Monino - O maior museu aéreo da Rússia PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 08 May 2012 00:00

 

Monino, O museu aeronáutico da Rússia

Imperdível é o melhor adjetivo que pode ser usado para descrever o Museu Central das Forças Aéreas de Monino. É inquestionável que as ameaças internacionais materializadas pela Segunda Guerra Mundial, seguida de imediato pela Guerra Fria, um período de quase 60 anos que vai desde a década de 40 até a aurora do Século XXI, agiram como um potente “fertilizante” para as indústrias aeronáuticas dos países envolvidos, especialmente a União Soviética e os Estados Unidos. No caso dos então-Soviéticos, o salto no campo aeroespacial não foi nada menos que gritante. Partindo do projeto e da construção de algumas poucas aeronaves de design rudimentar, eles chegaram ao aos grandes bombardeiros intercontinentais a jato produzidos em grande escala e ainda colocaram o homem no espaço em pouco menos de 20 anos. É o sucesso dos russos nesta trajetória improvável que o visitante vai conhecer de perto visitando o Museu de Monino.

O acesso ao museu se dá por um bosque
O acesso ao museu se dá por um bosqueO acesso ao museu se dá por um bosque
É nessa casinha que se compra os bilhetes
É nessa casinha que se compra os bilhetesÉ nessa casinha que se compra os bilhetes
É nessa casinha que se compra os bilhetes
É nessa casinha que se compra os bilhetesÉ nessa casinha que se compra os bilhetes
Ilyushin IL-2 Shturmovik
Ilyushin IL-2 ShturmovikIlyushin IL-2 Shturmovik
Caça Yakovlev Yak-9U
Caça Yakovlev Yak-9UCaça Yakovlev Yak-9U

Bombardeiro rápido Petlyakov Pe-2
Bombardeiro rápido Petlyakov Pe-2Bombardeiro rápido Petlyakov Pe-2
Nariz do Petlyakov Pe-2
Nariz do Petlyakov Pe-2Nariz do Petlyakov Pe-2
Bell P-63 Kingcobra modelo americano cedido à URSS na 2aGG
Bell P-63 Kingcobra modelo americano cedido à URSS na 2aGGBell P-63 Kingcobra modelo americano cedido à URSS na 2aGG
Polikarpov I-15 Bis
Polikarpov I-15 BisPolikarpov I-15 Bis
Polikarpov I-15 Bis
Polikarpov I-15 BisPolikarpov I-15 Bis

Museus são sempre propostas caras. A preservação das coleções, e especialmente a gerência dos visitantes, consomem uma equipe considerável e uma grande fatia dos parcos orçamentos disponíveis. Agora, quando as “peças” em exposição atingem o porte de um Antonov An-22, Tupolev  Tu-95, Myasichev Mi-4 ou do Sukhoi T-4, esse desafio fica exponencialmente maior.

Polikarpov Po-2
Polikarpov Po-2Polikarpov Po-2
Polikarpov Po-2
Polikarpov Po-2Polikarpov Po-2
Lavochkin La-7
Lavochkin La-7Lavochkin La-7
Biplano Polikarpov R-5
Biplano Polikarpov R-5Biplano Polikarpov R-5
Biplano Polikarpov R-5
Biplano Polikarpov R-5Biplano Polikarpov R-5

Polikarpov I-16
Polikarpov I-16Polikarpov I-16
MiG-3
MiG-3MiG-3
Medalhas e missões do Lavochkin La-5
Medalhas e missões do Lavochkin La-5Medalhas e missões do Lavochkin La-5
Gôndola do balão estratosférico
Gôndola do balão estratosférico Gôndola do balão estratosférico
Gondola de balão de grande altitude URSS-1
Gondola de balão de grande altitude URSS-1Gondola de balão de grande altitude URSS-1

Saindo da Autoestrada M7, o carro passa por uma rua pavimentada e estreita cercada dos dois lados por um imponente bosque que no inverno, coberto de neve, parece ser um show a parte. Do lado de fora do Museu existe uma casa que foi transformada em recepção/bilheteria onde um time de velhinhos lentamente recebe o dinheiro das entradas e entrega os bilhetes de acesso.

