NDCC Almirante Sabóia embarca ajuda humanitária brasileira para o Haiti PDF Print E-mail
Saturday, 30 January 2010 02:19

 

ALIDE esteve hoje na Base Naval do Rio de Janeiro, acompanhando o embarque de parte das 700 toneladas que o NDCC Almirante Sabóia levará ao país caribenho vitima do recente terremoto. Deste total, 200 toneladas de material (água, alimentos, barracas, remédios e roupas) darão continuidade às ações de ajuda humanitária do Brasil no Haiti. O navio partirá da base no dia 1º de fevereiro, às 15h00 tarde, iniciando a viagem de 16 dias até o Haiti, sem escalas paradas intermediárias.

A imprensa foi convidada a observar na tarde de hoje o trabalho dos 18 oficiais e 132 praças da tripulação da embarcação. Além de mantimentos, o navio também levará 34 novos veículos para as forças brasileiras que estão no país e que fazem parte da MINUSTAH. Entre eles está um Urutu e diversos caminhões.

No Haiti, o navio irá se utilizar do porto da capital para descarregar os suprimentos enviados para as vítimas do terremoto. Para isto, serão utilizados os três guindastes de bordo, uma vez que os guindastes do porto foram destruídos ou pararam de funcionar desde o terremoto.

A Marinha do Brasil disponibilizou o navio desde o início do esforço brasileiro de ajuda ao Haiti e aguardava uma decisão quanto à carga e momento de transportá-la. Concluída a fase do transporte prioritário das equipes e do material emergencial, cuja necessidade de rapidez e a sua natureza menos volumosa e mais leve indicavam o transporte aéreo como o mais apropriado, é chegado o momento do transporte de material mais volumoso e pesado. Assim, foi decidido o emprego do navio pela coordenação interministerial da ajuda ao Haiti.

Segundo o Comandante da embarcação, CMG Oscar, diferentemente do que ocorreu em missões anteriores onde os navios da MB aproveitavam para parar em algum porto da região para dar aos seus tripulantes uma oportunidade de descanso, desta vez o NDCC Almirante Sabóia irá permanecer no Haiti por 30 dias e, em seguida, retornará ao Brasil direto, sem escalas.

 

 

 

 

 

Last Updated on Monday, 19 July 2010 22:38
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2018 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.