Novos NPas de 500 toneladas já tem nomes e designadores definidos. PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Friday, 27 November 2009 10:52

 

 

Segundo ALIDE apurou junto à indústria naval carioca, os quatro novos Navios Patrulha de 500 toneladas que serão construídos pelo carioca estaleiro EISA (Estaleiro Ilha SA) serão chamados respectivamente de "Maracanã", "Maragogipe", "Matinhos" e "Mangaratiba".

Ontem ocorreu a cerimônia de batimento de quilha do primeiro destes NPa. Este foi o primeiro navio de patrulha da MB a ser construído num estaleiro privado no Rio de Janeiro desde o cancelamento do contrato de construção dos dois primeiros NPa200 em 1993. Os nomes seguem o padrão instituido nos dois primeiros navios desta classe: localidades beira mar ao longo da costa brasileira que comecem com a letra M. Os primeiros dois navios desta classe se encontram em finalização no Estaleiro INACE, em Fortaleza, foram batizados, respectivamente, de "Macaé" e "Macau". Os navios cearenses serão identificados como "P-70" e "P-71", deixando, consequentemente, os designadores "P-72", "P-73", "P-74"e "P-75" para os navios construídos no Rio de Janeiro.

Inicialmente a Marinha tinha planos de construir um total de 46 navios desta classe, mas aparentemente este número encolheu uma vez que ontem, o Diretor Geral do Material da Marinha, almirante-de-esquadra, Marcus Vinicius Oliveira dos Santos disse que neste momento os planos incluem apenas 27 navios de 500 toneladas. Além disso, pretendia-se que fossem construídos no país mais 12 Navios Patrulha Oceânicos (NPaOc) de 1800 toneladas e outros quatro menores de 200 toneladas. A primeira concorrência para os NPaOc ocorrerá no início do ano que vem, quando o RFI dos estaleiros detentores dos projetos serão entregues. Apenas numa fase seguinte é que será selecionado o estaleiro privado nacional construtor para a realização do primeiro contrato de três navios firmes com mais duas opções.

O navio Patrulha Maracanã recebeu este nome em homenagem ao rio e à baia localizados no nordeste do Pará, área de atuação do 4o Distrito Naval em Belém onde este navio irá servir após ser comissionado em 2012. Se esta tendência de localização se mantiver, o "Maragogipe" será baseado na Bahia (2o Distrito Naval), o "Matinhos" no 5o Distrito Naval, no sul; e o "Mangaratiba" ficaria no 1o Distrito Naval, no Rio de Janeiro.

 

 

Last Updated on Friday, 27 November 2009 17:43
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.