Biplano Farman IV
Biplano Farman IVBiplano Farman IV
Sukhanov Diskoplan 1 de 1958
Sukhanov Diskoplan 1 de 1958Sukhanov Diskoplan 1 de 1958
Tupolev Tu-2 no hangar velho
Tupolev Tu-2 no hangar velhoTupolev Tu-2 no hangar velho
Réplica do quadrimotor Sikorsky Ilya Muromets
Réplica do quadrimotor Sikorsky Ilya MurometsRéplica do quadrimotor Sikorsky Ilya Muromets
Sopwith Triplane pré-revolucionário
Sopwith Triplane pré-revolucionárioSopwith Triplane pré-revolucionário

Caça-foguete Bereznyak Isayev BI-1
Caça-foguete Bereznyak Isayev BI-1Caça-foguete Bereznyak Isayev BI-1
Vyugov AIST-2
Vyugov AIST-2Vyugov AIST-2
Planador a jato Antonov A-13M
Planador a jato Antonov A-13MPlanador a jato Antonov A-13M
Planador Antonov A-11
Planador Antonov A-11Planador Antonov A-11
ANT-2 o primeiro avião metálico soviético
ANT-2 o primeiro avião metálico soviéticoANT-2 o primeiro avião metálico soviético

A coleção principal fica cercada por um muro de concreto e fechado por um portão metálico, o que deve servir para afastar os “exploradores” noturnos . Um grande gramado é cortado por uma pista em formato de “8”, os aviões ficando em ambos os lados. Para facilitar a identificação dos aviões, optamos por colocar ao lado dos identificadores em russo das aeronaves seu nome código no ACSS, sempre entra aspas, toda vez que a aeronave tenha recebido um ao longo de sua vida operacional.

Close do ANT-2
Close do ANT-2Close do ANT-2
Tupolev ANT-25
Tupolev ANT-25Tupolev ANT-25
Tupolev ANT-25 voou até os EUA em 1937
Tupolev ANT-25 voou até os EUA em 1937Tupolev ANT-25 voou até os EUA em 1937
Planador
PlanadorPlanador
Planador Antonov
Planador AntonovPlanador Antonov

Mil V-7
Mil V-7Mil V-7
Maquete do Tu-144
Maquete do Tu-144Maquete do Tu-144
Turbolet um helicóptero a jato
Turbolet um helicóptero a jatoTurbolet um helicóptero a jato
Réplica de um Voisin LAS
Réplica de um Voisin LASRéplica de um Voisin LAS
Vista desde a entrada do patio de aeronaves
Vista desde a entrada do patio de aeronavesVista desde a entrada do patio de aeronaves

A primeira imagem que se tem dos aviões é um grande Tupolev Tu-4 “Bull”, um clone quase que perfeito do Boeing B-29 Super Fortress, um dos aviões mais tecnologicamente avançados ao final da Segunda Guerra. Os Tupolev Tu-4 foram desenvolvidos a “toque de caixa” usando engenharia reversa a partir de três aviões americanos que pousaram danificados no oriente russo durante a Segunda Grande Guerra. Diante dele está um verdadeiro monstro aeronáutico, uma criatura única que acabou não entrando em produção seriada, o “helicóptero” Mil V-12 (ou Mi-12, "Homer"). Ao lado desta imensa aeronave, os MiG-29 e Sukhoi Su-27 estacionados sob seus rotores parecem aviões minúsculos. Seguindo adiante pela pista de pedestres ao lado direito estão um Tu-16K Badger, um Tu-22 “Blinder”, seu herdeiro direto Tu-22M “Backfire”, outro “Badger” e um interceptador de longo alcance Tupolev Tu-128 “Fiddler”.  Escondidos atrás destes bombardeiros, na lateral exterior do hangar das velhas águias estavam: um exotíssimo biplano agrícola a jato polonês PZL M-15 Belphegor, um pequenino Antonov-14 e um avião regional Beriev-32 (modelo este que perdeu o contrato de aeronave leve da Aeroflot para o An-14).

