Assunto do Tópico: Re: MB: Esquadra Ideal x Esquadra Possível
Enviado: Qua Jun 03, 2009 2:42 pm
Moderador
Data de registro: Dom Dez 31, 2006 4:09 pm Mensagens: 1450 Localização: Niterói - RJ - Brasil
Senhores, esse é o sonho de consumo, bem pé no chão que creio, a maioria que curte MARINHA DO BRASIL, possui.
Esclareço porém, que o Super Linx com i por que com y o sistema resolveu colocar esta palavra automáticamente como "suspeita" ( Contra ataques de hackers), é e continuará sendo importante, pois os novos NaPaOc de 1.800ton não terão capacidade de operar com SH-60. Apesar de estarmos focados em novos escoltas com capacidade de operar o SH-60, temos que ter em mente que possuimos navios com dimensões menores e assim sendo, os Super LX continuarão sendo vitais para a Aviação Naval por muito tempo ainda. Em suma, o HA-1 irá operar por um bom tempo ainda esta aeronave. O SH-60 para o HA-1 seria para mais tarde ou a criação de um novo Esquadrão.
Quanto ao resto, se isso acontecesse, eu seria um cara muito feliz!
_________________ Dia 4 de agosto era para ser um dia feliz, mas com a passagem de minha mãe, tornou-se uma data marcada pela perda. A vida segue e a saudade também!
Observações: ** De preferencia com munição Volcano *** Acho o Oerlikon Milleniun bem interessante, com o Goalkeeper como opção. **** SCALP Naval ou um possivel projeto nacional.
Considerações: 1) Substituiria os Esquilos e Jet Rangers por 1 único modelo (EC-135/AW-109), com esse acumulando as antigas funções dos outros dois. Destacaria grupos de 5 ou 6 destes para apoio as operações dos distritos navais (exceto Brasília e São Paulo que teria apenas 2) 2) Dividiria os NaPaOc e os Napa 500 pelos Distritos Navais da seguinte forma: 1 DN: 4 NaPaOc + 12 Napa 500 2 à 5 DN´s: 2 NaPaOc + 6 Napa 500 por DN. 3) Se possível (São compatíveis com a operação em rios do Centro-Oeste/Norte?) transferiria os Grajaú e Bracuí pro 6 DN e pro 9 DN, substituindo embarcações mais antigas e menores.
Enviado: Qua Jun 03, 2009 4:35 pm
Avançado
Data de registro: Qui Mai 28, 2009 1:03 pm Mensagens: 523
Essa esquadra que propus seria para após a baixa das Niterói e Greenhalgh. Para apoiar a Barroso, os NaPaOc do 1ºDN e a DHN, proponho o A-109 (semelhante ao da USCG) no HU-1. No HA-2 eu propus o Mangusta para apoio ao CFN, embarcando no LHD e sem funções no mar. Eu adoro o linx (com y ) mas acho que após a saída das Niterói será a hora do HA-1 adotar o S-70B, no melhor estilo dos Esquadrões HSL da USN.
Enviado: Qua Jun 03, 2009 4:44 pm
Avançado
Data de registro: Qui Dez 04, 2008 3:46 pm Mensagens: 585
Muito boas as sugestões acima; parece pouco ...mas não é !!!!! Custaria alguns Bi!!!!!E permitiria o cumprimento das missões operacionais da força a bom contento!!!!
Enviado: Qua Jun 03, 2009 6:28 pm
Sênior
Data de registro: Ter Abr 29, 2008 8:14 pm Mensagens: 1459 Localização: Rio
Macegueiro escreveu:
Ps: Ninguém vai comentar o VC-1 com 4 KC-390???
Acho legal, seria um estilo FAs americanas, que tem alguma independência em relação às outras, mas acho que o ideal para nós com menos grana, seria usar a estrutura da FAB para essa missão.
Preferia ficar com os P-3, P-95, etc. e abraçar a Patrulha Marítima, incluindo missões SAR como essa do Airbus, na íntegra.
