms entre os CBs
Phantoms entre os CBsPhantoms entre os CBs
SPAD persegue avião inimigo
SPAD  persegue avião inimigoSPAD  persegue avião inimigo
Maquetes de aviões da FA turca
Maquetes de aviões da FA turcaMaquetes de aviões da FA turca
MuseuFATurca155
MuseuFATurca155MuseuFATurca155
Maquetes de aviões da FA turca
Maquetes de aviões da FA turcaMaquetes de aviões da FA turca

Maquetes de aviões da FA turca
Maquetes de aviões da FA turcaMaquetes de aviões da FA turca
Maquetes de aviões da FA turca
Maquetes de aviões da FA turcaMaquetes de aviões da FA turca
Maquete de base aérea
Maquete de base aéreaMaquete de base aérea
O Santos Dumont turco exibe sua criação
O Santos Dumont turco exibe sua criaçãoO Santos Dumont turco exibe sua criação
Uniformes da FA turca
Uniformes da FA turcaUniformes da FA turca

Uniformes da FA turca
Uniformes da FA turcaUniformes da FA turca
Mulheres servem na FA turca
Mulheres servem na FA turcaMulheres servem na FA turca
Quadro de medalhas
Quadro de medalhasQuadro de medalhas
Maquete do KC-135
Maquete do KC-135Maquete do KC-135
Bandeiras representam as unidades de caça
Bandeiras representam as unidades de caçaBandeiras representam as unidades de caça

C-47 camuflado
C-47 camufladoC-47 camuflado
C-47 camuflado
C-47 camufladoC-47 camuflado
C-47 camuflado
C-47 camufladoC-47 camuflado
Dornier Do.28D-1 Skyservant
Dornier Do.28D-1 SkyservantDornier Do.28D-1 Skyservant
Bustos dos comandantes da FA Turca
Bustos dos comandantes da FA TurcaBustos dos comandantes da FA Turca

Crianças pequenas podem entrar e voar este avião
Crianças pequenas podem entrar e voar este aviãoCrianças pequenas podem entrar e voar este avião

 

Last Updated on Wednesday, 21 December 2011 00:21
 

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