MiG-29
MiG-29MiG-29
O imenso Mil Mi-12 Homer
O imenso Mil Mi-12 HomerO imenso Mil Mi-12 Homer
Fuselagem do Mil Mi-12 Homer
Fuselagem do Mil Mi-12 HomerFuselagem do Mil Mi-12 Homer
Mil Mi-12 Homer
Mil Mi-12 HomerMil Mi-12 Homer
Asa do Mil Mi-12 Homer sobre Flanker
Asa do Mil Mi-12 Homer sobre FlankerAsa do Mil Mi-12 Homer sobre Flanker

Asa do Mil Mi-12 Homer sobre Flanker
Asa do Mil Mi-12 Homer sobre FlankerAsa do Mil Mi-12 Homer sobre Flanker
Este é o protótipo do primeiro Su-35
Este é o protótipo do primeiro Su-35Este é o protótipo do primeiro Su-35
Foi só 3o protótipo que recebeu os canards
Foi só 3o protótipo que recebeu os canardsFoi só 3o protótipo que recebeu os canards
Homer e Flanker
Homer e FlankerHomer e Flanker
Tupolev Tu-4 Bull , o B-29 soviético
Tupolev Tu-4 Bull , o B-29 soviéticoTupolev Tu-4 Bull , o B-29 soviético

Do lado esquerdo no interior do circulo inferior do “oito” estão um bimotor Yak-27 ao lado de outra raridade, o protótipo do bombardeiro Myasischev M-50 “Bounder” de 1957 e de outro protótipo espetacular, o Sukhoi Su-100 (T-4).  O programa do Bounder foi vitima direta do advento da introdução dos primeiros mísseis nucleares intercontinentais. Já o Su-100, um avião de titânio e aço inoxidável voou no início da década de 70 e deveria cumprir as missões de reconhecimento, bombardeiro estratégico e ataque antinavio. Como no Concorde e no Tupolev Tu-144, o bico do T-4 dobrava para baixo para permitir a vista adiante durante a aproximação para o pouso. O programa foi interrompido no plano político, quando a Força Aérea teve que escolher entre adquirir ele ou grandes números de MiG-23.

Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2
Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2
Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2
Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2Iliyushin Il-10 Beast, sucessor do Il-2
Iliyushin Il-28 Beagle
Iliyushin Il-28 BeagleIliyushin Il-28 Beagle
Iliyushin Il-28 Beagle
Iliyushin Il-28 BeagleIliyushin Il-28 Beagle
Tupolev T-22 Blinder
Tupolev T-22 BlinderTupolev T-22 Blinder

Bombardeiro Tupolev Tu-26 Backfire
Bombardeiro Tupolev Tu-26 BackfireBombardeiro Tupolev Tu-26 Backfire
Bombardeiro Tupolev Tu-26 Backfire
Bombardeiro Tupolev Tu-26 BackfireBombardeiro Tupolev Tu-26 Backfire
Tupolev Tu-16 Badger
Tupolev Tu-16 BadgerTupolev Tu-16 Badger
Tupolev Tu-16K-26 versão naval
Tupolev Tu-16K-26 versão navalTupolev Tu-16K-26 versão naval
Myasischev M-50 Bounder
Myasischev M-50 BounderMyasischev M-50 Bounder

Virando à esquerda no final do caminho, pode-se ver um dos primeiros caças a jato russos o Yak-23 “Flora”, abrindo uma fileira de aeronaves projetadas por este bureau. À direita do Flora, uma sequencia de bimotores Yakovlev:  o caça Yak-25 “Flashlight” e seu derivado para reconhecimento Yak-25R “Mangrove”  com uma asa nova. Finalizando esta linha, estão os aviões de decolagem e pouso vertical da Rússia, o pioneiro protótipo Yak-36 “Freehand”, o primeiro destes a entrar em serviço operacional, o Yak-38 “Forger” e finalmente o protótipo do que deveria ser seu sucessor, o Yak-141 “Freestyle”.  Seguindo nessa calçada adiante e olhando à esquerda aparecem mais caças. Uma longa fileira de modelos da Mikoyan Gurevich. Começando pelo MiG-9 “Fargo” e seguindo adiante por todos os modelos famosos do bureau, MiG-15 “Fagot”, MiG-17 “Fresco”, MiG-19 “Farmer”, MiG-21 “Fishbed”, MiG-23 “Flogger”, MiG-25 “Foxbat”, MiG-27M “Flogger”, MiG-31 ”Foxhound” e MiG-29 “Fulcrum”.

