Assunto do Tópico: Re: Regaste ao Air France - Nossos recursos
Enviado: Seg Jun 01, 2009 8:04 pm
Moderador
Data de registro: Dom Dez 31, 2006 4:09 pm Mensagens: 1568 Localização: Niterói - RJ - Brasil
rodrigo viegas escreveu:
Pessoal ,
O que vcs de nossa capacidade de reacao ?
Foi suficiente ?
Eu acho que nao !
Conforme ja falei a tempos atras nao temos meios disponiveis em quantidade para eventualidades como essa.
Abracos,
Rodrigo M Pitangui Viegas
Acho que dentro de nossas capacidades, foi o esperado.
Mas, tenho certeza de que este episódio, fará com que o governo perceba a REAL necessidade de nos reequiparmos corretamente, pois as ocasiões surgem sem aviso prévio, e temos a obrigação de estar melhor preparados.
É fato que com os P3BR chegando, a lacuna aérea estará resolvida, mas a naval precisa fechar urgentemente a construção dos 5 novos NaPaOc e criar logo a 2ª Esquadra que será no N/NE.
_________________ Dia 4 de agosto era para ser um dia feliz, mas com a passagem de minha mãe, tornou-se uma data marcada pela perda. A vida segue e a saudade também!
Enviado: Seg Jun 01, 2009 8:23 pm
Avançado
Data de registro: Seg Mar 12, 2007 10:41 pm Mensagens: 462
Corsário. concordo plenamente com vc e insisto que é necessário termos meios navais fixos em fernando de Noronha. Nossa estrutura atual é deficitária, lenta e mínima em qde. Imagine em caso de guerra.
Enviado: Seg Jun 01, 2009 8:24 pm
Avançado
Data de registro: Qua Out 01, 2008 4:15 pm Mensagens: 703 Localização: Rio de Janeiro - RJ
rodrigo viegas escreveu:
Pessoal ,
Foi suficiente ?
Eu acho que nao !
Conforme ja falei a tempos atras nao temos meios disponiveis em quantidade para eventualidades como essa.
Abracos,
Caro Rodrigo, estamos presenciando que o Brasil não está apto a fazer este tipo de salvamento em alto mar e ainda mais na distançia que se encontra. Único avião que temos hoje é o Hercules, e mesmo assim, não está com sistemas de CSAR. Esperemos que em 2010, chegue ao Brasil o P3AM, este sim com equipamentos de última geração!
Nossa marinha, meu deus, mandaram o CV de nome Caboclo, construido em 1950. Não teriamos outros navios mais novos e específicos para esta situação??
Enviado: Seg Jun 01, 2009 8:30 pm
Avançado
Data de registro: Qua Out 01, 2008 4:15 pm Mensagens: 703 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Corsário escreveu:
rodrigo viegas escreveu:
Pessoal ,
Foi suficiente ?
Eu acho que nao !
Abracos,
Acho que dentro de nossas capacidades, foi o esperado.
Mas, tenho certeza de que este episódio, fará com que o governo perceba a REAL necessidade de nos reequiparmos corretamente, pois as ocasiões surgem sem aviso prévio, e temos a obrigação de estar melhor preparados.
É fato que com os P3BR chegando, a lacuna aérea estará resolvida, mas a naval precisa fechar urgentemente a construção dos 5 novos NaPaOc e criar logo a 2ª Esquadra que será no N/NE.
Caro Corsário, existe um radar em Fernando de Noronha com capacidade pelo menos parecida com Sindacta?Uma base em condições de dar apoio a esta busca e salvamento?
Enviado: Seg Jun 01, 2009 8:54 pm
Não sou o Corsário mas acho que posso responder. Em Ferando de Noronha tem um radar a primário APP e tem uma pista capaz de receber todas asaeronaves envolvidas no resgate. Agora a tarde a FAB deslocou um Guardião E 99B para operar apartir de lá. Esta aeronave é a que tem a maior chance de encontrar os destroços face aos equipamento de missão embarcados.
Enviado: Seg Jun 01, 2009 9:25 pm
Sênior
Data de registro: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm Mensagens: 2511 Localização: Caxias do Sul - RS
Talvez não seja o local (post) mais adequado a repecutir esta notícia, mas vamos lá.....
"Nota Defesanet – A imprensa francesa e internacional já menciona abertamente a possibilidade de bomba. Segundo informações de uma fonte da comunidade de Inteligência brasileira, na semana passada um alto membro da Al-Qaeda havia sido preso em São Paulo. Na mesma semana o presidente francês Nicolas Sarkozy inaugurou nos Emirados Árabes Unidos sua maior base militar fora do país. Muitos consideraram como um alerta ao Irã. Hoje a Air France não pôde divulgar a lista antes que a Polícia Federal fizesse a averiguação da nacionalidade de cada passageiro. Sabe-se que ao menos 5 libaneses e dois marroquinos estavam na aeronave. Em mensagem de alerta emitido automaticamente pela aeronave, se informava pane elétrica e despressurização, que poderiam ser provocadas por uma explosão a bordo. A França pediu ajuda ao Pentágono para localizar a aeronave."
