Conheça o novo navio de pesquisas da Marinha do Brasil PDF Print E-mail
Written by Luiz Padilha e Felipe Salles   
Friday, 15 January 2010 18:21

 

    

Marinha prestes a receber um novo navio de pesquisas 

O CT Cláudio Luis Estrella Pereira e sua tripulação de onze militares embarca neste domingo para a Noruega. Lá eles inspecionarão e assumirão o novo Aviso de Pesquisa “Aspirante Moura''. A data da sua incorporação ainda não está definida, mas, o esperado é que o novo navio chegue ao Brasil em maio deste ano.

Este navio complementará, e provavelmente substituirá no futuro, o NPq/AvPq Diadorim (IEAPM 02) no Instituto Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira localizado em Arraial do Cabo, na costa fluminense. Além dos doze tripulantes Aspirante Moura poderá embarcar até nove pesquisadores, com conforto.

O navio, atualmente fundeado no porto de Sandefjord [ 59.12671˚ / 10.22877˚], no sudeste da Noruega, é uma compra de oportunidade e anteriormente era conhecido como R/V (Research Vessel) Finder e pertencia à empresa FAR - Find and Recover Ltd . 

   

Algumas Características Técnicas do AvPq Aspitrante Moura" (ex-R/V Finder)

O navio foi construído no estaleiro  Astillleros Brodogradiliste em 1987 e teve seu último up-grade em 2008.

Seu Call Sign: 9HW18 -  IMO: 8870322

Dimensões e características principais:  

  • LOA :36,06 m
  • LWL : 33,20 m
  • Beam : 9,00 m
  • Draft : 3,03 m
  • GT. : 380.62
  • NT. : 114.19
  • DW (Cargo) : 63 ton

 Equipamentos de Navegação:  

  • Compass Magnetic :
  • Compass Flux Gate :
  • Auto Pilot : Simrad AP-50
  • Gyro : Anschtz STD-22
  • DGPS : Simrad CR 50
  • Furuno radar : Type 1510
  • Electronic chart : Telchart V + Zone 1
  • Simrad Radar : CR 50 

 Sistemas de Comunicação:

  • VHF DSC, Sailor mod. RT 4822
  • VHF GMDSS Jotron (3 units)
  • VHF Shipmate, mod. 8400
  • Navtex, mod ICS Nav- 5
  • Inmarsat Mini-M, mod. NERA worldphone, data,fax.
  • Intercom and PA system
  • Video surveillance, all open deck and engine rooms    
 Propulsão:
  • Main Engine : MAN / 9L 20/27. 892 kW (1213 BHP) 1000 rpm
  • 2 x Aquamaster : Rolls Royce/Ulstein. 360º, US 401/2000, mech. power transfer
  • Bow Thruster: Brunvoll 150 Hk (Tunnel)
  • Auxiliary engines : 3 x Scania 14/14 M. 223k W /1500rpm
  • Alternator: 3 x 210 kV A 150 Hz/380V 3-phase
  • Service Speed : 9 knots
  • Fuel : 2.8m³ per day
  • Lube Consumption: 20Ltr per day
  • Endurance : 10 days
  • Range : 2.160 n/miles @ service speed

Last Updated on Monday, 18 January 2010 10:13
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.