Myasischev M-50 Bounder
Myasischev M-50 BounderMyasischev M-50 Bounder
Sukhoi T-4 faria a missão anti-navio, de bombardeiro e de reconhecimento
Sukhoi T-4 faria a missão anti-navio, de bombardeiro e de reconhecimentoSukhoi T-4 faria a missão anti-navio, de bombardeiro e de reconhecimento
O T-4 tem design inspirado no XB-70 americano
O T-4 tem design inspirado no XB-70 americanoO T-4 tem design inspirado no XB-70 americano
Sukhoi T-4 tem fuselagem em titânio
Sukhoi T-4 tem fuselagem em titânioSukhoi T-4 tem fuselagem em titânio
As quatro tubeiras do Sukhoi T-4
As quatro tubeiras do Sukhoi T-4As quatro tubeiras do Sukhoi T-4

Bombardeiro a jato Myasishchev M-4
Bombardeiro a jato Myasishchev M-4Bombardeiro a jato Myasishchev M-4
Myasishchev M-4 tinha 4 turbinas
Myasishchev M-4 tinha 4 turbinasMyasishchev M-4 tinha 4 turbinas
Este era o equivalente soviético do B-52
Este era o equivalente soviético do B-52Este era o equivalente soviético do B-52
O M-4 era conhecido na OTAN como Bison
O M-4 era conhecido na OTAN como BisonO M-4 era conhecido na OTAN como Bison
Tu-16 Badger-A
Tu-16 Badger-ATu-16 Badger-A

Continuando para o topo do “oito”, de costas para os MiGs, vê-se o avião de pesquisas atmosféricas Myasischev M-55 “Mystic”, praticamente um análogo mais recente do U-2 americano, com suas longas e finas asas de planador. Entre este pátio do Museu e as pistas da antiga base aérea ficam os aviões maiores, os cargueiros e os transportes comerciais da época soviética. Da direita para a esquerda, eles são: Antonov An-12 “Cub”, equivalente ao C-130 Hércules; o prolífico turboélice médio An-24 “Coke”, o grande cargueiro estratégico An-22 “Cock”, Um raro An-8, um bimotor similar ao quadrimotor "Cub", é seguido pelo turboélice de passageiros Tu-114 Rossiya “Cleat”, um Ilyushin Il-12 “Coach” quase idêntico ao clássico modelo americano DC-3, porém com trem de pouso  triciclo  e um Il-62 “Classic”.   Perdido entre os grandões fica um treinador Aero L-29 Delfin e um grupo de transportes trijatos Yak-40.

Bombas de variados portes
Bombas de variados portesBombas de variados portes
Caça de longo alcance Tu-128A Fiddler-B
Caça de longo alcance Tu-128A Fiddler-BCaça de longo alcance Tu-128A Fiddler-B
Antonov An-14 Pchelka
Antonov An-14 PchelkaAntonov An-14 Pchelka
PZL Mielec M-15 Belphagor
PZL Mielec M-15 BelphagorPZL Mielec M-15 Belphagor
Beriev Be-32 foi derrotado pelo Let 410 tcheco
Beriev Be-32 foi derrotado pelo Let 410 tchecoBeriev Be-32 foi derrotado pelo Let 410 tcheco

Yak-23 Flora
Yak-23 FloraYak-23 Flora
Yak-25 Flashlight
Yak-25 FlashlightYak-25 Flashlight
O grande radar do Yak-25
O  grande radar do Yak-25O  grande radar do Yak-25
Avião de ataque Yak-28I Brewer-C
Avião de ataque Yak-28I Brewer-CAvião de ataque Yak-28I Brewer-C
Avião de ataque Yak-28I Brewer-C
Avião de ataque Yak-28I Brewer-CAvião de ataque Yak-28I Brewer-C