Quanto a MB, surgiram um monte de críticas banais sobre um dos meios de resgate, no caso a "Corveta" Caboclo, que servirá apenas de rebocador/apoio e nave de suprimentos de combustível para s aoutras duas belonaves que serão enviadas nas buscas. Mas é, infelizmente, nestas horas que o público leigo pode se dar conta dos parcos e defasados meios de resgate que dispomos, seja FAB ou MB. Oxalá, os senhores políticos, que ainda estão com as mão quentes de tanto se cumprimentarem efusivamente, acerca da escolha dos locais que sediarão a Copa de 2014. Sim por que, como se pode imaginar, verbas bilionárias nelas serão gastas, como construir estádios de futebol majestosos no meio do nada da amazônia e tantas outras e desnecessárias maravilhas da cartilha "Pão, Circo e Caninha 51" que nos espera. Para esta porcaria não vai faltar empenho e nem dinheiro. Pobre povo, que por não ter educação, vota sempre no mesmo ladrão !!
Enviado: Seg Jun 01, 2009 9:52 pm
Avançado
Data de registro: Seg Ago 11, 2008 1:47 am Mensagens: 470
Será que estamos tão ruins assim?
CSAR? o que acrescentariam neste caso ao SAR?
R99 a parte, que eu saiba nossos Hercules não são muito diferentes dos amplamente usados nestas situações, eles estão com alguma deficiência em relação aos operados pelos outros países?
Nem sabia que ainda tinhamos uma Imperial Marinheiro operando, mas neste caso basta estar navegando bem que ajuda. Acho uma Grajaú e uma Niterói um envio de barcos muito razoáveis, vocês discordam ou acreditam que estão sendo enviados com problemas?
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:00 am
Moderador
Data de registro: Dom Dez 31, 2006 4:09 pm Mensagens: 1568 Localização: Niterói - RJ - Brasil
Eu entendo a iniciativa do Galante, dono do Blog Naval, em tentar chamar a atenção para os nossos meios que estão velhos, porém, não estão degradados, tanto assim que, a "corveta"Caboclo está com sua motorização refeita, em perfeitas condições para navegar. Poucos sabem, mas ela não atua mais como Corveta. Isso ficou no passado. A Caboclo hoje em dia é apenas um navio de apoio, auxílio a outros meios e em alguns casos pode atuar como SAR sim. Mas infelizmente a maioria das pessoas neste país, não se inteiram 100% sobre nossas FFAAs.
É óbvio que desejariamos ter o must em termos navais nesta ocasião, mas infelizmente não temos. O que temos é o que foi enviado ao local. O que deveriamos fazer? Não enviar a Caboclo para auxiliar o NaPa, porque ela é velha?
Pensem apenas um pouco e verifiquem que velha ou não, ela esta remotorizada e pode realizar a função também de rebocador. Velhinha sim, mas, ainda dá um bom caldo!
_________________ Dia 4 de agosto era para ser um dia feliz, mas com a passagem de minha mãe, tornou-se uma data marcada pela perda. A vida segue e a saudade também!
Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:09 am
Sênior
Data de registro: Ter Abr 29, 2008 8:14 pm Mensagens: 2072 Localização: Rio
É sempre a questão de como se dá a notícia. A MB enviou 3 navios (no mesmo dia da notícia, o que é uma reação adequada), uma fragata , um NaPa e um navio auxiliar. Se a notícia fosse: "Marinha envia fragata com helicóptero embarcado para auxiliar buscas", não teria graça, né?
Enviado: Ter Jun 02, 2009 12:57 pm
Avançado
Data de registro: Qui Mar 06, 2008 11:19 am Mensagens: 433
Eu penso que o episódio também comprovou a necessidade de redistribuir os meios navais em diferentes bases. Acho um absurdo total a MB ter que deslocar navio tanque e fragata do Rio de Janeiro para prestar socorro a 650 km ao norte de Fernando de Noronho.
Minha impressão é que mudanças sérias precisam ser feitas...
Enviado: Ter Jun 02, 2009 1:33 pm
Sênior
Data de registro: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm Mensagens: 3332 Localização: Santana - AP, Brasil
Acho que além da qualidade ou não dos meios empregados, devemos discutir as quantidades e disposições sobre o território nacional. Vejam, se nós já tivessemos os P-3AM em operação já seriam um bom alento, mas o porque se sua demora se estes já deveriam está operacionais desde 2008, não seriam interessante mais unidades dispostas em outras partes do nosso litoral? E os R-99, não seriam necessários e interessantes mais unidades desse mesmo aparelho? E os P-99? Se eles tivessem sidos adquiridos lá em 2003/5, qual seria o prazo de entrega pela Embraer?