Enviado: Qua Jun 03, 2009 6:41 pm
Avançado
Data de registro: Qua Mai 20, 2009 3:49 pm Mensagens: 350 Localização: Jaguariúna, SP
Macegueiro escreveu:
Não há condições de colocar uma esquadra no N ou NE antes de 20 anos, pelo menos. Por isso, minha proposta para a esquadra é a seguinte: força de superfície: 1 NAe (CTOL ou STOBAR) 1 LHD 2 NDD (2 EC-725) 2 NDCC (2 EC-725) 3 Escoltas AAe (radar tridimencional e MSA de defesa de área - Aster 30 ou Standard Mk3 - 1 S-70B ou EC-725) 9 Escoltas E/G (2 S-70B) 2 Navios de ApoLog (2 EC-725) 2 NT (convôo para EC-725) Força de Submarinos: 2 SSN 6 SSK 1 NSS (mais capaz que o atual) Força Aeronaval: HS-1 com 12 S-70B HA-1 com 12 S-70B HU-2 com 12 EC-725 ASuW HU-1 com 12 A-109 HI-1 com 16 EC-125 Colibri VF-1 com 18 caças (Rafale F3, F-18E ou Mig-29M) VW-1 com 4 E-2D Hawkeye ou HW-1 com 6 EC-725 AEW VC-1 com 4 KC-390 HU-6 com 12 EC-725 E/G HA-2 com 8 AW-139 Mangusta Forças distritais e FN vou pensar.
Macegueiro/ex-Linx09:
Acho muito boa a idéia da sua Esquadra, mas eu mudaria sobre ela alguns itens:
1) 1 NAe , mas CATOBAR (CTOL); F/A - 18 ou Rafale na ala aérea 2) 2 LHD ao invés de um, e seria Mistral; 3) No HA-2, eu especificaria o Tiger, mas gosto do AW-139 para isso tbm. 4) VW-1 com o E-2 , já que o NAe seria CATOBAR; 5) eu teria um VC-1 com KC-390 e com pelo menos dois C-2 Greyhound 6) achei falta de um esquadrão de helicópteros pesados, então adicionaria um HU-3 com pelo menos 4 Chinook.
That's it... desculpem eu me concentrar na parte "aérea" da coisa, mas dêem um desconto, Marinheiros... eu sou aviador, né!
Como estamos dando muita "bola" para Agusta Westland, podemos cobrar comissão?? $$$$$$$$$$$$$
_________________ "Quando estou voando... me sinto no céu!!."
9ºDN (AM): - 4 NaPaFlu (A-109) - 6 NaPaFlu menores - 2 Transporte/logístico (1 EC-725) - 1 Navio de Comando e Controle/transporte (1 A-109) - 4 NAsH (1 A-109) - 2 Balizadores - HU-3 com 8 A-109 - HU com 4 EC-725 - 1ºBtlOpRibFN
Ps: Ninguém vai comentar o VC-1 com 4 KC-390???
POWS!!! A Embraer no momento atual, terá que fazer o KC-390 pousar e decolar do SP tb!
Mas, como estamos especulando, eu sou favorável que cada arma tenha o direto de voar o que quiser.
_________________ Dia 4 de agosto era para ser um dia feliz, mas com a passagem de minha mãe, tornou-se uma data marcada pela perda. A vida segue e a saudade também!
Enviado: Qua Jun 03, 2009 8:59 pm
Sênior
Data de registro: Ter Abr 29, 2008 8:14 pm Mensagens: 1459 Localização: Rio
Andei pensando sobre a questão das 2 esquadras. Normalmente as imaginamos como análogas, cada uma com um NAe, suas escoltas e navios auxiliares. Não sei se é bem por aí. Não consigo imaginar o tipo de conflito que nos obrigaria a deslocar tamanha capacidade bélica por aí. A esmagadora maior parte das marinhas mundiais atualmente pode contar com apenas 1 NAe STOVL pequeno (algumas com um LPH adicional com capacidade secundária de operar aeronaves). Uma força de superfície nucleada em um NAe seria suficiente para lidar com quase tudo, se pensarmos em funções de defesa.
Mesmo a sua localização, no Rio, parece ser longe, mas devemos lembrar que o RJ é na verdade mais perto de qualquer ponto na costa no Brasil do que qualquer outro oponente que se poderia imaginar. Ao menor sinal de tensão, a Esquadra já estaria no mar, então essa questão da localização me parece secundária.
Essa importância é maior, na minha opinião, para os meios de patrulha, que precisam estar aptos a responder em questões emergenciais ou de ameaças assimétricas que podem surgir sem aviso.
Porém, imagino que a segunda esquadra, por assim dizer (na verdade essa estrutura não seria tão fixa, as força-tarefa seriam definidas de acordo com necessidade) não é desnecessária. Ela seria nucleada no LPH e nos NDCC, com uma função mais expedicionária. Essa opção me parece mais econômica e prática, permitindo o país apoiar uma missão de paz, por exemplo, ao mesmo tempo que mantém uma prontidão adequada por aqui.
Acho que foi pensando mais ou menos assim que o Hammer montou sua proposta, estou certo?