Virando à esquerda uma vez mais, e já se dirigindo à saída, o visitante passará pelo imenso avião de passageiros supersônico Tu-144 "Charger", mas mais conhecido como "Concordski" no ocidente e que faz o MiG-29 parecer um brinquedo ao seu lado. Do lado oposto da rua, dois MiGs-25 e um MiG-31 esbanjam seu grande tamanho, ainda que um deles tente se "esconder" sob a asa alta do hidroavião Beriev Be-12 Mail.  Ali perto fica outra coleção de "avis raras" encabeçada por um pequeno Lavochkin La-15 "Fantail" bem ao lado do grandão Lavochkin La-250 Anakonda. A direita destes dois fica um drone de reconhecimento supersônico Tu-141 Strizh e à esquerda um avião experimental MiG-105 Spiral que foi usado para testar o conceito de um pequeno avião espacial tripulado com uma fuselagem "lifting body" semelhante ao projeto DynaSoar americano. Em seguida uma fileira de Sukhois incluindo um raríssimo protótipo com esquis no lugar das rodas: o Su-26. O Su-9 "Fishpot" com asa em delta e desenho similar ao MiG-21 fica ao lado do Su-7 Fitter de asas convencionais. Mais adiante temos um interceptador Su-15 Flagon, modelo que nunca foi exportado, seguido de dois bombardeiros táticos de asa de geometria variável Su-24 Fencer que mostram a semelhança de sua configuração com a do F-111 Aardvark americano. Conhecendo o sucesso do Su-27 Flanker na Rússia e em vários países para qual eles foram exportados, fica bem difícil imaginar que o primeiro protótipo deste avião, presente nesta coleção, o "T-10-1", tenha tido tantos problemas de aerodinâmica e de desempenho.  Somente após muito reprojeto é que as boas características do Flanker puderam vir à tona.

Avião de ataque Yak-28I Brewer-C
Avião de ataque Yak-28I Brewer-CAvião de ataque Yak-28I Brewer-C
Yak-36 Freehand
Yak-36 FreehandYak-36 Freehand
O Yak-38 operou nos navios da Marinha soviética
O Yak-38 operou nos navios da Marinha soviéticaO Yak-38 operou nos navios da Marinha soviética
O Forger lembra as versões mais antigas do Harrier
O Forger lembra as versões mais antigas do HarrierO Forger lembra as versões mais antigas do Harrier
Yak-38 Forger
Yak-38 ForgerYak-38 Forger

Um dos dois protótipos do Yak-141 está em Monino
Um dos dois protótipos do Yak-141 está em MoninoUm dos dois protótipos do Yak-141 está em Monino
Yak-141 Freestyle um design limpo e elegante
Yak-141 Freestyle um design limpo e eleganteYak-141 Freestyle um design limpo e elegante
O Yak-141 era um projeto supersônico
O Yak-141 era um projeto supersônicoO Yak-141 era um projeto supersônico
Tecnologias do Yak-141 apareceram no F-35
Tecnologias do Yak-141 apareceram no F-35Tecnologias do Yak-141 apareceram no F-35
An-12 peça fundamental da logística militar russa
An-12 peça fundamental da logística militar russaAn-12 peça fundamental da logística militar russa

Antes do MiG-25, os russos experimentaram uma versão "bombada" do bom e velho MiG-21, o Ye-166, usando dois grandes motores mas mantendo a entrada de ar no nariz. Este modelo nunca entrou em produção, mas por muito tempo foi chamado pela OTAN de "MiG-23". O Tupolev Tu-95 Bear, com seus quatro turboélices com hélices contra-rotativas é uma visão impressionante, ele foi o equivalente soviético ao bombardeiro intercontinental americano B-52 e ainda segue em serviço. Estranhamente deixado exposto ao tempo, está um modelo importantíssimo de produção local durante a IIGM, o avião de ataque ao solo Ilyushin Il-10, conhecido no ocidente como "Beast". Outro veterano com "cara de conhecido" aqui é o Lisunov Li-2, uma versão construída sob licença na Rússia do Douglas DC-3. O discreto bombardeiro B-25 Mitchell de procedência americana lembra a importância do fornecimento de aeronaves pelos aliados para tentar impedir o colapso da resistência soviética diante do feroz ataque nazista durante a Segunda Grande Guerra. Outro bombardeiro médio americano exibido ali é um bem menos comum Douglas A-20G Boston. Mas a presença exótica é sem duvida um helicóptero Piasecki CH-21 Shawnee que teria sido uma doação dos americanos aos russos. Além deste, a coleção do museu é composta de um Mi-8 "Hip" armado de foguetes, dois Mi-6 "Hook", um Mi-26 "Halo" e dois Mi-24 "Hind" - um com a cabine original lado-a-lado e o outro com a configuração mais comum e definitiva de duas bolhas em tandem.