Quanto a MB, se já tivessemos os cinco NaPaOc será que eles atuariam de imediato no local, será que não teriamos os mesmos problemas de distâncias a percorrer devido a sua concentração no Rio de Janeiro?
A questão é a seguinte, o Brasil está crescendo em todas a direções, está expandindo sua atuação no hemisfério sul e mais e mais necessidades de atuação no Atlântico Sul e dentro do Continente serão mais prementes, será que temos unidades suficientes e bem distribuidas para uma atuação mais efetiva e de acordo com a exigências da sociedade brasileira?
Opiniões?
_________________ Seja bem vinda ao mundo minha filha!!! A Lizandra nasceu!!!
Enviado: Ter Jun 02, 2009 1:37 pm
Sênior
Data de registro: Qui Mai 28, 2009 1:03 pm Mensagens: 877
leofonte escreveu:
Eu penso que o episódio também comprovou a necessidade de redistribuir os meios navais em diferentes bases. Acho um absurdo total a MB ter que deslocar navio tanque e fragata do Rio de Janeiro para prestar socorro a 650 km ao norte de Fernando de Noronho.
Leo
Sim. Construir logo uma dúzia de NaPaOc (os de 1800 ton) e mandá-los para os DN. Navios de baixo custo operacional e de fácil manutenção. Nos dias de hoje, uma fragata baseada em Natal ou Belém não teria condições de manutenir seus sistemas. É melhor encher os DN com navios desse porte e He de emprego geral e manter a Esquadra no Rio, onde há estrutura logística instalada. Segunda Esquadra? Mais uns 20 anos... a Região N/NE precisa se desenvolver um pouco mais industrialmente para poder sediar uma Esquadra moderna.
Enviado: Ter Jun 02, 2009 3:04 pm
Avançado
Data de registro: Qui Jul 10, 2008 9:42 am Mensagens: 723 Localização: SANTA MARIA - RS
Macegueiro escreveu:
leofonte escreveu:
Leo
Sim. Construir logo uma dúzia de NaPaOc (os de 1800 ton) e mandá-los para os DN. Navios de baixo custo operacional e de fácil manutenção. Nos dias de hoje, uma fragata baseada em Natal ou Belém não teria condições de manutenir seus sistemas. É melhor encher os DN com navios desse porte e He de emprego geral e manter a Esquadra no Rio, onde há estrutura logística instalada. Segunda Esquadra? Mais uns 20 anos... a Região N/NE precisa se desenvolver um pouco mais industrialmente para poder sediar uma Esquadra moderna.
Concordo plenamente Macegueiro, e acho também que deveríamos basear permanentemente alguns navios patrulha em Fernando de Noronha, bem como um destacamento da FAB(em sistema de rodízio, com 2 aeronaves do porte do P-95) e com isso cobriríamos com menor tempo de resposta esta área de grande tráfego aéreo e marítimo. Quanto à resposta atual da FAB e MB nas buscas do voo da Air France, acho plenamente aceitáveis dentro do quadro operacional das Forças. O 1º GTT, que enviou o C-130 para as buscas, tem em seu inventário 2 destas aeronaves com configuração de SAR.O R-99 possui equipamentos de imageamento e detecção eletromagnéticos que podem auxiliar bastante, apesar das buscas serem sobre a água, o que pode degradar um pouco os sinais detectados.Os P-95 tem uma razoável autonomia de voo e possuem também, equipamentos para SAR.Os C-105 do 2º/10º são preparados especialmente para estas missões, seja sobre a terra ou sobre a água.É claro que se já operássemos os P-3 teríamos um vetor bem preparado para a missão, mas aí esbarramos no crônico descaso das autoridades deste país com nossas FFAA. A MB enviou um NaPa da classe Grajaú, que pode não ser o mais adequado para a missão, lavando-se em conta a grande distância do litoral, mas também não é inadequado, podendo cumprir a missão a contento.A fragata da classe Niterói dispensa comentários, sendo bem adequada para a missão graças à seus equipamentos embarcados, sua velocidade de deslocamento até o local e seu helicóptero orgânico, utilíssimo nas buscas.A ex-corveta Caboclo servirá muito bem como navio de apoio, pois como o Corsário bem colocou, foi remotorizada e está totalmente carregada com combustível e outros equipamentos para apoiar o NaPa. Estes equipamentos podem não ser aquilo que todos sonhamos ver em nossas FFAA para enfrentar situações assim, mas podem ter certeza que poderão cumprir a contento a missão, sem dúvida nenhuma.
Abraços.
Editado pela última vez por FLANKER em Ter Jun 02, 2009 3:06 pm, num total de 1 vezes
Usuários vendo este fórum: Henrique Sousa e 5 visitantes
Você não pode criar novos tópicos neste fórum Você não pode responder tópicos neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode enviar anexos neste fórum