Enviado: Qua Jun 03, 2009 11:14 pm
Avançado
Data de registro: Sex Nov 02, 2007 11:20 pm Mensagens: 493
Macegueiro escreveu:
Não há condições de colocar uma esquadra no N ou NE antes de 20 anos, pelo menos. Por isso, minha proposta para a esquadra é a seguinte: força de superfície: 1 NAe (CTOL ou STOBAR) 1 LHD 2 NDD (2 EC-725) 2 NDCC (2 EC-725) 3 Escoltas AAe (radar tridimencional e MSA de defesa de área - Aster 30 ou Standard Mk3 - 1 S-70B ou EC-725) 9 Escoltas E/G (2 S-70B) 2 Navios de ApoLog (2 EC-725) 2 NT (convôo para EC-725) Força de Submarinos: 2 SSN 6 SSK 1 NSS (mais capaz que o atual) Força Aeronaval: HS-1 com 12 S-70B HA-1 com 12 S-70B HU-2 com 12 EC-725 ASuW HU-1 com 12 A-109 HI-1 com 16 EC-125 Colibri VF-1 com 18 caças (Rafale F3, F-18E ou Mig-29M) VW-1 com 4 E-2D Hawkeye ou HW-1 com 6 EC-725 AEW VC-1 com 4 KC-390 HU-6 com 12 EC-725 E/G HA-2 com 8 AW-139 Mangusta Forças distritais e FN vou pensar.
Apenas 2 SSN, não dá. Tem que remanejar verba de algum outro lugar. Não vejo meio mais eficaz contra uma Marinha Poderosa (e há sérias possibilidades de enfrentar alguma futuramente) que um SSN, bem como com outras marinas em geral.
Enviado: Qua Jun 03, 2009 11:45 pm
Avançado
Data de registro: Seg Ago 11, 2008 1:47 am Mensagens: 428
knight escreveu:
Macegueiro escreveu:
Apenas 2 SSN, não dá. Tem que remanejar verba de algum outro lugar. Não vejo meio mais eficaz contra uma Marinha Poderosa (e há sérias possibilidades de enfrentar alguma futuramente) que um SSN, bem como com outras marinas em geral.
Idem quanto ao SSN. Para uma encrenca grande os Subs fazem diferença.
Se tiver 1 LHD, cortaria com menos de 2 NDDs.
Quanto aos Helis, Não dá para usar os S70 nos NaPaOcs e em SAR e pradonizar nele a faixa abaixo dos EC725 e um heli mais leve? Ainda no S70, alguma maneira de colocá-los (ao menos alguns) em condições de reabastecimento aéreo e por navios?
Quanto ao CFN, Leo1A5 (ou algum Leo com boa compatibilidade com os do EB) no lugar dos SK105.
Particularmente sinto falta de uma presença da MB em patrulha e SAR ao longo da costa. Não é sexy mas barcos offshore como grajaú ou mesmo um pouco menores são importantes até para liberar os NaPas mais para alto mar.
Enviado: Qui Jun 04, 2009 10:54 am
Avançado
Data de registro: Qui Mai 28, 2009 1:03 pm Mensagens: 523
Cmte. Fred escreveu:
Macegueiro escreveu:
Macegueiro/ex-Linx09:
Acho muito boa a idéia da sua Esquadra, mas eu mudaria sobre ela alguns itens:
1) 1 NAe , mas CATOBAR (CTOL); F/A - 18 ou Rafale na ala aérea 2) 2 LHD ao invés de um, e seria Mistral; 3) No HA-2, eu especificaria o Tiger, mas gosto do AW-139 para isso tbm. 4) VW-1 com o E-2 , já que o NAe seria CATOBAR; 5) eu teria um VC-1 com KC-390 e com pelo menos dois C-2 Greyhound 6) achei falta de um esquadrão de helicópteros pesados, então adicionaria um HU-3 com pelo menos 4 Chinook.
That's it... desculpem eu me concentrar na parte "aérea" da coisa, mas dêem um desconto, Marinheiros... eu sou aviador, né!
Como estamos dando muita "bola" para Agusta Westland, podemos cobrar comissão?? $$$$$$$$$$$$$
Boas observações. Não sei se os americanos continuarão com o C-2. Acho que não, por isso não coloquei. Tendo a preferir, a grosso modo, um NAe STOBAR. Catapultas são máquinas infernais, que dão panes demais e só os americanos as reparam (inclusive para o Degaulle). Mas um AEW de asa fixa faz falta e os STOBAR ainda não podem tê-los... dúvida!
Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante
Você não pode criar novos tópicos neste fórum Você não pode responder tópicos neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode enviar anexos neste fórum