An-12 Cub, o C-130 soviético
An-12 Cub, o C-130 soviéticoAn-12 Cub, o C-130 soviético
An-24 Coke é o equivalente russo do Fokker F-27
An-24 Coke é o equivalente russo do Fokker F-27An-24 Coke é o equivalente russo do Fokker F-27
An-24 Coke
An-24 CokeAn-24 Coke
Antonov An-22 Cock/Antei
Antonov An-22 Cock/AnteiAntonov An-22 Cock/Antei
Antonov An-8,umAn-12bimotor
Antonov An-8,umAn-12bimotorAntonov An-8,umAn-12bimotor

Tu-114 Rosiya/Cleat
Tu-114 Rosiya/CleatTu-114 Rosiya/Cleat
LisunovLi-2T
LisunovLi-2TLisunovLi-2T
Aero L-29 Delfin
Aero L-29 DelfinAero L-29 Delfin
O topo do 'oito'!
O topo do 'oito'!O topo do 'oito'!
Il-62 Classic pacecia mito o VC-10
Il-62 Classic pacecia mito o VC-10Il-62 Classic pacecia mito o VC-10

Os dois grandes hangares existentes no museu são usados para acomodar os modelos mais antigos e mais frágeis. Um deles é dedicado aos aviões usados durante a Grande Guerra Patriótica, como os russos chamam a IIGM. Aqui são expostos clássicos como o MiG-3, o bimotor Pe-2, Tu-2, Polikarpov I-5, TB-3 R-5.

O trijato Yak-40
O trijato Yak-40O trijato Yak-40
O trijato modernizado Yak-42
O trijato modernizado Yak-42O trijato modernizado Yak-42
'Branca de Neve' e os muitos 'anões'...
'Branca de Neve' e os muitos 'anões'...'Branca de Neve' e os muitos 'anões'...
Tu-144 Charger/Concordsky
Tu-144 Charger/ConcordskyTu-144 Charger/Concordsky
O MiG-21 'Analog' tinha asas como as do Tu-144
O MiG-21 'Analog' tinha asas como as do Tu-144O MiG-21 'Analog' tinha asas como as do Tu-144

O nariz do Tu-144 baixa para ousos e decolagens
O nariz do Tu-144 baixa para ousos e decolagensO nariz do Tu-144 baixa para ousos e decolagens
Design clássico do Tu-144
Design clássico do Tu-144Design clássico do Tu-144
O Tu-144 visto de tras
O Tu-144 visto de trasO Tu-144 visto de tras
Protótipo STOL: MiG-29KVP
Protótipo STOL: MiG-29KVPProtótipo STOL: MiG-29KVP
MiG-29KVP
MiG-29KVPMiG-29KVP

Para os demais resta ficar estacionado no exterior sob o inclemente clima russo que oscila normalmente de 30º centígrados no verão a - 40º no auge do inverno. Não deixa de ser um verdadeiro elogio à indústria local verificar que a despeito desta cíclica tortura climática os aviões estão sendo mantidos em surpreendente estado de conservação. O primeiro bombardeiro quadrimotor do mundo, o "Ilya Muromets", criado por Igor Sikorsky antes de sua imigração para os EUA, está num dos hangares cobertos. Duas peças importantíssimas da coleção são o A.N.Tupolev ANT-2, o primeiro avião russo de metal, e o ANT-25/RD usado para voos históricos de longa distância aos EUA por sobre o Ártico. Um Farman HF-4 verde de procedência francesa representa bem a primeira geração de aeronaves militares operadas pela Rússia.

MiG-29A
MiG-29AMiG-29A
O caça trissônico MiG-25P Foxbat-A
O caça trissônico MiG-25P Foxbat-AO caça trissônico MiG-25P Foxbat-A
Para resistir ao calor, o MiG-25 era feito de aço
Para resistir ao calor, o MiG-25 era feito de açoPara resistir ao calor, o MiG-25 era feito de aço
MiG-25P, MiG-31, Beriev Be-12 e MiG-23MF
MiG-25P, MiG-31, Beriev Be-12 e MiG-23MFMiG-25P, MiG-31, Beriev Be-12 e MiG-23MF
MiG-31 e Be-12
MiG-31 e Be-12MiG-31 e Be-12

Beriev Be-12 Mail/Tchaika
Beriev Be-12 Mail/TchaikaBeriev Be-12 Mail/Tchaika
MiG-31 Foxhound
MiG-31 FoxhoundMiG-31 Foxhound
MiG-31 Foxhound
MiG-31 FoxhoundMiG-31 Foxhound
Protótipo do Lavochkin La-15
Protótipo do Lavochkin La-15Protótipo do Lavochkin La-15
Drone não-pilotado Tupolev Tu-141
Drone não-pilotado Tupolev Tu-141Drone não-pilotado Tupolev Tu-141

A cidade de Monino é uma comunidade localizada a 38 quilômetros a leste de Moscou. A Base Aérea previamente existente aqui não é operacional desde 1956 e todos os aviões vistos nas fotos desta matéria e nas imagens do Google Earth pertencem mesmo ao Museu.

MiG-105 'Spiral
MiG-105 'SpiralMiG-105 'Spiral
Uma fuselagem tipo 'flying body'
Uma fuselagem tipo 'flying body'Uma fuselagem tipo 'flying body'
MiG-27 Flogger-D
MiG-27 Flogger-DMiG-27 Flogger-D
MiG-23 Flogger MF
MiG-23 Flogger MFMiG-23 Flogger MF
MiG-9Fargo
MiG-9FargoMiG-9Fargo

MiG Ye-152M (pintado como Ye-166)
MiG Ye-152M (pintado como Ye-166)MiG Ye-152M (pintado como Ye-166)
MiG Ye-155-R-3 (MiG-25R)
MiG Ye-155-R-3 (MiG-25R)MiG Ye-155-R-3 (MiG-25R)
Close do bico do MiG-23MF
Close do bico do MiG-23MFClose do bico do MiG-23MF
Lavochkin La-250A Anakonda
Lavochkin La-250A AnakondaLavochkin La-250A Anakonda
O longo nariz do Anakonda
O longo nariz do AnakondaO longo nariz do Anakonda

Myaschichev M17 Stratosfera
Myaschichev M17 StratosferaMyaschichev M17 Stratosfera
MiG-19, MiG-17 e MiG-15UTI
MiG-19, MiG-17 e MiG-15UTIMiG-19, MiG-17 e MiG-15UTI
MiG-17 Fresco-A
MiG-17 Fresco-AMiG-17 Fresco-A
MiG-17 Fresco-A
MiG-17 Fresco-AMiG-17 Fresco-A
MiG-15UTI Midget
MiG-15UTI MidgetMiG-15UTI Midget

Mikoyan MiG-19PM
Mikoyan MiG-19PMMikoyan MiG-19PM
Mikoyan MiG-19PM
Mikoyan MiG-19PMMikoyan MiG-19PM
Mikoyan MiG-19PM
Mikoyan MiG-19PMMikoyan MiG-19PM
Sukhoi Su-11
Sukhoi Su-11Sukhoi Su-11
MissilArArAnab(K-8)
MissilArArAnab(K-8)MissilArArAnab(K-8)

Su-7BKL
Su-7BKLSu-7BKL
S26protótipocomesquis
S26protótipocomesquisS26protótipocomesquis
Su-7B
Su-7BSu-7B
Sukhoi Su-9
Sukhoi Su-9Sukhoi Su-9
MísseisararAlkali(K-5)
MísseisararAlkali(K-5)MísseisararAlkali(K-5)

CasulolançafoguetesUB-16de57mm
CasulolançafoguetesUB-16de57mmCasulolançafoguetesUB-16de57mm
Monino-147
Monino-147Monino-147
Su-7B
Su-7BSu-7B
PrototipoS26
PrototipoS26PrototipoS26
MiG-21S
MiG-21SMiG-21S

TupolevTu-95Bear
TupolevTu-95BearTupolevTu-95Bear
Sukhoi Su-15 Flagon
Sukhoi Su-15 FlagonSukhoi Su-15 Flagon
Sukhoi Su-24 Fencer
Sukhoi Su-24 FencerSukhoi Su-24 Fencer
Sukhoi Su-24 Fencer
Sukhoi Su-24 FencerSukhoi Su-24 Fencer
Sukhoi Su-24 Fencer
Sukhoi Su-24 FencerSukhoi Su-24 Fencer

O Primeiro Flanker: o T-10-1
O Primeiro Flanker: o T-10-1O Primeiro Flanker: o T-10-1
Lisunov Li-2 o DC-3 soviético
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